Encontros com jararacas sem pernas amputadas

800px-Jararaca-verdadeira.jpgUma hemorragia que pode levar à amputação é característica de picadas das jararacas, responsáveis por 90% dos acidentes com serpentes no Brasil.

 

Uma equipe do Instituto Butantan, em São Paulo, agora demonstrou como a toxina jararagina se fixa em torno dos vasos sanguíneos e compromete sua integridade, causando sangramento local, segundo artigo publicado na PLoS Neglected Tropical Diseases.

 

“Quando ocorrem acidentes com jararacas, há dois tipos de sintomas: os locais e os generalizados. O soro antiofídico produzido em cavalos é capaz de neutralizar os efeitos sistêmicos, impedindo a morte do paciente, mas não consegue reverter os efeitos locais”, explicou Ana Maria Moura, uma das responsáveis pelo estudo, à assessoria de imprensa do Butantan.

 

No futuro, o novo conhecimento poderá dar origem a inibidores capazes de impedir a atuação da jararagina, que seriam usados em conjunção com o soro antiofídico.

 

Peguei a foto no Wikimedia Commons, de Fauna Pro

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. HPLC disse:

    Muito bom esse texto!

  2. Blogdonurof disse:

    Sempre é bom ver a veiculação de notícias sobre serpentes! Bastante informativo o post! Se permite vamos linkar seu post no blogdonurof 🙂
    Até mais!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM