Árvores em flor: ipê-branco


Thumbnail image for Imagem013.jpg
Parece um tufo de algodão gigante, impávido em seu brancor enquanto os carros passam. É o ipê-branco (Tabebuia roseoalba), que infelizmente não se vê muito por aí. Não sei por quê, alguém me conta?

Vi esta hoje, de passagem pelo bairro onde morava em Campinas, o Cambuí (cambuí, aliás, é uma árvore que nem lá eu vi – só uma, que plantaram na praça mas morreu em seguida – então não entrou aqui nesta galeria). Pena que meu celular não tem boa resolução…

Fui procurar sobre ela e na wikipedia tem um verbete bastante bom, até com etimologia. Em vez de plagiar, fica aqui a indicação.

É nativa do Cerrado e do Pantanal, segundo esse site.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 19 comentários

  1. Anderson Arndt disse:

    Mto bonita né.

  2. Roberto disse:

    Oi Maria,
    Já morei no Cambuí, em Campinas, há vários anos atrás, e havia um pé de Ipê Branco na rua Major Sólon. Um dia ele amanheceu todo florido, no dia seguinte as flores estavam no chão. Parecia que tinha nevado. Guardo a cena na minha memória até hoje.

  3. HPLC disse:

    Adoro Ipês, são mesmo deslumbbrantes!

  4. MARCO disse:

    Há um ano consegui uma muda de 02 metros e a plantei na calçada de casa. Até o momento, agosto, não produziu flores…..mas ela está saudavel…é muito rara.

  5. adauto junior disse:

    ESTOU CULTIVANDO CERCA DE CEM MUDAS NO TERRAÇO DA MINHA
    CASA. DAQUI A ALGUNS ANOS ELAS ESTARÃO FLORIDAS COMO ESSAS
    QUE ACABO DE vê NESSAS FOTOS.

  6. romilda andre disse:

    em frente a minha casa tem um pé de ipê rosa e atras um outro amarelo, quando florescem nos prestigia com uma visão maravilhosa, nunca vi ao vivo o branco. Na foto também é maravilhoso.

  7. sonia maria de gouveia disse:

    Ipê florido é um espetáculo.

  8. bene rocha disse:

    oi maria tudo bem adorei essa foto eu sou fotografo a 27 anos ja fotografei ype roxo amarelo mais o branco foi de mais eu fotografei em jordanesia cajamar essa foto esta no mapa cultural paulista

  9. Nara disse:

    Parabens pessoas lindas que embelezam nossos olhos com imagens tipo essas dos ipês…o branco essencialmente é divino amo-os,inclusive meu nome no perfil do windows live é “flôr de ipê amarelo”,amo-os e copiei essas fotos para por em meu perfil.abraços e obrigada,por nos fazerem felizes enaltecendo essas maravilhas e falando sobre elas.

  10. OSMAR SOARES disse:

    QUE ARVORE MAIS LINDA …. GANHEI UMAS SEMENTE DE MEU CUNHADO QUE VEIO DO RJ NA EMBALAGEM TAH ESCRITO: “05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE” INFORMANDO QUE ERA SEMENTES DE IPÊ BRANCO, FIQUEI CURIOSO E VIM AQUI VER COMO ERA ESSA ARVORE E SIMPLESMENTE MIM ENCANTEI, SÓ ESPERO QUE ELA SE DER BEM AQUI NA BAHIA.

  11. […] Crédito da fotografia: http://scienceblogs.com.br/cienciaeideias/2010/07/arvores_em_flor_ipe-branco/ […]

  12. eu adoro Ipês mais eu comprei 2 mudas e nunca deu flores para eu ver a cor comprei como branco mais nâo conheço vejo pela internete e fico maravilhada espero que esse meu seja do branco

  13. tania cristina de lima disse:

    na minha casa nao temos o ipe branco, mas temos dois pes do ipe rosa
    que tambem acho muitolindo.

  14. Noel Bispo dos Santos. disse:

    Tenho um plantio de Ipê roxo e entre eles, um produziu só flores brancas, colhi algumas sementes e no viveiro nasceram bem. Já já plantei em local definitivo
    Estou preocupado se no futuro serão brancas ou não.

  15. Wilson Ferreira disse:

    Onde consigo comprar mudas do Ipê branco, em S.Paulo/SP, para plantio na chacara? Grato , Wilson

  16. cleuza de a rodrigues disse:

    tenho plantado na calçada de casa ,um pezinho de ipê branco ele tem tre s aninhos, fico sempre observando seu crescimento se seu tronco esta crescendo retinho , pensei que esse ano ele fosse dar flores mas ainda ñ foi esse ano . nossa ñ vejo a hora de ve-lo florido….

  17. moro em Baldim MG . nasceram no quintal da minha casa duas arvores de ype mas nao plantei simplismente nasceram. estou maravilhada com sua cor branca pois na regiao que moro nunca vi. esta é a primeira vez que lele esta florindo mas nao todo pois deram cachos espaçados. gostaria de saber como isto foi possivel e porq esta florido no mes de maio sendo que a epoca é a parti de agosto!!

  18. Maria Guimarães disse:

    nossa, claudia, que mistério! tem certeza de que são ipês? as sementes dos ipês são muito leves e têm uma membraninha que as faz voarem carregadas pelo vento. com isso, não vão tão longe quanto aquelas carregadas por animais. se não tem por perto da tua casa, não tenho ideia de como pode ter chegado lá! ainda por cima florindo antes da hora, vai ver o clima deu uma enganada neles… de qualquer jeito, aproveite bem!

  19. itamar barbosa da silva disse:

    Tenho também na porta de minha casa um pé de IPê branco, muito forte e bonito, deve ter uns nove anos que eu mesmo plantei, mas até o momento não floresceu e existe várias perguntas sobre esta situação e ninguém da uma resposta, porquê? Não existe estudo sobre isto?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM