A astronomia e os dias da semana

Você sabe por que uma semana tem sete dias?
A semana de sete dias é uma concepção da maioria das culturas, embora existam algumas culturas com concepções com cinco, seis ou onze dias.
Os sete dias de uma semana remontam a Antigüidade quando se podia visualizar a olho nu somente sete objetos celestiais móveis vistos da Terra: o Sol, a Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Os nomes dos dias da semana na maioria das línguas e culturas (com exceção da Língua Portuguesa, na qual não há um dia sequer relacionado à astronomia) se originaram ou geralmente se referem a um dos sete corpos celestiais ou ao dia do deus associado ao planeta.
Ou seja, Domingo e Segunda-feira são simplesmente o dia do Sol e o dia da Lua. Não acredita? Se você fala inglês ou alemão, as traduções permitem um entendimento direto e mais rápido: Domingo é Sunday, nada além da junção da palavra Sun (Sol) e day (dia). No caso da língua germânica, Sonntag (domingo) é a unificação de Sonne (Sol) e Tag (dia).

Para segunda-feira, Monday é a junção de Moon (Lua – o nosso satélite natural) e novamente a palavra day para o inglês e Montag, com a palavra Mond para Lua em alemão.
Para terça-feira somente a designação inglesa deixa o Tuesday nos planetas: O deus de guerra romano, Marte, foi chamado com o Teutons Tiu. Do dia “de Tius” foi um pulo para Tuesday (terça-feira).
Igualmente, quarta-feira tem que algo a ver com os planetas. Em italiano, o dia é chamado Mercoledi e em espanhol, Miércoles, ainda se pode reconhecer o radical para o planeta Mercúrio.
Quinta-feira em espanhol é Jueves, que representa o deus Júpiter e seu respectivo planeta-símbolo. O planeta Vênus também está bem representado. Venerdì é palavra em italiano para sexta-feira, assim como Viernes em espanhol.
Sábado que, além do judaico Sabbat, somente é remetido a Saturno no inglês Saturday.
Então, se soubéssemos na Antigüidade que haviam mais planetas no Sistema Solar, além de distinguir planetas de estrelas e luas, talvez pudéssemos hoje em dia trabalhar 5 dias e descansar 3, em uma semana de 8?
Eu me explico: se considerarmos somente os planetas conhecidos hoje como dias da semana (sem contar Plutão que não é planeta!), teríamos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O pior que poderia acontecer, nesta conta, seria termos um chefe que nos fizesse trabalhar 6 e descansar os mesmos 2 dias de sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Bia disse:

    Osame,
    infelizmente ainda não aprendi como são os dias da semana em francês.

  2. Em francês os nomes dos deuses sao bem reconheciveis…

  3. Cara Bia, há provavelmente ainda um outro fator que se liga a uma semana de sete dias: sete era (e é ainda – tem um filme com Will Smith, “Sete Vidas”) um número “mágico”, de “poderes” especiais, que aparece nas fases da Lua (como observou o comentarista Ricardo), nas cores do arco-íris (são sete, não?) e nas vidas do gato (em algumas culturas). Na numerologia o número sete “representa a junção do material (4) com o espiritual (3)”. E é claro, tudo isso tem a ver com o teorema de Pitágoras, já que um triângulo de lados 3 e 4 (soma 7) forma uma hipotenusa de lado 5 (o número de planetas visíveis a olho nu e o número de dedos da mão): mágica (ou recado do universo, ou sei lá o quê em que acreditavam os povos antigos)!
    Um abraço!

  4. Bia, indiquei seu blog para o prêmio “Dardos”, um prêmio dedicado aos blogueiros que se destacam pela qualidade do que fazem.
    No meu blog vc encontra as dicas para quem recebeu o prêmio,
    Parabéns.
    http://www.biotransitando.blogspot.com

  5. Ricardo R. Aguiar disse:

    Olá, Bia.
    Há, possivelmente, um outro fator associado ao número de dias de uma semana (sete), que é a duração aproximada de cada fase da Lua.
    Como a maioria dos calendários antigos era lunar, a junção dos “sete” dias das fases da Lua com os “sete” astros celestes móveis daria uma idéia impressionante de “conexão cósmica”. Algo que impressionaria qualquer amante dos céus naquela época.
    Parabéns pelo post!
    Abraços

Envie seu comentário

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM