Árvores em flor: espatódea

DSC01765.JPG

Muito comum nas cidades brasileiras – no estado de São Paulo, pelo menos – a espatódea é na verdade nativa da África. Daí outro nome popular, tulipeiro-da-áfrica. Florescem com generosidade, por muitos meses do ano. Agora, por exemplo, mas varia conforme o lugar.

É uma árvore de porte médio, chega até cerca de 25 metros, da família das bignoniáceas (a mesma do ipê e do jacarandá-mimoso). Os frutos são as vagens pontudas junto às flores, que quando maduros se abrem e soltam sementes aladas que se espalham ao sabor do vento.

Insetos e aves costumam fazer a festa nas grandes flores que suponho
cheias de néctar. Mas alguns estudos indicam que as flores têm substâncias
tóxicas que aumentam a mortalidade pelo menos das abelhas (veja aqui
e aqui). Prestes a me sentir culpada por gostar dessa bela árvore, fiquei aliviada por encontrar uma declaração de que não é verdade que o néctar da espatódea mata aves, apesar de conter um alcaloide alucinógeno (será por isso que já vi periquitos na maior algazarra em cima de uma delas?). Quem assina a nota é Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, que suponho ser do Centro de Estudos Ornitológicos.

A foto acima, de acordo com o levantamento feito pelo agrônomo José Hamilton de Aguirre Junior e divulgado no Raio X do Cambuí, é da espécie Spathodea nilotica. Fica em frente à casa onde morei nos últimos 3 anos. Esta é uma despedida e uma inauguração: daqui para a frente, terei outra espatódea para admirar da janela do quarto. Como diz meu concunhado, mudanças são uma boa fonte de novas memórias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 25 comentários

  1. “tulipeiro-da-áfrica”, pra mim é “maria-mijona”.
    []s,
    Roberto Takata

  2. Amara Pedrosa disse:

    Por aqui são chamadas de mija-mija, por conta do líquido que espirra dos botões, muito usados nas ‘batalhas’ infantis.
    Eu plantei uma no pátio de uma escola, continua lá, muito bonita. Somente depois soube que matava as abelhas. É uma pena.

  3. Bessa disse:

    Da utilidade dos seres:
    A espatódea foi minha companheira em uma infância de poucos amigos. Seja com seus botões mija-mija, seja (e principalmente) com as ditas vagens que pra mim eram barquinhos para comandos em ação! (Lembrando aqueles livros das antigas que apresentavam todos os organismos pela sua utilidade)

  4. dra_luluzita disse:

    e tem uma musica, num sei de quem com esse nome né?
    a primeira vez q eu escutei foi uma amiga me perguntando se era nome de doença…

  5. Maria Guimarães disse:

    jura? música chamada espatódea?? não conheço, se alguém souber me conta!

  6. Fernanda disse:

    Oi Maria! Espatódea é o nome de uma música que o Nando Reis fez para sua filha Zoé, que tem os cabelos da cor da espatódea. Para mim essa árvore é muito especial por dois motivos, o primeiro é pela infância, pois muito me diverti sob a sombra e com as flores dela, o segundo, bastante triste é que sob sua sombra e suas flores, no dia 2 de maio de 2010, enterrei meu anjo de 4 patas. Minha cachorrinha Kika, companheira,amiga de todas as horas, anjo… filha…
    Fiquei horas pesquisando para descobrir o nome da árvore de flores vermelhas que solta xixi (era assim que eu a descrevia por não saber seu nome). Que bom que descobri, pois para mim ela se tornou muito mais que especial, por guardar em seu redor toda a minha saudade.

  7. Maria Guimarães disse:

    oi fernanda,
    foi aqui que você descobriu o nome da espatódea? espero que tenha sido, fiquei emocionada. e é isso mesmo que motiva esta série “árvores em flor”: a gente vê uma árvore, cria uma ligação afetiva ou simplesmente (que não é pouco) se encanta com a beleza, e quer saber mais.
    a kika também era vermelha? fazia xixi! essas perdas são mesmo muito difíceis, que bom que você conseguiu uma despedida tão carinhosa. agora, aos pouquinhos, ela vai literalmente se transformar na espatódea. as próximas flores com aquela cor de fogo, as próximas sementes que passarem voando como minúsculas borboletas quase transparentes… todas elas vão ter um pouquinho da kika.
    todo mundo devia ser enterrado assim…
    obrigada pela referência da música!! vou procurar.
    um abração e volte sempre.
    maria

  8. Anna disse:

    Não conhecia essa árvore. Mas, em 2006 fazia constantemente um trajeto de Niterói(RJ) para Maricá(RJ) de ônibus. Durante a viagem, que durava e 2h, ficava admirando a beleza dessas árvores na estrada, em sua maioria com flores vermelho alaranjado e as vezes em amarelo. Lindas demais! Fiquei tão encantada que, um dia tive vontade imensa de retratá-las em um quadro, mesmo sem nunca ter me dedicado a pintura. Me inspirei e fiz as três em um campo. Hoje, por onde eu passo, busco a presença dela, e quando encontro canto: “você é linda mais que demais você é linda sim…”

  9. Igor Monteiro disse:

    Nando Reis tem uma bela músíca que tem o mesmo nome dessa árvore e também existe uma peça teatral que entra em cartaz hoje aqui em Alagoas que leva o mesmo nome: ESPATÓDEA.

  10. ary garcia disse:

    nao sabia da musica,mas conheco a espatodea pois em fernte da minha casa tem uma plantada a uns 40anos quando pequeno nos a chamavamos de “maria mijona” nos pegavamos o cacho de broto cortavamos o biquinho para espirrar uns nos outros,a agua tinha um cheiro forte mas na brincadeira quem se importava?

  11. eunice beatris intini disse:

    Adoro essa árvore ela é muito linda mesmo. Lembro dela no meu quintal onde plantei duas. Desde pequena até ficar imensa cheinha de flores avermelhadas.
    Tenho boas lembranças dessa linda árvore.

  12. Nelbe Uchoa Cyreno disse:

    Queria uma arvore que não demorasse pra crescer e me venderam uma muda de espatodia . nunca tinha ouvido falar dela e estava querendo um ficus mas resolvi planta-la. confesso que ela cresce muito rapido e atualmente estou curiosa pra ver suas flores. onde ela esta tem muitos apiarios e fiquei preocupada com estoria das abelhas mas não tenho coragem de corta-la.Gostaria de saber a veracidade dessas informações.

  13. ´Gabriel Éden disse:

    A Espadótea não é Toxica e não mata as abelhas não.
    Isso é boato
    Ela é possui uma substância alucinógena, mas não mata as abelhas.

  14. Boa tarde, tendo uma espatódea em minha casa quase encostada no muro há 4 anos. O canteiro e a calçada já estão apresentando rachaduras, a uma distância de mais ou menos 2 metros da entrada da casa. Gostaria de saber se as raízes poderão causar algum problema à estrutura da minha casa. Não gostaria de ter de cortá-la.
    Desde já agradeço a atenção.Aguardo resposta.
    Sanny

  15. Odair Stropa Dias disse:

    foi também amor a primeira vista. Quando a vi tão longe… com aquelas cores tão lindas, quis me aproximar para conhecê-la melhor ! e conheci, – tanto que arrumei uma muda, plantei na chácara, e hoje com seus 3,5 mtrs de altura, sorri com sua lindas flores. Estou muito feliz e agradecido a Deus por conhecer esta maravilha de sua criação. Abçs a todos seus admiradores;

  16. Carlos Jorge disse:

    estou aqui com duas destas, árvores no meio de dois prédios e preciso poda-las, pois, já ouvi boatos que em Teresópolis ouve um extermínio delas pois falaram que ela e toxica; Pois bem, peço que me oriente na poda ou no extermínio (se na poda pode tirar toda sua folhagem! pois se reproduz), ou se seu extermínio por ser uma verdade ou mito. sem mais agradeço

  17. cienciaeideias disse:

    Carlos Jorge, já foi discutido por aqui a questão de ela ser tóxica: não é (veja comentário do Gabriel Éden).
    Sobre a poda, infelizmente não sei informar. A minha, eu corto apenas os galhos que causam algum problema, como esbarrar no telhado. No mais, ela é bonita do jeito que é.
    Abraço, maria

  18. cleber disse:

    Tenho uma Espatódia em minha casa e está com cerca de 15 a 17 metros de altura com o tronco cerca de 1 metro de diâmetro. Queria saber quantos anos aproximadamente a árvore tem nesse tamanho.

    Cléber.

  19. Mirian disse:

    Eu sempre achei esta árvore linda e a apenas a uns 15 dias descobri o seu nome e agora pesquisei na internet pra confirmar. Adorei ler os comentários das pessoas que tbém gostam dela e que possuem uma perto de casa. Vou plantar uma também.

  20. Maria Guimarães disse:

    que legal, mirian. a da minha calçada me dá alegria o tempo todo.

  21. Maria Guimarães disse:

    cleber, não tenho ideia de quanto demora para crescer, nunca acompanhei uma desde o começo…

  22. Pamela Sousa disse:

    Minha linda espatódea deve ter uns 3 metros fiquei até assustada ao tamanho que ela pode chegar!! Ganhei uma mudinha quando plantei na calçada em frente a minha casa nem imaginava o que era? se era arvore frutífera ou não! Em meses ela já esta com mts flores… uma vizinha passou e disse q antigamente a flor dela era colhida por mulheres solteiras para arrumar casamento rs… Mas agora que pesquisei para saber seu nome, Poxa se ela crescer muito e começar a estourar a calçada “/ não sei o que fazer ñ qria retira-la!!! Mas se ela começar a atrapalhar a saída da garagem, e a fiação dos postes da rua! Nossa que triste! Alguém poderia me dizer se ela estoura a calçada? ou se todas crescem mesmo até 25 metros???

  23. carlos jorge disse:

    podei as duas arvores e verifiquei que uma floresceu e a outra ainda não pelo visto depende muito da sua floração já que ela floresce duas vezes pelo menos aqui (nova friburgo) pamela souza esta arvore atinge uma media de 25 metros a pois 50 anos ou mais mais se voçe poda-la de 5 em 5 anos manterá pequena.

  24. Tenho duas Espatódeas adultas (com cerca de 15 anos e 8m altura) floridas e uma (de 2 anos, aproximadamente, e 3,5m altura). Somente agora, pesquisando na internet descobri seu nome “Espatódea”, Tenho um páteo amplo onde tenho ainda, Jacarandá Mimoso, Flamboyans, Cedros, Ingazeiros, Palmeiras, Figueiras, etc etc. As Espatódeas, O Jacarandá Mimoso e os Flamboyans, destacam-se pela beleza exuberante de suas flores. Tenho como hoby cultivar as mudas no desejo de propagar a sua beleza, mas pena que muitos não tem o mesmo “AMOR ECO” pela Grande Mãe Natureza, Obra Prima do CRIADOR.

  25. Márcia Demarchi disse:

    Preciso de ajuda!!!!!!!!!!!!!
    Nasceu uma Espatódea no meu quintal, é a coisa mais linda que já vi,amo de paixão, o problema é que ganhei vizinhos novos, eles não acham a mesma coisa, a árvore está uns 10cm perto do muro de divisa, já viu as flores quando perde sua beleza caem, no meu quintal e no deles, o muro
    está com rachaduras do lado deles, enfim querem que eu corte minha árvore , será que a raiz desta linda árvore pode derrubar nosso muro??????????? Me ajudem por favor.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM