Um Helicóptero Movido a Pedaladas

Milhares de anos sonhando em voar como os pássaros, mas apesar de ideias geniais como a do parafuso aéreo de Da Vinci, sempre faltou torque. Seres humanos têm uma musculatura relativamente raquítica em relação aos pássaros, e enquanto motores eram muito pesados e pouco potentes, as tentativas de voo estavam fadadas ao fracasso. Por vezes cômico.

Pois estudantes de engenharia da Universidade de Maryland levaram a tarefa a sério, e estão prestes a vencer o desafio Sikorsky: criar um helicóptero movido apenas por força humana, capaz de se sustentar no ar a três metros por um minuto sem se deslocar mais de 10 metros. Em um teste não-oficial no fim de agosto passado, com o Gamera II os estudantes parecem ter vencido a barreira de 65 segundos e mais de 8 pés de altura.

Só do que precisaram foi engenharia… e materiais compostos leves, muito leves. Se eles estão prestes a conseguir, contudo, é fascinante descobrir que ao longo de toda história da humanidade um helicóptero movido a pedaladas sempre esteve ao alcance. Sem materiais compostos a tarefa deve ser muito mais difícil, mas talvez não seja de fato impossível. Mesmo sem motores, voar é possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. rafinha.bianchin disse:

    PRECISOO!
    É incrível como a engenharia tem se manifestado na aviação há um século ou mais! Desde Otto Lilienthal… quanto ao voo sem motores, existem planadores, parapentes, asa-deltas, ‘rotorgliders’, entre outros veículos aéreos não propulsados.

  2. Reinaldo Schroeder disse:

    Pena que se forem um uma área aberta, qualquer vento de 1Km/h já vai empurrar esta estrutura para longe.

    • rafinha.bianchin disse:

      Uma estrutura mais pesada teria mais inércia, mas necessitaria de mais pessoas para propulsionar o helicóptero.
      Alias, lembrei de uma idéia interessante, senão bizarra, dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Um soldado sairia pedalando em um avião (avião mesmo, com asas e hélices), com um pequeno cesto embaixo deste. No cesto haveria um cão raivoso, que teria a missão de infectar os soldados americanos no campo de batalha. O avião era conhecido pelo curioso nome de Kakaka Ampibious Pedal-Bomber Shirley. Sem dúvida, quando alguma tecnologia aeronáutica é expandida para uso militar, é por que ela realmente vale a pena.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Páginas

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM