Através dos olhos de um estatístico

Simpático vídeo que mostra o mundo “visto através dos olhos de um estatístico”, enviado para o concurso de vídeos da Associação Estatística Americana.

A estatística está ao nosso redor, podendo ser vista na ação de centenas, milhares de pessoas em objetos como a boca do recibo de uma bomba de combustível ou uma porta, à medida que a corrosão ou desgaste acabam exibindo um padrão da curva em sino da distribuição normal. Já o padrão das gotas de óleo pingadas por carros em um estacionamento, ao contrário da curva contínua, mostra o padrão emergente de uma distribuição de Poisson, discreta.

Isso me lembrou de algo engraçado: a estátua Botero de “Adão”, no Time Warner Center em Nova Iorque, tem uma área que acaba brilhando em contraste com o resto da escultura. Um tablóide descreveu a atração de tocar a área como “irresistível”.

4849640509_2ee79ee44a

Os homens podem ficar mais animados com as estátuas do cassino “Crazy Girls” em Las Vegas.

 crazygrls-2

Em algo menos relacionado à estatística da sexualidade, que torna “irresistível” agarrar partes baixas, também me lembrei da história do monge budista que teria deixado a marca de seus pés no chão de madeira em que teria orado diariamente por vinte anos:

 foot2

Meu senso crítico duvida um tanto da história, principalmente na forma como as marcas não parecem acompanhar as áreas do pé que realmente suportam mais peso ou deveriam causar maior desgaste na madeira – em especial, as marcas profundas deixadas mesmo pelo dedo mínimo. Ou será que a forma peculiar como ele parece orar poderia responder por esse padrão?

 foot3

Estatística aplicada com um tanto de outras ciências permitiria testar essa história! [via The Five Best Statues for Groping]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Eu vejo estatística em todos os lugares também. Por exemplo, no meu mouse e ao redor dele.

  2. Rodrigo Aguiar disse:

    A aplicação da estátistica prova como somos previsíveis, sorte de quem sabe usar isto ao seu favor, prova que somos também manipuláveis …, é horrível.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM