Perfil

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.


Please translate this!

Busca

Posts recentes

Comentários Recentes

Arquivos

Blogs de Ciência (pt)

Blogs de Ciências (inglês)

Mais Blogs recomendados

Licença de uso

Creative Commons License
Esta obra é de autoria de Carlos Hotta e está sob os termos da licença Creative Commons by-nc-sa.

« Importante! Boas e más notícias! | Main | Como matar baratas? »

Por uma blogosfera mais madura

Category: mau humor
Posted on: janeiro 20, 2009 1:07 AM, by Carlos Hotta

Participei da ScienceOnline'09 que aconteceu nos dias 17 e 18 de janeiro no Research Triangle Park, Carolina do Norte. O encontro, inicialmente entre editores de blogs de Ciência, explorou os diversos aspectos da Ciência na Internet.

O que mais me impressionou no encontro foi o nível das discussões. Não se falava em visitas, rankings, relevância ou monetização afinal eles já perceberam que essas coisas são apenas perfumaria que escondem o real sentido dos blogs: dar uma voz a todos que têm algo a falar. E eles têm o que falar: cada blog tenta trazer uma visão única para a Blogosfera, ninguém discute conteúdo inédito. Se cada procura a sua própria voz em um blog, não há o que copiar.

O que se discutiu, enfim? Como transformar seu blog em um livro, como transformar seu post em uma matéria, como se proteger de ataques vindos por causa de seu blog. Discutiu-se, portanto, as conseqüências do conteúdo gerado no seu blog. Aqui usa-se o blog para noticiar injustiças, para criticar o que foi mal feito, para corrigir o errado e divulgar o certo. Quando se faz isso de forma correta, inimigos são feitos, às vezes eles são o seu chefe.

Quais são as razões da diferença entre a blogosfera americana/internacional para a brasileira? Eu vejo três possibilidades não exclusivas: a idade dos nossos blogueiros, o número de blogs no Brasil e o modo no qual os blogs são vistos como negócios por aqui.

A idade dos blogueiros reflete diretamente na maturidade das discussões. Lembro que maturidade nem sempre é proporcional à idade mas saber que a maioria dos blogueiros brasileiros têm menos de 25 anos de idade enquanto a maioria dos blogueiros do mundo têm mais do que 35 anos certamente impacta o comportamento de cada blogosfera. Minha opinião é simples: precisamos exigir mais seriedade dos blogs e das discussões que os rodeia. Não podemos deixar qualquer celeuma sobre uma votação ou sobre uma ação de marketing dominar a nossa comunidade. Certas discussões merecem ser ignoradas e devem ser tratadas com o respeito que merecem.

Além da curta idade de nossos blogueiros, há a curta idade e tamanho da comunidade. Os blogs no Brasil ainda não se popularizaram da mesma forma que têm o potencial de se popularizar, nem a comunidade teve tempo de se organizar e criar uma espécie código de conduta - não me refiro a algo formalizado - entre os blogueiros. Vejo que o tempo deve ajudar na maturação da comunidade mas também podemos criar iniciativas para tornar o processo mais rápido.

Por fim há a velha discussão sobre o modelo de negócios da nossa blogosfera. Enquanto as agências de publicidade valorizarem as visitas e não o conteúdo, elas somente vão atrapalhar a nossa comunidade. Aqui o blogueiro é valorizado pelo seu conteúdo e não pelo seu potencial financeiro. A PLoS (Public Libray of Science) contratou um blogueiro para servir de relações públicas. O que ele tem que fazer? Ele definitivamente não é contratado para ficar falando bem de seu chefe: ele deve somente existir. As pessoas leem o blog do Bora porque gostam. Ao mesmo tempo ficam sabendo que ele é funcionário da PLoS, aumentando o valor da marca. O conteúdo de outros blogueiros trouxeram propostas de empregos, oportunidade de resenhar livros e outros produtos, abriram canais de comunicação em sua comunidade, coisas muito menos valoráveis do que um cheque no fim do mês. Mais importante: coisas que não se consegue comprar com o seu cheque no fim do mês.

Todo este manifesto, se é que pode ser qualificado como um, é apenas para chamar os blogueiros para aumentar o nível de nossa comunidade e exigir o aumento do nível de quem usa os nossos serviços. As empresas que contratam os blogueiros têm que tratá-los como profissionais e, por que não, exigir a contrapartida. Nós, como blogueiros, temos que exigir maturidade de nossos pares e de nossos leitores. Se começarmos a agir como adultos e como profissionais, nada do outro mundo, veremos que o que vale mesmo em um blog é a sua opinião publicada em um local de fácil acesso. Isso é mais poderoso do que você pensa e certamente garantirá mais do que uns trocados no final do mês.

Foto: 5'2'''s FLICKR

8 TrackBacks

TrackBack URL: http://scienceblogs.com/mt/pings/102197

from Conhecendo a máquina de escrever « PRETEXTO on January 21, 2009 11:53 AM
from Números são apenas números « Dois Espressos on January 21, 2009 1:54 PM
from Lablogs no Campus Party | Raio-X on January 21, 2009 4:40 PM
from Painel sobre publicidade nas mídias sociais debate maturidade do mercado - Polvora! Comunicação on January 21, 2009 10:16 PM
from RdC é o melhor blog de Educação, pelo juri do Best Blogs Brazil 2008 | Rastro de Carbono on January 24, 2009 12:57 AM
from Folgando na Rede # 15 » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja on January 24, 2009 9:43 AM
from Como a blogosfera pode amadurecer | Blog do Lua on February 18, 2009 8:20 PM
from Meu Google Reader [07.02.09 - 21.02.09] | 30 & Alguns on February 23, 2009 5:24 AM

Commentários (50)

1

Carlos, sei la' eu tenho menos de 25 e muita gente que pensa 'off monetize-se' tb. Penso que vai bem alem da idade, mas das coisas que acreditamos.

Escrito por: Maira Begalli | janeiro 20, 2009 6:13 AM

2

"...Não se falava em visitas, rankings, relevância ou monetização afinal eles já perceberam que essas coisas são apenas perfumaria que escondem o real sentido dos blogs..."

Carlos, perfeito. É nesta tecla que eu vivo batendo, e vivo sendo mal interpretado.

Escrito por: Thiago Henrique Santos | janeiro 20, 2009 6:31 AM

3

Gostei muito. Também acredito que os blogs vieram para dar voz ao individual dentro do coletivo. Acredito na soma das vozes, mas também nas peculiaridades de cada uma delas.

Abraços!

Escrito por: Alessandro Martins | janeiro 20, 2009 7:05 AM

4

Oi Carlos, muito interessante sua análise. Sim, a questão da maturidade dos blogs dentro e fora do Brasil sempre me chamou a atenção, mas eu tendo a ver pelo lado positivo: porque um dia a média de nossos blogueiros vai ter mais de 35 e vai estar blogando desde antes dos 25, e isso deve fazer diferença.

A obsessão por pageviews por aqui realmente enche o saco, espero que não demore o dia em que isso fique em segundo plano. É uma coisa que contaminou inclusive muitos dos próprios blogueiros, que dão uma incrível atenção às suas próprias estatísticas.

Abraços e parabéns pelo trabalho.

Escrito por: Luciana Christante | janeiro 20, 2009 7:10 AM

5

Olá,

Muito bom seu artigo. Demonstra claramente a diferença entre a blogosfera de lá, e a de cá. Acho que aqui as coisas são infantis ainda, meio que diário de adolescente.

Abraços e Sucesso!
Monthiel

Escrito por: Monthiel | janeiro 20, 2009 7:41 AM

6

Hotta,
Gostei muito de seu texto, muito mesmo. Há um bom tempo tenho esta mesma impressão: nossa blogosfera é ainda muito imatura, amadorística e imitadora. Quando o número de visitantes é a preocupação principal, a tendência é que se fale o que a multidão quer ouvir e que se venda o que a multidão quer comprar. Perde-se então a oportunidade de se ter uma voz própria, que, como você disse bem demais, a blogosfera permite. Aliás, o blog é uma poderosíssima ferramenta de desnulificação, contrapondo-se à homogeneização de opiniões tão querida aos promotores do consumismo. É necessário muitas vezes dizer o desagradável: você talvez não lembre de um post meu, logo no começo dos Lablogs, cujo tom lhe desagradou. Nossa mudança para os ScienceBlogs é uma oportunidade para que nossas opiniões tenham um impacto considerável. Esperemos que tenhamos maturidade suficiente para utilizar isto de forma apropriada.
Grande abraço.

Escrito por: Ítalo M. R. Guedes | janeiro 20, 2009 8:30 AM

7

Carlão, o mercado publicitário é mal acostumado, viciado em números. E o blogueiro não sabe se explicar enquanto agente de propagação e conteúdo. Some tudo isso e você terá o cenário atual. Acho que teu ponto é excelente: a falta de maturidade atrapalha. Porém, penso que o escopo é um pouco maior. Só não sei o quanto. Acho que todos estamos tentando descobrir juntos. abs.

Escrito por: anderson | janeiro 20, 2009 8:39 AM

8

tomara qque todos os bloggers deslumbrados leiam esse texto. parabéns.

Escrito por: Jazz | janeiro 20, 2009 8:52 AM

9

Ganhar dinheiro com o blog nunca foi o problema. A forma como se faz isso é que é.
O principal problema que vejo na publicidade é quando o blogueiro faz um publieditorial - post pago - que infelizmente se tornou uma praga.
É como aquelas propagandas que se vê na TV com um artista famoso falando que usa X ou Y. Quem acredita nisso?
Eles que o fazem, que tenham a decência de nos avisar que o texto é publicidade, porque do mesmo modo que a blogosfera evolui, os leitores também... eu já desassinei o feed de alguns por causa disso, pois já não merecem mais o meu tempo...

Escrito por: Norberto Kawakami | janeiro 20, 2009 9:12 AM

10

EU ME LEVANTO!!!

CLAP CLAP CLAP CLAP

Escrito por: Jonny Ken | janeiro 20, 2009 9:58 AM

11

blogueiros, envelheçam!

Escrito por: @cristalk | janeiro 20, 2009 10:19 AM

12

Concordo em quase tudo. A exceção é o tal código de conduta. Blogs são e devem ser independentes para fazerem o que quiserem. Tem blogueiro e jornalista que é extremamente contra blog pessoal.

Imagine se no décimo mandamento, estivesse escrito: "Não farás blogs pessoas, pois eles atrapalham a imagem dos outros."

Se você tem um blog, ele faz parte da blogosfera, o problema é que esse termo virou blogosfera = top 50 do Blogblogs.

Escrito por: David F. Santos | janeiro 20, 2009 11:03 AM

13

Concordo que idade não explica toda a maturidade de um indivíduo mas com certeza explica quase toda a maturidade de uma população :)

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:21 AM

14

Eu gosto quando vc pões dedos na ferida. Geralmente concordo com os pontos que vc escreve (muitas vezes discordo da intensidade da crítica).

Como sempre acabo discordando de algo parece que não concordo com nada mas acho q vc sabe que isso não é verdade né?

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:23 AM

15

Pageviews são um aspecto importante dos blogs sim, o problema é quando isso parece ser a prioridade.

Como um admnistrador de rede de blogs, sempre falo destes aspectos com os nossos blogueiros mas espero que eles não entendam que isso que é o importante!

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:25 AM

16

Monthiel,

até um diário de adolescente pode ser maduro ao lidar com seus leitores e outros blogs. Certas críticas e certas respostas às críticas são infantis demais.

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:26 AM

17

Eu gosto dos textos que me desagradam, quando o fazem bem. A discórdia faz parte da blogosfera, só quero que a blogosfera saiba criar discórdias inteligentes e interessantes :) (e isso o Geófagos é ótimo)

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:28 AM

18

Com certeza o escopo é maior mas muitos problemas que vejo são razão da falta de maturidade.

Uma coisa que as agências poderiam fazer é auxiliar o blogueiro a ser um melhor cliente/prestador de serviços.

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:29 AM

19

mande o texto para eles! :)

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:31 AM

20

Concordo. Eu perco muito o sono pensando como iremos lidar com publieditoriais aqui no Lablogatórios. Com certeza deverão ser anuinciados mas iremos aceitar o que vier?

Não sou contra ganhar dinheiro com blogs, longe disso. Sou contra o modo que isso é feito e o modo que isso é discutido.

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:34 AM

21

David, nem todo código de conduta é escrito. Os melhores surgem a partir do comportamento da comunidade. Tais códigos de condutas são naturalmente percebidos após ser inserido em uma comunidade. Por exemplo: não está gravado em pedra que não se deve colocar música e coisas piscando em seu blogs mas nenhum blogueiro experiente faria isso. É a isso que me refiro.

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 11:38 AM

22

Concordo inteiramente com você, Carlos. Maturidade já!

Escrito por: Nick | janeiro 20, 2009 12:18 PM

23

Tenho 29, e me acho bem maduro para blogar. O que tem muito na web brasileira, são garotos que nao chegam nem a 18 anos, que simplesmente copiam e colam posts inteiros, fazendo hotlink e tudo mais, não dando crédito e ficam bem bravinhos quando se reclama. Isso é um dos maiores problemas, pois prejudica a indexação do google, podendo gerar punições para quem criou o conteúdo e não para quem copiou! Mas a Blogosfera brasileira está amadurecendo, e nos próximos anos vão sobrar só os bons, valorizando o blogueiro.

Escrito por: Danilo - Autozine | janeiro 20, 2009 12:32 PM

24

Seu texto é ótimo.

Espero que as pessoas leiam e, independente de concordar com seus argumentos, notem que o post levanta uma discussão consistente e madura. Creio que falta isso para o amadurecimento dos blogs: o debate.

O que vemos, muitas vezes, são desavenças pessoais, o argumento da inveja sendo utilizado para qualquer voz dissonante e conversas vazias justificadas por números nem sempre confiáveis. Todos indicativos de falta de maturidade, como você frisou.

Infelizmente, alguns blogueiros têm uma dificuldade enorme em lidar com ética com os desafios que são impostos.

Escrito por: Ale Rocha | janeiro 20, 2009 12:39 PM

25

Belo texto.

Escrito por: Daniel Christino | janeiro 20, 2009 12:54 PM

26

Oi, Carlos

Parabéns pelo texto e pela opinião. Como blogueiro e alguém que trabalha com blogs também lhe agradeço muito. Tomara que isso puxe discussões melhores. E mais maduras.

Escrito por: Tiago Cordeiro | janeiro 20, 2009 2:50 PM

27

Olá,

Muito boa essa sua idéia.

Recentemente fui ao Blogcamp, aqui em Curitiba, o que aconteceu foi exatamente o contrário do ScienceOnline’09, isto é, foram discutido os assuntos de sempre, resultado: o sono pegou geral.

Nem o modelo de desconferência ocorreu, no lugar disso tivemos palestrantes monopolizando a palavra.

Essa é a maturidade que temos por aqui.

[]´s

Escrito por: FernandoJS | janeiro 20, 2009 3:12 PM

28

Muito bom texto. Estes assuntos, pouco discutidos, são bem mais interessantes do que visitação, rankings, monetização, SEO etc. Quero debater conteúdo e relações sociais a partir do blog, não ferramentas.

Escrito por: Raphael Perret | janeiro 20, 2009 3:22 PM

29

Demais esse post.

Desenvolvo, com colegas de faculdade, um "blog-jornal". Prezamos em trazer algum diferencial, mas não recebemos tantas visitas.

Não pretendo fazer spam aqui, mas fica relatado como eu concordo com a valorização do conteúdo versus audiência.

Escrito por: Pedro Zambarda | janeiro 20, 2009 4:42 PM

30

E eu continuo achando a "blogosfera" muito superestimada. Justamente por isso que se reclama: jabá.

Escrito por: Rafael | janeiro 20, 2009 4:57 PM

31

Excelentes pontos. Vejo blogueiros com longa estrada e que, portanto, deveriam ter amadurecido, mas continuam agindo como adolescentes.

Só não fui com a cara disso aqui: "Como transformar seu blog em um livro, como transformar seu post em uma matéria". Ora, será que blog é uma mídia tão subvalorizada que sua idéia é apenas ser ponte para outra coisa "melhor"?

Escrito por: Lu Monte | janeiro 20, 2009 5:21 PM

32

Eu tb achei isso no começo mas depois me convenceram que livros e matérias têm características que nem sempre se encontram nos blogs. Os livros abrem a oportunidade de se criar uma narrativa longa e coesa sobre o assunto que você quer escrever.

Já transformar seus posts em matérias são uma maneira inetressante de monetizar o seu blog.

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 20, 2009 7:12 PM

33

Hum... explicado assim, faz sentido. :)

Escrito por: Lu Monte | janeiro 20, 2009 7:24 PM

34

Só vão sobrar os bons?
Disso eu duvido...

Norberto

Escrito por: Norberto Kawakami | janeiro 20, 2009 9:25 PM

35

Oi Lu e Carlos,

Não acho que seja uma questão de hierarquia, do meio impresso acima do blog. É apenas que os meios são diferentes.

A internet é um meio que tende a dispersão. De 5 em 5 minutos aparece um novo email, um alerta do leitor de RSS, um link interessante no canto da página. É a Rua 25 de Março da informação.

O texto impresso é um meio que tende a concentração. É uma trilha na mata.

Mas são tudo tendências, nada impede que haja concentração na rede e dispersão no meio impresso...

Aliás, essa idéia não é minha. Pensei nisso lendo este ensaio:

http://craphound.com/content/Cory_Doctorow_-_Content.html#6

Escrito por: Igor Zolnerkevic | janeiro 21, 2009 7:50 AM

36

Apoiado, muito bem!
Fiquei curiosa se há algo parecido com o ScienceOnline para as Ciências Humanas. Ainda não encontrei uma comunidade assim, e sinto bastante falta.
abços

Escrito por: Lilian Starobinas | janeiro 21, 2009 9:42 AM

37

Belas palavras. Sinal de um blogueiro maduro e inteligente. Esse texto serve de exemplo pra mim e muitos outros com menos de 25, mas que procuram fazer um serviço sério com o próprio blog.

Escrito por: [barba] | janeiro 21, 2009 2:34 PM

38

Tenho um blog que é de besteiras, mas de vez em quando surge uma discussão interessante por lá.

O problema é que os próprios leitores da blogosfera gostam mais dos blogs, citando mesmo, estilo Kibeloko... Com pouco conteúdo, piadas infâmes e só.
:/

Blogs com textos grandes e de conteúdo maduro são desinteressante para a maioria dos leitores.

Escrito por: Vinik | janeiro 21, 2009 3:09 PM

39

Eu discordo totalmente disto Vinik. Há ótimos exemplos de blogs de "besteirol" que adicionam conteúdo sério no meio dos seus artigos, e eles estão fazendo sucesso desta maneira.

O maior exemplo disto é o Sedentário & Hiperativo, que tem posts tanto de humor, vídeos, piadinhas bobas e alguns muito interessantes inclusive sobre Ciências.

Fato é que hoje a internet possibilita uma abertura gigantesca, você pode falar sobre o que quiser, e sem dúvidas irá ter gente interessada nos seus textos. Hoje qualquer coisa pode fazer sucesso, desde que o trabalho seja bem feito. Se não fosse assim, o que garantiria a existência de tantos temas dentro da blogosfera?

Escrito por: Diego Camara | janeiro 21, 2009 5:17 PM

40

O fato é que vários blogs de besteirol estão surgindo, e nem sempre eles abordam assuntos interessantes...
E na maioria das vezes, é um cópia do outro.

Escrito por: Vinik | janeiro 21, 2009 6:13 PM

41

Tá no caminho certo, seriedade é muito mais importante que idade :)

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 21, 2009 10:33 PM

42

Sim, ninguém nunca disse que seria realmente fácil.

Na verdade é muito difícil dependendo da proposta do seu blog.

Mas acho que hoje em dia tudo é possível equilibrar as coisas. Acho que você sempre pode falar sério, independente do tema. Há sempre maneiras de equilibrar as coisas.

Escrito por: Diego Camara | janeiro 21, 2009 11:31 PM

43

Excelente desabafo, não faria melhor.

Acredito que o próprio desejo que temos de ver matérias e posts publicados em papel vem da seriedade com que o brasileiro enxerga o que é publicado fisicamente, em contraposição ao que é publicado na internet.

Muita coisa tem que mudar na blogosfera, e a mudança deve partir de do internauta: blogueiros e visitantes. A profusão de comentários sem noção alguma assusta, e isso reflete o grau de educação do nosso povo.
Além da idade, você não pode deixar de computar esse fator na comparação com a blogosfera mundial: Educação.

Escrito por: Antonio Carneiro | janeiro 22, 2009 12:21 PM

44

Pois, Carlos meu velho, acho que vai demorar um pouco ainda pra terms uma blogosfera mais madura. Parece que a Blogosfera está ocupada agora, brincando de rickrollar os leitores.

Escrito por: Daniduc | janeiro 22, 2009 12:36 PM

45

Wow! 48 comments! I wish someone could translate all of this into English!

It was so nice to meet you in person! And thank you for choosing our event for your big announcement!

Escrito por: Coturnix | janeiro 22, 2009 4:59 PM

46

Ótimo post! Posso fazer cut and paste dele? :´)

Escrito por: Osame Kinouchi | janeiro 23, 2009 9:13 AM

47

Acho que não é essa a maneira de aumentar a maturidade da blogosfera.

Escrito por: Daniela | janeiro 24, 2009 12:40 AM

48

Daniela, foi uma piada. Osame é amigo meu (é claro que não tinha como vc saber!)

Escrito por: Carlos Hotta | janeiro 24, 2009 12:47 AM

49

Desculpe então. Não percebi que era uma piada.

Mas então, mesmo sendo piada o Osame deixou um exemplo muito interessante de como a blogosfera brasileira se comporta.

Copiar e colar e fichinha perto de outras tantas coisas que muitos blogueiros fazem por aí.

Escrito por: Daniela | janeiro 24, 2009 1:08 AM

50

Me lembrou agora o meu xará Bernard Shaw: A juventude é uma coisa maravilhosa. É um crime desperdiçá-la numa criança.

Todo nicho tem sua infância e vivemos a nossa. Eu comecei tarde e ainda peno para encontrar o tom, o caminho, a paciência, as boas histórias. Quem tá nessa há tempos, desde moleque, tem mais chance de lá na frente acertar os ponteiros.

Encaremos a blogosfera brasileira como uma criança hiperativa, que precisa de tempo, orientação e educação mais do que censura ou descrédito. Em linhas, gerais acho mesmo que as coisas por aqui não são das piores, mas realmente, se a galera ficar nessa de querer apenas uma 'mesada' pra continuar infantil o resto da vida, aí não vai pra llugar algum.

Escrito por: jorge | janeiro 24, 2009 1:34 AM

Comente

(Um email será necessário somente para autenticação. Comentários serão moderados por causa de spam. O seu comentário pode não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.)

ScienceBlogs Brasil

Buscar ScienceBlogs Brasil:

Vá para:

Publicidade
Publicidade

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2009 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM