Direito ambiental – Profissão Biólogo

Discussão - 30 comentários

  1. Marco Antonio Pulizzi Cipriano disse:

    Olá, Sou Biólogo, e acadêmico de direito, cursando o 5º Período, fiquei feliz de saber que não sou o único, mas gosto muito da área criminal, no caso quando eu for advogar, posso usar a área da biologia dando meu parecer dentro da biologia, por exemplo pareceres da esfera forense ?
    desde já grato :

  2. Etiane disse:

    Oi Fabiana!
    Sou graduada em Gestão Ambiental e tenho muita vontade de fazer uma pós graduação em Direito Ambiental. Gostatia que me deste tua opinião.
    Desde ja agradeço.

  3. natally disse:

    Para atuar em direito ambiental pôde fazer diretamente a faculdade de direito ambiental e logo exercer.

  4. Bruna B. disse:

    Olá, estou no segundo período do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina (PR) e estou um pouco perdida. Sempre amei estudar biologia e até pensei em fazer algum curso na área de ciências biológicas, mas não tinha certeza, então escolhi cursar Direito por ser uma área que eu também possuía interesse e já conhecia em decorrência do trabalho de meus familiares. Eu não quero largar meu curso, mas gostaria muito de fazer essa junção (cursar biologia ou qualquer outro curso na área Ambiental). Como faço para entrar em contato com a Fabiana? Gostaria muito de conversar com ela para saber sobre mais possibilidades. Desde já, agradeço a atenção!

  5. Jade Cunha disse:

    Olá, gostaria de saber se seria possível entrar em contato com a Fabiana, estou no ensino médio e tenho certas dúvidas.

    Obrigada.

  6. Nathalia Duarte disse:

    Olá, curso o 3 período de direito e estou me vendo as pretas, rsss.
    Amo a área ambiental, mas só descobri isso depois que entrei na universidade, e hoje, não sei se teria a coragem de largar o curso para fazer biologia, já que vejo que posso fazer essa junção. Gostaria muito de conversar com a Fabiana para que ela possa me mostrar as possibilidades, estou um pouco perdida. Agradeço qualquer ajuda

  7. Vanessa Frota disse:

    Ola , Fabiana, estou na mesma situação que vc. Minha colação de grau em Direito foi em janeiro de 2013 e hoje sou recém advogada e tb estou pensando em fazer biologia, pensando não, farei biologia. Só não entrei na faculdade ainda, pois decidi isso do segundo semestre para cá e já havia passado a inscrição para o enem, para a publica, que na minha cidade não tem em particular esse curso.

    Adoro os animais, a natureza e mergulhar tb. Estou em duvida quando a pos de Direito Ambiental, porque temo em ter que defender as grandes empresas em desfavor do meio ambiente. Por favor, se vc ler essa mensagem, entre em contato comigo urgentemente, pois meu ideal de vida, assim como vc, é se fazer o que gosta.

    Também ja participei de movimentos pro ambiente etc.

    Abraços. Parabens pela sua escolha e coragem. Me identifiquei muito com a sua publicação. 😉

  8. Heloisa Teófilo disse:

    Olá!
    Como posso enviar um email? Sou futura estudante de direito e gostaria de esclarecer umas dúvidas, se for possível, claro! A parte de Direito Ambiental sempre foi a que me interessou.
    Obrigada!

    • Heloisa Teófilo disse:

      Eduardo,
      Já estou matriculada em uma faculdade de direito, porém a dúvida ainda existe. Como gosto da área ambiental, pretendo fazer um semestre, ao mesmo tempo, de Direito e também de Ciencias Ambientais, para conhecer mais um pouco.
      O que você aconselha sobre o curso de Ciências Ambientais? Quanto a valorizaçao do curso e o mercado de trabalho que o espera.
      Obrigada

    • Eduardo Bessa disse:

      Heloísa,
      Não saberia te dizer como anda a aceitação do Gestor Ambiental no mercado de trabalho. Sempre acho que estudo só pode acrescentar e que essa diversificação irá te tornar uma profissional ímpar, mas considere também a prática como uma fonte valiosa de conhecimento.

  9. camila disse:

    Ola…
    Tbm sou biologa e faço Direito e minha intençao é a junção destes dois cursos….gostaria de conversar com a Fabiana se puder me passar o email dela agradeço.

    • Eduardo Bessa disse:

      Camila, passei seu e-mail para ela pedindo que entrasse em contato.
      Boa sorte nas suas opções de carreira.

  10. Quézia disse:

    Estou cursando o 7º período de direito, e comecei a ver direito ambiental que a princípio não me dispertou muito interesse, entretanto com o decorrer do tempo, vi que a disciplina é bastante interessante. Como atuar na área ?

  11. Olga disse:

    Sou graduada em Ciencias Biologicas na UNEMAT desde 2005 e registrada no CRBio, mas por motivos pessoais nunca pude exercer minha profissão. Hoje, aos 55 anos, não tenho curriculo para lecionar e nem experiencia e disposição para campo. Entretanto, não quero morrer sem exercer minha adorada profissão e penso em montar um escritório onde pudesse desenvolver um trabalho relacionado apenas ao atendimento sobre documentação ambiental, aqui no Pará, onde resido. Poderia me dar alguma sugestão de como posso fazer isso? Agradeço, antecipado, sua gentileza.

  12. Maria Thereza disse:

    Olá!
    Sou formada em dieito e penso seriamente dem fazer pós em direito ambiental, entretanto moro no Rio Grande do Sul e acredito que aqui não tenha instituiçoes tão boas para esta atuação.Quero muito atuar ná área mas confesso que advocacia não me desperta tanto interesse quanto a perícia ambental ou ate a possibilidade de lecionar. De fato gostaria de botar a mão na massa, ajudar de fato ter contato com a natureza e não apenas nos papéis…por isso lhe pergunto devo obter o curso de biologia? Tem futuro? vale a pena o investimento? e com este curso posso atuar internacionalmente em questões ambientais através do direito internacional público? Obrigada!

    • bessa disse:

      Maria Thereza, Sou o autor do Blog, não sou advogado nem trabalho com direito ambinetal. Isso quem faz é a Fabiana, minha entrevistada, mas vou tentar te responder. Sou meio cético com o excesso de cursos, te sugeriria procurar um emprego na área e aprender com a prática. Imagine-se querendo atuar com direito ambiental, fazendo biologia e tendo que encarar horas e horas de aulas de genética, bioquímica e anatomia que em nada te ajudarão no exercício do direito ambiental. Eu ficaria com a prática e no futuro… Quem sabe?

  13. Larissa mayumi disse:

    Ola, achei a entrevista muito interessante, muito de acordo com o que eu pretendo fazer. Gostaria de saber como entrar em contato com a entrevistada para tirar duvidas..

    • bessa disse:

      Larissa, passarei seu e-mail para a Fabiana. Ela irá dar uma palestra por esses dias na UNESP de Jaboticabal sobre o tema. Se tiver chance de ir seria ótimo.
      Abraços e Boa Sorte
      Bessa

  14. Guilherme Ramos disse:

    Olá, gostaria de obter o e-mail para contato da Fabiana Freitas, isso é possível?

    Desde já agradeço.

  15. ricardo disse:

    Ola Fabiana
    Gostei muito de achar seu site,estou me formando em biologia(licenciatura),e pretendo fazer uma pos graduacao em gestao ambiental e a faculdade de direito tb,soh q jah estou com 36 anosme terminaria tudo com uns 42 mais ou menos,eu iria ter campo de trabalho??

    • bessa disse:

      Ricardo, a Fabiana foi minha entrevistada, não é a autora do Blog. De todo modo, acredito que teria sim. Ao contrário de outras áreas, no direito pessoas mais novas têm mais dificuldade de inserção do que as mais velhas devido à falta de bagagem. Então coragem, siga sua formação e boa sorte.

  16. luanna disse:

    biologia é uma canoa furada, profissao em extincao total

  17. Camille disse:

    Olá!
    Muito interessante este texto!
    Eu sou acadêmica de Direito e de Ciências Biológicas, já estou no quarto ano dos dois cursos, cofesso que os cursos são muito distintos, porém ainda espero trabalhar na área de Direito Ambiental.
    Este ano tenho que fazer me TCC em Ciências Biológicas, gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de um tema que não seja tão amplo, mas que envolva tanto Biologia quanto Direito.
    Aguardo retorno, Obrigada!

    • Mariângela disse:

      Olá, Camille. Moro em Alagoas e eu sou formada em Geografia e há 2 meses me formei em Direito. Não fiz tcc, mas sim artigo científico, mesclando direito ambiental e imobiliário. Fiz uma crítica a um empreendimento construído numa área que antes era protegida pelo Plano Diretor da cidade de Maceió, mas que foi modificado pelos interesses das imobiliárias. Antes, no local, só era permitida a construção de prédio de até 4 andares, com a mudança foi liberado pra 20 andares. O local é bem paradisíaco, aí pense vc o impacto ambiental provocado. O MPF tentou embargar, mas a Justiça Federal liberou a obra. Meu trabalho ficou simples e polêmico. Ficou bem bacana. O segredo é escolher uma área de estudo pequena, restrita. Se quiser falar comigo é só me escrever [email protected]

  18. Renan Cézar disse:

    Gostei muito do texto e achei muito interessante sua formação. Já pensei em fazer o mesmo. Me formo em biologia em julho. Tenho interesse em fazer uma pós-graduação em Direito Ambiental. Entretanto não sei como está a área para emprego, você poderia me informar. Acha que seria uma boa eu fazer essa pós?
    Obrigado

    • bessa disse:

      Renan, o mercado tem muitas oportunidades. Acho que vale o investimento. Mas sugiro só começar a pós depois que você já tiver experimentado um pouco do mercado de trabalho na prática. A pós é super valorizada.

  19. Luisa disse:

    Muito legal a sua trajetória profissional, Fabiana Freitas. Conheço algumas pessoas que trabalham na área de direito ambiental que tem as duas graduações também, porém as pessoas são muito ignorantes e acham loucura você estudar outras coisas que não tem a ver com o que você se formou primeiramente.

  20. Interessante a explicação e a observação de que os advogados precisam de outras profissões para poderem exercer bem a sua atuação. Nem todos admitem isso, mas é bacana ver que há profissionais sérios e que entendem que o conhecimento é limitado. Além disso, o texto aborda também a parte dos biólogos, que têm outra possibilidade de atuação.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM