Sereias existem? O documentário

Meu padrasto é um homem muito inteligente e uma conversa sempre agradável. Parte dessas conversas, pelo menos comigo, tem por enredo documentários que ele adora assistir na TV a cabo. Esses tempos estávamos conversando e ele me contou de um documentário sobre sereias que o deixou muito intrigado.

No filme “Sereias, o corpo encontrado” o biólogo marinho Brian McCormick, funcionário da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), descobre um som diferente, que eles denominam bloop, através de microfones submarinos. Sua equipe sai então em busca de mais evidências quando começa a ter contratempos com a marinha americana em casos de encalhes de baleias. Na África do sul um animal não identificado é encontrado no conteúdo estomacal de um tubarão branco. McCormick não só relaciona esse corpo aos bloops que seu microfone gravou, mas também o identifica como uma sereia, um hominídio semi-aquático produtor de ferramentas e que se comunica usando sons, um canto, inclusive compreensíveis por outros mamíferos aquáticos.

Sereias existem? Ao que se sabe, não. Fonte: Animal Planet

Sereias existem? Ao que se sabe, não. Fonte: Animal Planet

Nunca fui muito fã de documentários de história natural, mas acho que o Discovery Channel exagerou dessa vez. O estilo tem até um nome: Mockumentary, uma fusão das palavras mock (imitar) e documentary (documentário); e não é o primeiro exibido pelo canal que já levou ao ar “Dragões, uma fantasia real”. O próprio canal deveria usar um disclaimer mais enfático avisando ser uma brincadeira (parece que no início do vídeo aparece algo avisando tratar-se de ficção científica). Fiz uma pesquisa mais aprofundada para apresentar a vocês. Vamos às minhas evidências:

1)      Não há nenhum artigo científico sobre biologia marinha publicado por Brian McCormick.

2)      Também não há nenhum artigo apresentando o Bloop produzido por qualquer mamífero marinho. Mas, como o Willy me alertou, o som existe e pode ser escutado aqui. Obrigado pelo comentário!

3)      O IMDb traz a lista de atores que integram o elenco do filme, entre eles Sean Michael no papel de Brian McCormick. O ator também estrelou papéis importantes como o do policial em “Esqueceram de mim 4”!

4)      A própria emissora emitiu uma nota de imprensa afirmando que o programa é de ficção científica baseada em alguns eventos reais e hipóteses científicas. A própria NOAA veio a público afirmar que sereias, até o momento, existem apenas no imaginário humano.

Desbancada a farsa, fica meu sentimento de que, com tanta realidade encantadora para descrever nesses canais, para que enganar a audiência? Ainda conhecemos muito pouco dos nossos oceanos e até hoje espécies novas de baleia são descobertas, então não me surpreenderia se um dia descobríssemos sim algo como uma sereia. Que fique claro, no entanto, que até o momento não existe evidência nenhuma da existência desses seres.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 112 comentários

  1. mateus bispo disse:

    Eu acheI facisnante esse. Documentario. Tudo muito bem feito e o assunto e mutio bem construido eu quando crescer vou querer ser cientista como eles

  2. renatynha disse:

    pode existir, mas nao que seja linda como nos contos mas sim um mamifero que tenha algunha semelhanca c humano tipo cabeca,bracos .

  3. ana beatriz disse:

    nossa eu ainda naõ a creditoniso

  4. Marina disse:

    Não sei nem por que alguém iria querer negar a validade das pesquisas. Sinceramente, é só o descobrimento de outra espécie animal. Não é porque é uma criatura humanoide que deixa de ser o que é – só mais uma espécie animal.

    A hipótese de ancestrais primatas terem retornado ao ambiente aquático é absolutamente plausível, local onde essa espécie evoluiu, e hoje é um primo da espécie humana, ponto final.

    Não sei qual é a dificuldade em se aceitar essa teoria.

  5. marcos disse:

    Bom eu acredito que exista sim sereias e outros seres, o mundo ainda esconde muitas coisas, tanto no mundo quanto no universo acho que pode existir vida , se na terra existe nós os seres humanos e animais e plantas etc…quem pode nos afirmar que naum exista vida em outro planeta…” o governo esconde varias coisas de nós , no nosso planeta ainda estao sendo descobertos outros tipos d vida , agora imagine os tipos que ainda existem fora dele?…foi comprovado que existe um planeta km as caracteristicas da terra ,fora do sistema solar, se aki existe vida pork nos outros planetas naum pode existir…..ainda vao ser deskoberta nos especies , as sereias existem mas e abafado pelo governo cmo elas , outros seres tambem…

  6. LIZIANE NEVES disse:

    eu assisti o documentario, sou evangelica e gosto de ciencia, e acredito que tem sim como conciliar uma coisa com a outra, pois a Biblia para quem realmente a estuda, abre nossas mentes para novas descobertas. poderia existir seres desconhecidos no fundo dos oceanos? por que não?, tanto na natureza quanto na biblia ainda há muitas coisas ocultas e desconhecidas. Porem é necessario ter cautela antes de criar conceitos, não se deve descarta-los se ja existe alguma evidencia “se a mesma for real”, o que ainda tenho duvidas.

  7. Pensante disse:

    O documentário-ficção é ótimo, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista pseudocientífico. Prende o espectador do início ao fim e por isso é um excelente filme. Quanto aos argumentos expostos para defender a existência das sereias são bem construídos a ponto de suscitar a dúvida em nossas cabeças: “Será que é possível que sereias existam?” Acho genial quando um filme cutuca nossa mente e nos faz pensar em possibilidades nas quais não havíamos pensado antes. Sem contar o fato de que, ao cogitarmos a possibilidade de uma espécie-irmã dos humanos, nos lembra do pouco cuidado que temos com os oceanos – lar de outras espécies reais e que merecem nosso respeito.
    Se sereias existem, não sabemos. Àqueles que acreditam nisso e que possuem meios para tal cabe investigar, pesquisar sobre isso. Quem sabe descobriremos a verdade.Fico com as palavras do personagem Hamlet de Shakespeare‎: “A mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”

  8. adla disse:

    quen e sabi sobre sereia qui

  9. Nanda disse:

    Muitos desacreditam do documentário, que foi brilhantemente bem convincente, claro, para as pessoas que não são cegas e só querem acreditar no livro mais vendido do mundo (Bíblia).
    Se as criticas forem “verdadeiras”, observe que foi confiscado material, até o “bloop” que era desconhecido hoje já tem significado, pelo amor de Deus, na Africa do Sul onde teve os encalhes das baleias e onde um novo “bloop” foi encontrado não tem iceberg e nem teve nenhum terremoto naquela ocasião, o governo a qualquer custo quer esconder por alguma razão essa descoberta que na verdade a marinha já tinha feito, tá na cara isso, seja medo de causar grande repercussão ou até mesmo alguma experiencia que resultou em uma nova especie que na minha opinião é improvável, seja por medo de desencaminhar uma grande caçada por expedições marítimas ou até mesmo muito dinheiro envolvido.
    Foi devido a curiosidade e grandes descobertas que hoje temos a cura pra várias doenças, há vacina pra aids que protegem 99% contra ela, se há uma vacina assim, será realmente se não há a cura? Os governos ganham muito mais com a venda dos remédios que com a cura!
    Se fosse tudo mentira, porque então não deixaram os cientistas com o material que eles confiscaram? Se eles tivessem concluído tudo e mostrado ao mundo seria muito mais fácil ver a “possível” farsa, mas é tão verdade que a marinha, sem duvidas recolheu tudo.
    Hoje temos um vídeo feito em um mini submarinho por outros cientistas em trabalho em campo, que provou ao mundo sem dúvidas a existência das sereias e até agora não apareceu ninguém que dissessem ao contrário porque o vídeo é verídico!

  10. jaja vou fazer um documentário sobre o homem pássaro kkkkkkkk

  11. jaja falarão sobre o possível homem pássaro kkkkkkkkkkkkk

    • mateus bispo disse:

      Sua resposta e idiota e de crianca ,idiotas como vc nao deveriam assistir documentarios como esse pois so. Entram em suas cabecas idioticeS e besteiras ,cala sua boca e nao tente criticar o trabalho que deu tanto trabalho pra ser feito ,se nao sabe como criticar entao cala a boca ,seu troXa

  12. John Bender disse:

    Cara, é impressionante. No próprio programa eles dão um disclaimer falando que é ficção, que se trata de um mockmentary, e ainda assim tem gente insistindo em dizer que o que é mostrado ali é real. Puta que o pariu, é muita vontade de acreditar mesmo…

  13. John Bender disse:

    Cara, é impressionante. No próprio programa eles dão um disclaimer falando que é ficção, que se trata de um mockmentary, e ainda assim tem gente insistindo em dizer que o que é mostrado ali é real. Puta que o pariu, é muita vontade de acreditar mesmo…

  14. luiz paulo fruhauf disse:

    discordo totalmente com esse biólogo, no inicio da reportagem.A terra é redonda , já pensaram que era plana. seres de outros planetas ? só nós? sereias são reais e aquele documemntario era verdadeiro ao menos para mim. VIA-SE a sinceridade dos cientistas. O MUNDO NÃO É SÓ SACANAGEM, pelo amor de Deus.
    med,vet.

  15. Reddy Mauro disse:

    Se o Governo Americano, sabe que existe extraterrestres, pra quê ? Eles gastariam milhões para mandar astronautas pra marte pra saber se tem vida lá ?..

  16. sophia disse:

    eu acredito só vendo

  17. Negrão Do Morro disse:

    Alguém poderia me responder uma pergunta: qual é o interese das “autoridades” em esconder a existência de sereias, extra-terrestres, espiritos, anjos e demonios? o que ganham om isso? então?

    • variavel disse:

      Simples digamos que exista serias(que eu duvido muito) porem se existi-se mexeria com o comercio de petrolíferas causando um caos na economia de diversos países. extraterrestre pelo simples fato que quebraria a religião de muitas pessoas gerando caos novamente. Se existir espíritos anjos e demônios nem o próprio governo conseguiria provar com provas concretas, e não é isso que nenhum pais quer levantar hipótese sem poder provar pois que pais seria este na qual seu governante não sabe o que fala ou o que faz

  18. Marisa disse:

    Eu piro com a quantidade de gente ignorante e de mente pequena k tem aqui, muitos dos k tão aqui comentando que não acreditam e dizendo k e ficção, aposto que nem viram o documentário. Eu vi, acredito e recomendo a terem mente aberta. Existe muito mais alem do k vemos diariamente.

    • Fernando disse:

      Pessoal, trata-se de um mockmentary! É muito bem feito, então é claro que parece convincente! Agora, Marisa, sempre que vejo gente usando a letra “k”( que tem som de “cá”) pra substituir a palavra “que”, ou a letra “q” (que tem som de “que”), me pergunto qual o sentido disso, já que o “K” tem som de “cá” e não som de “que” ?! Afinal, me parece que é “que” que vocês querem simplificar, não é mesmo? Pense!

  19. Tony Vaz disse:

    Após o último tsunami ocorrido no Japão, foram encontradas nas praias diversos espécimes de seres marinhos não catalogados trazidos pela onda gigante. Ficamos tempo demais olhando as estrelas e nos esquecemos de olhar para nossa própria casa.

  20. Diana disse:

    Acho importante fazer saber que quando se diz “ficção” é referente às partes em que se faz a regressão do tempo em milhões de anos e não quanto ao documentário em si. Informem-se antes de virem para aqui dizer q todo o documentário é ficção.

  21. Thayanne disse:

    Eu acho que sereias são seres humanos comuns o problema é que eu acho que elas nasceram com uma doença que fica co as pernas grudadas.

  22. anonimo disse:

    so espero que as autoridades nao saibam que essas criaturas existem porque se ninguem ou poucas pessoas viram é porque elas souberam se esconder por tanto tempo e por isso puderam nao ser extintas

  23. e mesmo as vezes voces pençam que e verdade mais nao e verdade

    • e sim meu tatara avo era cientista e tambem explorador de novas descobertas um portugues (portugal) ele ja descobriu e trousse para minha avo que tem ate hoje uma coisa enrolado em um panio cinza uma assa delicada fragil que havia em um corpo tao pequeno uma fada morreu ele disse pra minha avo que quando as fadas morrem as assas sai do corpo e meu avo trouxe so a assa porque ele quiz enterra na pequena ilha que ela estava e so trazer a assa

  24. na minha ipiniao eu um lado eu echo que tem i outru lado nao mais nu lado eu acho que tem por que voces tudo mundo fica falando i nu outru lado eu acho que nao tem por que e mentira mais pra mim nao enchisti

    • Todos tem direito a sua opinião. Mas, desculpe.
      Voce escreveu tanta porcaria , que esqueceu de dar a sua opinião.
      Gostiria de dixer qui oce tem qui primero apender a isquever,
      fika dificiu intinder u qui vose quix dicher

  25. Camila disse:

    Ingenuidade pensar que só humanos existem com esta vasta extensão de águas que temos no planeta, e que nós humanos não conhecemos nem um terço….

  26. robson disse:

    Com certeza existem sereias e extra terrestre, só não consigo entender porque essas autoridades ficam escondendo isso do mundo.
    Quanto aos extra terrestre e só assistir ao filme APOLO 18 ultima missão, onde os estados unidos mandam três pilotos para uma missão suicida, pois os EUA já sabiam que havia algo anormal na lua.
    Fica uma dúvida, porque mais nunca houve expedição tripulada na lua?
    Assistam o filme.

  27. Jose Lirio de lima disse:

    A Terra é realmente redonda?
    Pessoas foram queimadas por acreditar nisso!
    Os céticos tinham a razão absoluta.

    Especialista em comportamento animal? Cavalo? Gato? Vaca?
    Sabe como se comporta um jundiá ou rato-periá?
    Há muita coisa que precisamos ainda aprender e descobrir sobre os oceanos, se der tempo…

  28. Reinaldo disse:

    Se o documentário era tão alienado como se acham, por quê o NOAA teve que vir a público se manifestar sobre tal absurdo?…

    É óbvio que tem algo aí!

    O cientista existe de fato, e são dois aliás, mas pela pressão resolveu se manter anônimo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,administracao-nacional-de-oceanos-dos-eua-nega-existencia-das-sereias,896367,0.htm

  29. adriano alex disse:

    o problema é que não diz quais fatos são reais e quais são ficticios. A uns seculos atrás a terra éra plana, e que duvidava ia pra foqueira. se pensaros segundo darwin , pode haver um animal parecido com o homem adaptado a um outro meio ambiente.Só precisamos de mais provas, se estas não forem redicularizadas,o problema é quem vai dizer que são as provas reais os governos que escondem tudo de todos, ou as pessoas comuns .Já provaram atraves de varios detalhes tecnicos que o homem nunca pisou na lua. Mas porque a nasa disse que sim todos acreditam , então porque depois dos anos 70 não se construiu uma base na lua,ou outro pouso, só depois o japão descobriu que há agua na lua ,a nasa não sabia mesmo depois de varias viagens a lua. Plantar duvidas é facil .Descobrir o que é real ou não é outra coisa.

  30. julia fernandes disse:

    eu acho que existe sim que ela são como nosso mais com cauda

  31. Vanessa disse:

    Poxa… eu vi ontem o documentário… peguei depois de uns 10 minutos.
    Foram os dois filmes consecutivos. O “novas evidências”, que apresentou a imagem da sereia batendo no vidro do submarino… eu achei muito estranho, mas o segundo me pareceu bem científico com os depoimentos.
    E, se você analisar bem a teoria, parece bem plausível.
    Eu, que amo ciências mas sou extremamente cética… Pensei “Esse discovery só pode estar brincando, não é possível”.

    Quando você é uma pessoa bastante cética, ”reza” para que alguém prove que algo muito interessante é real.
    Foi meio decepcionante quando, no final, apareceu a mensagem de que era ficção.
    No fundo, no fundo, o ser humano sempre espera que algo extraordinário surja!

    Foi uma bela ‘pegadinha’.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM