Ciência aplicada aos vampiros da saga “Crepúsculo”?

Movies_Films_T_Main_characters_of_the_Twilight_movie_015637_

“Eu finalmente li ‘Crepúsculo’”, confessou Kay Holt em “I like a little Science in my Fiction” (“Eu gosto de um pouco de Ciência em minha Ficção”). “E depois de horas de pesquisa na rede, encontrei uma solução a um grande problema que tinha com a história. E sei por que os vampiros brilham!”.

Holt começa com um fato: a maior parte dos “vampiros” na natureza, aqueles que se alimentam de sangue, os hematófagos, são insetos. Sim, insetos. “Vampiros devem ser insetos gigantes altamente evoluídos”, brinca, e leva a comparação bem além.

“Como muitos sugadores de sangue reais, vampiros devem se alimentar antes de se reproduzir. Contudo, ao contrário do mundo natural, vampiros parecem se reproduzir inteiramente por transferência horizontal de genes”. Isto é, não transmitem material genético a um filho, verticalmente, mas diretamente a um indivíduo, mesmo uma espécie diferente com a qual não tem relação de ascendência. E faz referência a uma pesquisa recente indicando que um inseto hematófago, um reles “Barbeiro” (Rhodinus prolixus) seria capaz de transmitir material genético a um mamífero. Longe de ser uma reprodução completa, mas se a forma de reprodução dos vampiros de Stephenie Meyer se dá por algum processo envolvendo material genético, seria uma transferência horizontal de genes. Parecida com a de um bicho barbeiro.

O indivíduo, ou a vítima, passaria então por uma metamorfose. Similar à de uma largarta transformando-se em uma borboleta. “De acordo com Crepúsculo, o processo leva dias e é incrivelmente doloroso, o que é coerente dado que a vítima passa por histólise e histogênese completa sem o estágio de pupa, muito menos sem anestesia geral”, nota Holt, que ainda faz referência a outra pesquisa recente sugerindo que mariposas ou borboletas podem se lembrar do que “aprenderam” quando lagartas.

Para completar a interpretação dos vampiros da saga como insetos, Holt lembra que teriam sangue frio, como insetos; com uma pele pétrea, cristalina, como a carapaça, o exoesqueleto de insetos; e finalmente habilidades sobre-humanas, enquanto insetos são alguns dos animais relativamente mais fortes, rápidos, de visão aguçada ou resistentes a viver no planeta.

E qual tipo de insetos eles seriam?

the-butterfly-nebula-in-orion

“Borboletas! Vampiros, como borboletas, estão cobertos de minúsculas escamas iridescentes”, o que explicaria seu brilho ao sol, reluzindo um arco-íris de cores.

Edward Cullen, um inseto hematófago gigante altamente evoluído para parecer um ser humano perfeito, dotado de super-poderes e uma pele cristalina com escamas iridescentes. Uma borboleta.

Há um motivo pelo qual “Crepúsculo” não é ficção científica, mas a brincadeira de Holt – que não é nada além de uma brincadeira, sem a pretensão de ser analisada rigorosamente a fundo – já foi indicada como “possivelmente a melhor viagem de fantasia de todos os tempos” pelo blog BoingBoing.

– – –

[Confira o texto original, em inglês: I know why the vampire sparkles!. Imagem da borboleta do New Forest Observatory. A ideia de insetos gigantes mimetizando traços humanos em verdade já foi tema de uma série de ficção, a série de filmes de terror, “Mimic” (1997), com baratas gigantes aterrorizando o metrô de Nova Iorque e outros cantos do planeta. Provavelmente não Forks.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 13 comentários

  1. Rafael disse:

    De todas as histórias sobre vampiros, acho que a de Blade é a mais legal, apesar de nunca ficar claro para mim a sensibilidade à luz do sol. Uma coisa, por acaso “Mimic” é o filme que conheço por “Mutação”? Lembro que tem uma tal ‘geração judas’ de baratas que se reproduzem super rápido, criadas para colapsar a população nativa por sobrecarga de recursos, mas que acabam evoluindo mais rápido por causa disto? O filme é até legal as continuações é que são um horror.

  2. Massa! é um ótimo tema para introduzir esses novos conceitos de evolução para a galerinha! além da THG ser um dos meus temas preferidos dentro da ciência…
    muito bom o texto Mori, o cara da pesquisa do Texas, O Feschotte é o cara que mais esta publicando nessa área…excelentes artigos.
    abração

  3. Hahaha Eu ri. Agora eu entendo muitas coisas desses vampiros hehehe. Tadinha da Bela, se for assim que os vampiros se reproduzem, ela vai ficar na seca por muito tempo heheheh. E esse cara hein? Estudar horas e principalmente, ler os livros so pra sacanear depois? kkkk Que maluco hehehe Mas eu gostei hehehe

  4. André Souza disse:

    Então fica provado: Os vampiros são umas “borboletas”

  5. Kentaro Mori disse:

    Obrigado a todos, sabia que no fundo todos são fãs de Crepúsculo, hahaha :-)
    Rafael, é esse filme mesmo. Ainda criaram várias continuações a ele, com a mesma premissa de baratas gigantes camufladas de gente.

  6. SubHeaven disse:

    Viu pessoal que faz piada com o filme. vampiros de crepúsculos não são veados, são borboletas.

  7. Anderson Bautz disse:

    Por favor, me arranjem um chinelão!

  8. simonny disse:

    tá bom podem me bater mas eu gostos dos livros da saga,mesmo se edward fosse um rato as nos meninas nos apaixonariamos por ele(que meu marido não leia isso!) pq não é o que ele é e sim oque faz e o homem que toda mulher queria bonito educado inteligente forte o suficiente pra defende-la e o melhor de tudo um APAIXONADo que não pode ”traçar” sua amada pq nao quer machuca-la …isso é tão romantico ,mas eu gostei dessa tese ai das borboletas!:D

  9. Kentaro Mori disse:

    Se alguém te bater por gostar de um livro, denuncie! É não só um criminoso. É um idiota :-)

  10. matheus disse:

    aHUhuuhUHAuAAu a ciencia trollando a ficção!!! i love it

  11. Igor Bandeira disse:

    Se eu usar isso na minha tese de mestrado posso ser processado por plágio?

  12. maiqueli disse:

    muito bom!!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

  • Nenhuma categoria

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM