Brasil Ameaçado – Tartaruga gigante Dermochelys coriacea

Um gigante gentil, a tartaruga de couro, apesar do tamanho, está criticamente ameaçada de extinção no Brasil. (Foto: Albert Hering)

A maior tartaruga marinha do mundo também está criticamente ameaçada de extinção. A tartaruga de couro ou gigante, Dermochelys coriacea, visita o litoral brasileiro nos meses de outubro a fevereiro para desovar nas praias do Brasil, em especial Bahia e Espírito Santo. Ali elas cavam ninhos de 90 cm de profundidade na areia da praia e colocam cerca de 110 ovos do tamanho de bolas de ping-pong, mas com a casca flexível como papel. Cada animal adulto pode medir até 2 m de ponta a ponta do casco e pesar 700 kg. São um dos poucos répteis capazes de manter a temperatura do corpo (endotermia) e não possuem placas de queratina sobre o casco, que é revestido de couro. Apesar de ocorrerem por todo o mundo, só existem sete populações isoladas e a população decresceu cerca de 40% nos últimos anos devido principalmente à coleta de ovos e afogamento por captura acidental em redes de pesca. Elas se alimentam de águas-vivas e frequentemente são encontradas mortas engasgadas com sacolas plásticas. Imagina-se que esses animais confundam sacolas plásticas flutuando no mar com seu alimento. Portanto, para preservar a tartaruga gigante não jogue sacolas plásticas no mar (e nem em ruas onde a chuva possa arrastar a sacola para o mar).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. Luciano disse:

    A foto foi tirada em Imbé – Rio Grande do Sul

  2. Luciano disse:

    Semana passada estive no litoral, vi uma tartaruga morta na beira da praia, não sei que tartaruga era até tirei uma foto dela.

    aqui o link da foto http://imgur.com/cayayT8

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM