Os cabelos… que diferença!

nyberghairiss32

A astronauta Karen Nyberg fita o espaço enquanto seus cabelos esvoaçam dentro do novo laboratório Kibo na Estação Espacial Internacional (clique para uma versão em alta resolução direto da NASA).

Os cabelos de comercial de xampu, a janela para o vácuo do espaço e a leve curvatura do planeta azul com um detalhe de painéis solares… how cool is that?

Mais duas imagens na continuação.

nybergbadhairday32

A mesma Nyberg em um “bad hair day” causado pela ausência de um dispositivo para fixação de apêndices queratinosos superiores (mais conhecido como elástico de cabelo) em um ambiente de micro-g, ainda a bordo do ônibus espacial Discovery em 2 de junho de 2008, dias antes da foto do início do post.

columbiadiscoverypad39dsa

Esta outra fotografia é ao mesmo tempo bela e melancólica. Bela porque, como se pode ver, são dois ônibus espaciais – o Columbia e o Discovery — sendo preparados para lançamento ao mesmo tempo (clique para a imagem na NASA).

O instantâneo é também melancólico porque a foto data de 1990, e embora dois ônibus espaciais estacionados ao mesmo tempo nos pads de lançamento A e B tenha ocorrido quase vinte vezes, é algo cada vez mais raro. E logo não haverá nenhum ônibus espacial sendo preparado para lançamento.

Até 2010 todos os ônibus espaciais deverão ser aposentados, depois de quase trinta anos de serviço no total – o que é, por si só, também lamentável. O Discovery que se vê ao fundo é o mesmo Discovery que quase dezoito anos depois levaria Nyberg para esvoaçar seus cabelos em órbita. Já o Columbia, como sabemos, desintegrou-se em sua reentrada na atmosfera no ano de 2003.

Novos veículos espaciais para substituir os ônibus espaciais estadunidenses só devem ficar prontos – na mais otimista das hipóteses – em 2015, o que significa que os ianques, se quiserem visitar a Estação Espacial, terão de pegar carona com os soviéticos.

A exploração espacial tripulada encerra tanto as maiores esperanças da humanidade como resumem nossos maiores feitos. Nossas chances de sobreviver como espécie só serão razoáveis se colonizarmos outros planetas, e poucas obras tecnológicas envolvem e exigem tanto do que de mais avançado desenvolvemos em nosso conhecimento científico.

E o mais impressionante? Não é tão difícil enxergar toda essa beleza simbolizada em imagens por si só tão belas. Cabelo esvoaçando em órbita e espaçonaves apontadas para as estrelas são poesia concreta.

Discussão - 3 comentários

  1. Marsha Ivins tripulante da STS-81, durante missão na estação espacial russa MIR, janeiro de 1997:
    http://collectspace.com/review/heng44_potw/89_s81e5773.jpg

  2. Carlos Hotta disse:

    É interessante como se pode saltar do poético pro terror com um elástico de cabelo...

  3. brenda disse:

    nossa é muito lindo tudo isso meu sonho desde criança sempre foi poder conhecer o espaço tenho muita vontade de poder ir ate a lua e outros planetas então fico aqui em casa navegando na net e observando como incrível se eu tiver a oportunidade com certeza um dia irei conhecer sim a galaxia

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM