Arte na ciência, ciência na arte

gal_1.jpg

Em junho, a ilustradora Larissa Ribeiro recebeu uma encomenda inédita para ela: transformar o gráfico ao lado num móbile.

A ideia era produzir uma ilustração bonita para a reportagem “A vida das palavras“, escrita pelo Igor Zolnerkevic para a Pesquisa, sem perder informação.

Não tive nada a ver com o processo de produzir e ilustrar a reportagem, mas conversei com a Larissa para fazer as legendas da galeria de imagens que mostra o processo de confecção do móbile. Adorei, e como sou de todo jeito louca por móbiles, não resisto a contar.

O gráfico (dá para ver maior, clicando nele) mostra como a popularidade de certas palavras mudou entre 1998 e 2000. Na galeria de imagens a legenda (feita pelo editor de ciência da revista Ricardo Zorzetto e conferida pelo Igor) explica melhor.

O primeiro desafio era montar as palavras. Larissa queria fazê-las do zero, mas acabou se rendendo ao prazo e comprou um pacote de letrinhas de macarrão. O longo processo zen (“minha mãe diz que tem um chinês dentro de mim”, ela contou) de separar as letras acabou sendo providencial para que a ilustradora pudesse bolar a melhor forma de arquitetar o móbile.

Depois de coloridas as letras e montadas as palavras com fitas adesivas e longos fios, Larissa imprimiu o gráfico original e pendurou ao fundo, enquanto ia costurando os fios numa placa de isopor para acertar a altura e a profundidade. O tal chinês dentro dela ficou realizado com trabalho tão meticuloso. E as letrinhas tomaram conta do espaço: até hoje devem estar aparecendo dentro das gavetas.

O resultado é um lindo encontro entre ciência e arte, vale a pena conferir. Tem mais fotos na página da Larissa no flickr. Quem acompanha a Pesquisa reconhecerá ali também as recortagens (existe essa palavra ou tou inventando – para quem sabe perpetuar na rede?) que ilustraram uma das minhas matérias sobre palestras do ciclo do Ano Internacional da Química.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 6 comentários

  1. André disse:

    Muito interessante. Divulgar a ciência é preciso.

  2. Que legal compartilhar os bastidores da ilustração da matéria, Maria. Fiquei impressionada com a habilidade manual, criatividade e paciência da Larissa Ribeiro.
    No Broad Institute tem um móbile filogenético, bem interessante: http://www.broadinstitute.org/blog/info-foto

  3. Maria,
    Este tipo de Mobile tem a ver com aquele Tesauro da Internet, o visual thesaurus?
    http://www.visualthesaurus.com/

  4. Maria Guimarães disse:

    osame, não conheço o visual thesaurus. me diz você: você acha que tem a ver?

  5. Seu blog traz posts, muito bacanas e interessantes, parabéns pelo trabalho!

  6. “Recortagem”?! Isso sim é Arte na cIẽncia, Ciência na arte! Vamos continuar criando! Somo artistas! Somos cientistas!
    http://cienciadearte.blogspot.com.br/

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM