Aos participantes da 5a semana acadêmica da Farmácia – IPA

Abaixo estão os slides da palestra sobre Princípios e Potencialidades da Nanotecnologia na Terapêutica, apresentada durante a 5a semana acadêmica da farmácia do IPA. Para copiar ou imprimir a apresentação, é só clicar em Get File. Qualquer dúvida sobre o assunto, é só entrar em contato por e-mail ou via comentários neste blog.

A apresentação estará disponível online até dia 19/09 (sáb). Depois disso, para solicitá-la, envie um e-mail para mim ou deixe um comentário.

Agradeço novamente o convite e a participação!

Abraços,

Fernanda


Update 21/09/09: A apresentação foi retirada do ar – se houver interesse em copiá-la, é só entrar em contato comigo por e-mail ou via comentário neste blog.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Joao disse:

    Fernanda:
    O que achas disto:http://www.newscientist.com/article/dn2572-second-law-of-thermodynamics-broken.htmlas implicações para a nanotecnologia são realmente novas?

  2. Olá, Taciele
    Até onde sei, não há relato na literatura sobre avobenzona nanoparticulada (no entanto, pode ter escapado alguma coisa do meu radar nos últimos meses). Eu imagino que devido a isso você deva estar encontrando apenas relatos de nanopartículas de óxidos de zinco/titânio em formulações contendo avobenzona livre, não é?
    Tenho uma dica, espero que possa ser útil: nós nos acostumamos a procurar as informações em artigos científicos, mas como a área da nanotecnologia tem um potencial mercadológico grande (em especial na área de cosméticos), muitas coisas são desenvolvidas e não são publicadas, mas sim patenteadas. Sugiro dar uma olhada em bancos de patentes, como o escritório de patentes dos Estados Unidos (http://patft.uspto.gov/), da Europa (http://www.espacenet.com/index.en.htm) e do Japão (http://www.jpo.go.jp/).
    A Austrália está bastante avançada na área de fotoprotetores contendo nanopartículas. Há vários sites discutindo essa questão. Um dos pontos abordados nessas discussões diz respeito ao potencial de dano de nanopartículas de óxidos metálicos ao meio ambiente, pois elas seriam lavadas da pele durante o banho e acabariam parando nos mananciais. Estudos já mostraram que nanopartículas de óxidos metálicos são bactericidas, o que poderia causar um desequilíbrio ambiental. Qual o impacto disso de fato? Ainda não sabemos.
    Qualquer coisa, escreva,
    Abraço,
    Fernanda

  3. Anonymous disse:

    Oi Fernanda, participei da palestra na semana academica do IPA. Estou escrevendo meu TCC sobre nanosistemas voltados a proteção solar, mais especificamente sobre nanopartículas de avobenzona, porém estou com dificuldades de achar material sobre este ativo especifico na forma nanoparticulada. Sou orientanda do Cristián. Gostaria de saber se você tem alguma informação ou material que possa me ajudar! Obrigada. Taciele Forest ([email protected])

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM