Resenha de Livro: “A África, Explicada para Meus Filhos”

Já era para eu ter publicado esta resenha… O livro de Alberto da Costa e Silva, veterano Diplomata (foi Embaixador do Brasil na Nigéria e no Benim) e autor de outros livros que eu pretendo ler, sobre o continente-berço da humanidade, é dirigido ao público infanto-juvenil, portanto é apresentado sem uma ordem histórico-cronológica formal — um pouco ao estilo de Lobato, em “Os Serões de Dona Benta”. Mas a abordagem menos acadêmica é até uma vantagem, porque parte exatamente dos “todo o mundo sabe que” deturpados pela visão eurocentrista com que se estuda a história nos colégios.

E, ao mesmo tempo, cuidadosamente desmistifica a “África Ancestral” popularizada pelos descendentes dos escravos que vieram para o Brasil, estudando as profundas diferenças étnico-culturais da África Sub-Sahariana, seu modo de vida e explicando de maneira clara e sem “ornamentos” de pieguice o real significado da colonização européia (e da muito anterior interação com o mundo muçulmano) e seu impacto sobre as diferentes culturas.

Em suma: um livro bem escrito (por falar nisso, o autor é membro da Academia Brasileira de Letras), em linguagem acessível e que, sem grandilouqüências, dá um pano de fundo bastante acurado, uma análise desapaixonada e isenta de ideologias dos processos de interação das sociedades africanas com as civilizações muçulmana e cristã, e permite uma melhor compreensão do atual quadro caótico predominante no continente.

Eu recomendo enfaticamente esse livro, tanto para o público-alvo infanto-juvenil, quanto para nós, mais velhos, que aprendemos uma história deturpada pelo eurocentrismo, onde a África era apenas “um lugar de onde vinham os escravos negros”, como antes tinha sido apenas “um empecilho a contornar para atingir as Índias” na época das “Grandes Navegações” (e não é de estanhar que uma caipira do Alasca ignorasse que a África é um Continente… eu me arrisco a dizer que a maioria de nossos afro-descendentes brasileiros têm uma impressão igualmente nebulosa sobre a “Mãe África”, misturando os mitos dos Orixás e Nkisis livremente, e fantasiando uma “liberdade” absoluta, onde o que havia era sociedade extremamente tribal com “fronteiras” fluidas, fortemente ditadas por uma geografia de grandes contrastes).

Ficha Técnica:
Silva, Alberto da Costa e, 1931- . A África explicada a meus filhos. Rio de Janeiro, Agir (do Grupo Ediouro), 2008 (1ª Edição) (Sexto livro da coleção “Explicado a meus filhos”) 160 pp.
O exemplar foi uma cortesia da Editora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM