A escolha de tornar-se biólogo VI

6. Pela sua experiência, quais características de sua personalidade, contribuíram no sucesso de sua escolha profissional?

 

Na minha opinião o biólogo precisa ser criativo, dedicado, curioso, conseguir se relacionar e ser, o que você coloca como um defeito seu, sonhador. Criativo porque em geral a solução dos nossos principais problemas não é evidente. Dedicado porque o caminho é árduo e vai exigir muito de você sem necessariamente oferecer algo em troca. O reconhecimento financeiro é pequeno, o reconhecimento social é difícil e entre os colegas às vezes a guerra de egos impede que reconheçamos uns aos outros. A curiosidade está na base de tudo o que um biólogo faz, já que nosso principal papel é compreender porque o mundo vivo é como é. A imagem que se tem de um cientista biológico é o cara sozinho no laboratório, mas hoje as empreitadas em grupos de pesquisa levam a avanços muito mais significativos do que os esforços individuais. Para isto é necessário saber se relacionar. Por fim, sonhar em um mundo no qual parece que nossas idéias são opostas às de todos os outros que querem o progresso a qualquer custo é importante, desde que possamos retornar, como você faz, e pensar em como tornar aquele sonho uma realidade.

 

Thais, boa sorte na prova e obrigado pela colaboração no Ciência à Bessa. Espero acompanhar todo o seu progresso como Bióloga.

 

Bessa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. bessa disse:

    Então, João, isso varia muito de caso a caso. Como falei no post um graduando recebe uma bolsa de uns R$ 450,00, como primeiro emprego, depois de formado, dá para tirar uns R$ 800,00 a 1000,00, após uns anos vejo profissionais da área de levantamento de fauna para consultorias ambientais tirando até uns 8 mil, mas a média seria de uns 3500,00. Salário é e acredito que será por muito tempo o principal repelente dessa área. Espero ter ajudado. Bessa

  2. João disse:

    Olá bessa, eu queria saber, quanto em media um zoólogo ganha por mês, tenho 15 anos e pretendo fazer biologia, e mais tarde me especificar em zoologia, mas ñ sei quanto em média se ganha nessa profissão, quebra me galho responde ae !!, desde já agradeço

  3. Roberto Goodland disse:

    Hi Eduardo
    Wonderful to hear you are a Prof in Mato Grosso. Sincere congratulations. Keep up the great work
    Com admiracao. Forte abraco do colega
    Rbt

  4. Anonymous disse:

    Como arquiteto o meu lado biólogo extravasou no segundo semestre de 1970, quando então passei a desenhar( no que eu era muito bom)para o Departamento de Botânica da Unb. Ajudava o Prof.Dr. Robert Goodland, um canadense, que desenvolvia pesquisa com plantas do cerrado. Saía a campo com ele para efetuar coletas de espécies e eu então as desenhava a bico-de-pena no nanquim. Vários desenhos meus foram estampados em revistas científicas e deram-me grande satisfação. Quando ele partiu deixou um bilhete em portunhol agradecendo-me e presenteando-me com o jogo de canetas Staedler com o qual efetuei os trabalhos. Depois passei a desenhar com lupa para a Mirtes no laboratório, biotério, sei lá, lá se vão alguns anos. Para melhorar fiz Taxonomia Vegetal I e II e Botânica Sistemática. Depois passei a estudar a matéria Ecologia, ministrada pela primeira vez na Unb. Aí acordei e voltei depressa para a arquitetura, quando percebi que já estava apaixonado pela natureza. Essa coisa pega, fim-de-papo!Marão

  5. Chloe disse:

    Ops…
    Sorry!
    Eu peguei o bonde andando, rs…
    Não tinha lido a primeira postagem da série : |
    ; )
    C.

  6. bessa disse:

    Chloe, a pergunta foi da Thais, eu a respondi sob a ótica de um cientista. Mas muito legal ter a sua resposta. Me lembrou de algo que li ou ouvi do Marcelo Gleiser, ele dizia que quando adolescente queria ser guitarrista, mas que a vida o fez escolher uma profissão mais concreta e deixar a guitarra para hobbie. Hoje ele vê que como cientista é bem sucedido e ainda surpreende ao mostrar que também toca guitarra e pensa que se fosse mesmo guitarrista por profissão seria apenas mediano.

  7. Chloe disse:

    Olá Eduardo!
    não sei se essa sua pergunta era mais para os cientistas…
    Mas vou responder. ; )
    No meu caso, as caracteristicas de minha personalidade que contribuiram no sucesso da minha escolha profissional estão no meu lado extremamente prático, racional e realista.
    Fiz Direito. Era o que eu amava? Não.
    Mas era o que me daria retorno mais rápido. (prática)
    E a partir daí eu poderia ir atrás do que me fascina. (racional)
    Consigo me sentir realizada profissionalmente no meu trabalho? Pelo trabalho em si: não. Pela consciência de estar fazendo o melhor que posso ali: sim. (realista)
    Ainda quero fazer outra faculdade.
    A pricípio, filosofia e física são os cursos que mais me atraem e acho que esse é meu lado ‘lógico’.
    Abç. ; )
    C.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM