Extraterrestres por todo lado

micropatos.JPG
1966, Walt Disney Productions

Na reportagem de capa da revista Pesquisa deste mês, conversei com alguns estudiosos do espaço sobre possibilidades de vida fora da Terra. O assunto é absolutamente fascinante, sobretudo quando se conversa com pessoas que acham bem provável que a vida esteja disseminada pelo Universo.

Mas não se trata de homens verdes nem monstros gosmentos. Nem micropatos, como na história do tio Patinhas que o Douglas Galante me mandou. Mais provavelmente seriam microrganismos. Quem diz ser possível é a bactéria Deinococcus radiodurans, que sobrevive a níveis inacreditáveis de radiação e, se as condições experimentais revelam algo, talvez faça viagens interplanetárias agarrada a grãos de poeira.

Quando estava escrevendo, ouvi num episódio do dispersando o Fábio Almeida comentar sobre um conto que parecia caber como uma luva na história que eu queria contar. Enchi o saco de meio mundo e achei. Ou melhor, o John Wieczorek, amigo de Berkeley, recrutou a ajuda de mais um amigo e me mandou o resumo de “Pictures don’t lie”, publicado por Katherine MacLean em 1951. E que também deu origem, em 1962, a um episódio para a série de televisão “Out of this world”, apresentada pelo ator Boris Karloff.

Conto aqui rapidamente. Quem não quiser saber a história, pode pular este parágrafo. Os tais extraterrestres interceptam o sinal da televisão e aparecem pedindo permissão para visitar. Vendo pessoas parecidas conosco e falando uma língua compreensível (inglês, claro), o representante do governo obviamente aceita. Combinam tudo direitinho, vão se comunicando ao longo do caminho. Mas quando a nave pousa, não encontra o comitê de recepção. Nem os terráqueos veem os visitantes, que acusam os anfitriões de lançá-los numa armadilha, um pântano cheio de monstros que começam a devorar a nave. Pois os monstros, descobre-se no fim, eram protozoários.

O Igor achou uma sensacional versão radiofônica, que vale muito a pena para quem tem os ouvidos treinados pro inglês (ou quer treiná-los). Para um pouco da ciência que alimenta a ficção, não esqueça minha matéria!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. Osame Kinouchi disse:

    Maria,
    Voce conhece o livro A Voz do Mestre (His Master Voice) de Stanislaw Lem? Acho que vc iria gostar muito. Uma intensa discussao filosofica sobre a possibilidade do Contato. Melhor que o livro Solaris (que virou filme), do mesmo autor.

  2. Excelente, Maria! Bactérias são “danadas” mesmo. Resistem a temperaturas extremas, viajam pelo espaço…
    Legal, aprendi um monte!

  3. Wagner Vilas disse:

    O extraterrestre dominante não se deixa ser identificado. Mas, somente Ele pode querer se identificar.
    É permitido ao homem encontrar planetas habitáveis. Porém, sem vida inteligente.
    Não temos tecnologia que os interessa. Mas, temos a vida que mais o interessa.
    O homem luta por terra. O extraterrestre por vida. Domina e disciplina de forma indireta e inteligente.

  4. Maria, um historiador amigo meu defendeu uma dissertação sobre a historicidade dos discos voadores e extraterrestres. O trabalho dele foca o que saiu na imprensa brasileira no início da Guerra Fria. Fiz uma notícia sobre o trabalho dele pra ComCiência.
    Link pra notícia:
    http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3&noticia=645

  5. Maria Guimarães disse:

    oi danilo, obrigada pela indicação! vou olhar.

  6. Ana disse:

    Extra-terrestre e Ovnis sao demonios que se materializam em diferentes formas, para ver isto basta ver o filme contatos de quarto grau, que tem imagens do filme e imagens reais, o demonio que se faz passar por extra-terrestre menciona com odio partes da bilblia, e quem le a biblia sabe que o que ele fala esta lá

  7. Carlos disse:

    Oi, Maria…
    em 1938, nos EUA, foi ao ar uma peça radiofônica chamada “Guerra dos Mundos”, de Orson Welles e que causou um pânico coletivo na cidade em que foi transmitida.
    Neste site você pode encontrar mais algumas informações sobre a obra:
    http://www.dw.de/1938-p%C3%A2nico-ap%C3%B3s-transmiss%C3%A3o-de-guerra-dos-mundos/a-956037

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM