A extensão dos sinais de rádio

radio_broadcasts_thumb

Se há um sinal da atividade e da inventividade humanas que esteja se estendendo pela Galáxia, são nossos sinais de rádio. E considerando que as primeiras transmissões se deram há aproximadamente um século, há uma esfera se expandindo com nossos sinais. Uma esfera com 200 anos-luz de diâmetro.

Ilustrada por Jack Adam sobre uma concepção artística da Via Láctea de Nick Risinger

Ainda é uma minúscula esfera. E ainda mais tênue, porque seus limites se tornam gradualmente mais vagos enquanto nossas primeiras transmissões eram débeis sinais de rádio.

E muito mais tênue, uma vez que a maior parte de nossas transmissões se torna indistinguível do ruído de fundo depois de apenas dois anos-luz de viagem.

Imagine quantas bolhas de 200 anos-luz de diâmetro caberiam pelo disco da Galáxia, quantas outras civilizações poderiam estar transmitindo sinais de rádio por mais de um século, e ainda assim não alcanãrem umas às outras. e estará imediatamente considerando uma possível resposta ao paradoxo de Fermi. [dica do EntroNonEntro]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. André Souza disse:

    Isso imaginando se outras civilizações desenvolveram comunicação via rádio.Tipo…Podem ter se focado em fibra ótica , especialmente se se comunicam via bioluminescência, em vez de som, como nós…Dependendo de como é a fisiologia ou até mesmos fatores culturais ou históricos, pode-se imaginar que, se existem civilizações extra-terrestres, pode ser q jamais saibamos da sua existência (nem eles da nossa) por usarem paradigmas de comunicação totalmente diferentes dos nossos

  2. Igor Santos disse:

    Isso e a tendência de usarmos sinais cada vez mais focados e em menor número, devido à presença cada vez maior de cabos.
    Em cem anos, estaremos silenciosos novamente.

  3. Andre Souza disse:

    Depois q comentei aqui, vi este artigo da wired
    “To Talk With Aliens, Learn to Speak With Dolphins”
    http://www.wired.com/wiredscience/2011/02/seti-dolphins/

  4. Otávio disse:

    Hm, eu não sei se essa é uma boa resposta ao Paradoxo de Fermi. Me parece que pelo tempo que uma civilização demoraria a se constituir (considerando a nossa, tendo-a como exemplo) e a idade da galáxia, seria possível que toda a galáxia já fosse um império, com colônias espalhadas por todos os cantos. Nesse panorama, sinais de rádio não seriam tão importantes pra dar uma resposta ao paradoxo. Ou seriam?

  5. vials disse:

    Não é fantástico?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM