Consultoria ambiental – Profissão Biólogo

Discussão - 26 comentários

  1. Matheus Raddi disse:

    Olá, tudo bem?
    Sou estudante de biologia e tenho interesse na área de consultoria, mas sei muito pouco sobre como ter acesso a um emprego na área. A formação pode ser apenas de biólogo (sem pós graduação ou cursos)?
    No meu caso, seria mais para a área vegetal. Ficaria muito grato se pudessemos conversar.

  2. Tamires Carvalho disse:

    Olá, sou bióloga e vou iniciar agora minha pós graduação em consultoria e certificação ambiental porém estou em dúvida se essa especialização me dará aval para trabalhar com licenciamentos e em gestão ambiental. Alguém sabe me informar ?

  3. Rodolfo disse:

    Boa tarde!

    Sou biologo, estou trabalhando como autônomo. E na prestação de serviço alguns clientes pedem nota fiscal.
    Pelo que me informei não podemos ser MEI. Como devo proceder nesses casos?

  4. […] de biólogo vai muito além do estereótipo de “dar aulas”. E já apareceram por lá biólogo-consultor ambiental, bióloga-advogada e bióloga-analista microbiológica. (Vem mais por lá, fiquem ligados.) Eu acho […]

  5. Iuri Machado disse:

    É importante frisar que todo biólogo que deseja atuar na área de estudo e preservação do meio ambiente (que está totalmente interligada à saúde ambiental, direta e indiretamente) além de seus conhecimentos técnicos/científicos adquiridos na faculdade, deve, pelo menos, se especializar com curso de pós graduação, tecnológico ou mesmo que seja em cursos online autorizados com certificado – e participando de seminários. Outra coisa é o seu conhecimento e domínio das ciências exatas, como matemática: geometria plana, analítica, álgebra Linear e matrizes, funções exponenciais; química estequiométrica; física; e, fundamental, uma especialização na área de gestão ambiental.

  6. Amanda Bonini disse:

    Olá Ângelo,

    Sou recém formada em Biologia, estou em dúvida sobre qual área devo seguir, gosto muito de animais e da área de preservação ambiental, penso muito em trabalhar com consultoria, mas não conheço muito sobre a área Será que poderia me passar seu e-mail? preciso muito trocar uma idéia!
    Obrigada!

  7. Rafael Willian da Silva disse:

    Interessante os pontos de vista de cada um. Também sou biológo especializado em projetos sustentáveis e mudanças climáticas com ênfase em mercado de carbono. Para consultoria o bom é inovações, trabalhar com a iso 14000,14001, efetuar trabalhos em tercerizacao com empresas etc. O ideal é ter uma equipe especializada, um químico, um engenheiro, um biológo, um geólogo, para se atender a todas as aéreas, não trabalho na área ainda, mais hoje é importante ter parcerias, autônomo tem seus prós e contras, mas o ramo ambiental é amplo, se tiver criatividade, vai pra frente, Deus abençoe nossas carreiras!

  8. Kerison William disse:

    Em quais outras formas de consultoria um biólogo pode ganhar dinheiro?

  9. wesley disse:

    qualquer biologo pode atuar com consultoria? ou exige um curso especifico?

    • Eduardo Bessa disse:

      Wesley, qualquer biólogo pode, desde que tenha a TR do CRBio. Os cursos ajudam, mas o primordial mesmo é a experiência.
      Boa sorte

  10. Guilherme disse:

    Boa noite Eduardo.

    Acabei de ler seu texto e gostei bastante.

    Estou cursando o último semestre de Ciências Biológicas, e estou querendo muito ingressar nesta área de consultoria ambiental, só não tenho muito ideia de como ingressar, por onde começar.

    Agradeço muito se puder me dar uma luz.

    Obrigado

    • Eduardo Bessa disse:

      Guilherme,
      Também nunca atuei nessa área. O texto que você leu foi uma entrevista com um profissional da área. Acho que as dicas dele são um bom começo. No mais, sugiro procurar uma empresa dessa área aí na sua região e tentar um estágio. Especialmente na área de campo sei que tem muita gente precisando de ajudantes. Com a esperiência que for ganhando conseguir um emprego depois fica mais fácil. Boa sorte…

  11. Simone Maia disse:

    Sou bióloga, atuando na area da citotecnologia, professora e uma das coordenadoras do curso de Educação profissional de nivel médio de Tecnico de Citopatologia no INCA /EPSJV – FIOCRUZ, acho interessante a divulgação da presença do biólogo nas diversas areas.

  12. Joice Bernardo disse:

    Eu sou Bióloga formada desde 2006 e Mestre em biologia Animal com enfase em pequenos mamíferos. Amo o trabalho em campo e tenho alguma experiencia pois fiquei alguns anos na Fiocruz trabalhando com pequenos mas infelizmente não tenho conseguido emprego. Seria muito bom uma oportunidade na area de consultoria pois conseguiria conciliar o q eu mais amo fazer com uma remuneração salarial..

  13. Larissa disse:

    Muito interessante o post! Sou bióloga formada a pouco menos de um ano e também trabalho com peixes, para ser mais específica com pesca, no RJ. Tenho enviado currículo para algumas empresas e ainda não consegui nada na área! Tenho certeza que quero entrar no “universo” das consultorias, mas está difícil! Mesmo assim, não desistirei…

  14. José disse:

    Essa área é muto ruim!
    Fora a tristeza que da ao ver uma area verde virar cimento!
    Felizmente mude de ramo.
    Abraços.

    • bessa disse:

      José, legal ter um ponto de vista alternativo como o seu. Em que área está agora? Por que não nos conta mais?

  15. Claudia disse:

    Sou bióloga e estou cursando especialização em gestão sustentável, no momento estou trabalhando como técnico em uma universidade, como faço para iniciar na área de consultoria?

    • bessa disse:

      Claudia
      Sugiro que você procure uma empresa que faz isso e mande seu currículo. Um pouco de networking também te fará bem, já que há poucas vagas e muita oferta. Conhecer pessoas que te ajudem a chegar até uma empresa é um ótimo canal. Boa sorte

  16. Stella disse:

    Adorei.Sempre gostei de aprimorar o equilíbrio entre “natureza e homem” e esse seu trabalho é perfeito.

    • bessa disse:

      Taí uma opção de carreira então, Stella. Tenho visto muita gente se dar bem nessa área. Boa sorte. Bessa

  17. Marcus Vinícius disse:

    Legal o post. Também sou Biólogo e trabalho na área de consultoria. Trabalho na coordenação dos estudos ambientais do meio biótico. Participo dos levantamentos de campo apenas coordenando as equipes.
    Se possivel, gostaria te ter o seu contato para possiveis parcerias em projetos.
    Abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM