Tesla Inside: Intel retoma tecnologia de Nikola Tesla

teslaintel321hjk

A imagem acima é parte da apresentação de Alanson Sample, Intel Research:
60 Watts de potência transmitidos sem fio a mais de meio metro de distância a uma eficiência de 75%. Entre as aplicações previstas para o prazo de quatro anos estariam laptops que se recarregariam magicamente a distância das bases de energia espalhadas pela casa, e mesmo a possibilidade de que se abandonem baterias em favor de supercapacitores, infinitamente mais leves e de carregamento praticamente instantâneo.

Afogados hoje com dezenas bases de carregadores, emaranhados de fios e baterias explodindo, parece uma tecnologia encantada e futurista, não?

Agora, olhe bem para as espirais da demonstração acima, e veja então esta fotografia de um curioso sujeito que há mais de cem anos dizia que poderia transmitir energia sem fios pelo mundo:

teslacoil31hjk

Lembra algo? Não é mera coincidência, porque esta figura de fato inventou os circuitos elétricos ressonantes, justamente a base da pesquisa recente. Seu nome era Nikola Tesla, o homem que também concebeu sozinho praticamente todos os princípios básicos do sistema de geração e distribuição de energia, com fios, usado até hoje. Há uma lâmpada ligada sobre sua cabeça? Antes de Edison, agradeça a Tesla. Principalmente se for uma lâmpada fluorescente.

Depois de oferecer ao mundo de uma só vez todo um complexo e completo sistema de energia com fios, o gênio anunciou que era apenas o prenúncio de uma visão muito mais ambiciosa e libertadora. Uma sem fios.

Porém, em uma longa e trágica história, Tesla infelizmente jamais pôde concretizar sua visão de um "Sistema Mundial" de energia sem fios. E o mais trágico é que mesmo que estivesse apenas blefando quando prometia ter prontas as chaves de tal tecnologia dourada — assim como dizia poder partir o planeta ao meio — nunca saberemos se ele não seria capaz ao menos de avançar tais conceitos muito além do que nós, meros mortais, fomos capazes de fazer em mais de cem anos, se ele não tivesse passado as últimas décadas de sua vida falido e na miséria.

As chances são de que Tesla impulsionaria uma área quase ignorada nos anos seguintes, porque a tecnologia desenvolvida inicialmente pelo MIT e explorada agora também pela Intel apenas expande o pouco que se sabe de concreto a respeito das idéias de Tesla para a transmissão de energia sem fios. E a própria pesquisa do MIT referencia, e reverencia, o trabalho mais do que pioneiro de Tesla na área. Mais de um século depois o sonho de Tesla é retomado seriamente agora que passamos mais tempo do que nunca enrolados em cada vez mais fios.

Podemos imaginar o sorriso de Tesla ao ver este vídeo fabuloso de demonstração da Intel, por exemplo:

Ou talvez sua revolta, porque é quase idêntico a fotografias de experimentos que o inventor teria conduzido ao iluminar lâmpadas incandescentes à distância, pouco antes de ter seu laboratório de Colorado Springs incendiado ou o de Wardenclyffe desmontado antes de ser completado por falta de recursos.

Esta incrível figura foi ainda responsável por visões indo da radioastronomia a robôs, passando mesmo por portas lógicas e uma rede mundial de informações partilhadas eletronicamente. Foi recentemente personagem do ótimo — ainda que fictício — filme "O Grande Truque" (The Prestige), e há alguns anos, foi tema de um pequeno zine não-autorizado produzido por este autor: leia Nikola Tesla, Vida e Legado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Tesla é uma destas personalidades que deveriam ser idolatradas por aí mas acabam apenas fazendo parte do circuito mais cult dos cientistas.

  2. Airton disse:

    Pois é…. em sua época, Tesla foi ignorado pelos céticos. Graças a eles, seu trabalho foi relegado aos livros de ficção científica e esquecido por décadas em prateleiras empoeiradas, a espera de desbravadores que acreditam que a ciência não sabe tudo.

  3. Arimar disse:

    pessoas brilhantes são dadas como loucos e até presos por pura conveniência dos poderosos que estão no poder afim de faturar com uma conveniência burra como a trasmisão das redes de energia de hoje.ele ñ devia ter desafiado o mundo quando desse que podia iluminar todas as casa do americanos e de graça.

  4. Arimar disse:

    a Intel ñ esta revelando nada , só estão divulgado seus estudos comprovados e roubados do cara …………eles deverião paga ROYALTIES

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM