Do chão à estratosfera

Vídeo capturado em alta definição de uma viagem do chão até a alta atmosfera, resumido em 5 minutos. Você já pode ter assistido a vídeos similares – a ideia já foi mesmo propaganda viral – mas o diferencial aqui é a grande angular.

Com a lente olho de peixe, os primeiros momentos do vídeo lembram muito os primeiros momentos do clássico “Potências de dez”, outra ideia bem revisitada recentemente.

As imagens podem dar certa vertigem, o que torna ainda mais notável apreciar que há 50 anos atrás, o norte-americano Joseph Kittinger fez essa mesma viagem pessoalmente, nada menos que três vezes. Compare os vídeos modernos capturados com câmeras de alta definição com essas imagens do ponto de vista de Kittinger:

Em 1960, em seu último salto, Kittinger subiu em um balão a uma altitude superior a 31 quilômetros, em uma queda livre que durou quase 5 minutos, com uma velocidade máxima de quase 1.000km/h, tocando a barreira do som. Em queda livre, é preciso repetir. Depois de quebrar vários recordes, incluindo o de ser o humano mais rápido a cruzar a atmosfera (sem o auxílio de nenhum veículo) bem como o de, a rigor, ser o primeiro homem a alcançar os limites do espaço, Kittinger continuou sua carreira militar e foi mesmo prisioneiro de guerra no Vietnã.

Joseph tem hoje 81 anos e vive na Flórida, sendo ainda consultor do projeto de Felix Baumgartner de quebrar seu próprio recorde. Ainda há muitos herois vivendo entre nós. O que antes exigia imenso heroísmo, no entanto, hoje pode ser experimentado de certa forma por qualquer um por algumas centenas de dólares, um balão e uma câmera. [via Fogonazos]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. Igor Santos disse:

    Aquilo aos 3:48 é um pássaro? o.O

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM