Muito além do DNA

O Projeto Genoma Humano prometia mapear todas as nossas doenças – manifestas ou potenciais – ao destrinchar o nosso material genético. Mas eis que a grande promessa genética para a medicina não vem do DNA, mas de seu “primo pobre” RNA.


Pesquisadores no mundo todo têm descoberto que são diversos os tipos de RNA com funções essenciais de controle da expressão dos genes e de muito o que acontece em nosso organismo. Mas a estrela maior tem sido o RNA de interferência, ou RNAi, com grande investimento da indústria farmacêutica.


Leia mais em “De servo a senhor“, na revista Pesquisa Fapesp de março, agora nas bancas. (A ilustração ao lado, publicada na matéria, é de Cárcamo)


Veja também vídeos explicativos e mais informações na ótima página da NOVA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. João Carlos disse:

    Francamente, não me surpreende. Um velho provérbio alemão diz que “o diabo se esconde nos detalhes”.Um DNA me parece muito com um organograma de uma grande corporação: fixa as políticas e metas. Mas o trabalho ainda é feito pelos operários.Me permita aproveitar para mandar um recado para o João Alexandrino: procure os “Ídolos de Bacon”… Afinal a principal tarefa da mídia não é “informar o público”; é vender exemplares…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM