A palestra de três minutos

Às vezes, todo o tempo que você tem para explicar um projeto de pesquisa é uma viagem de elevador.

Noite de sábado, um colega no happy hour do departamento te apresenta alguém que pode ajudar a tirar da gaveta aquele projeto que há tanto tempo você espera por em prática, acontece que ela já pediu o carro ao manobrista. Você tem três minutos para convencê-la da importância do seu projeto. Os segundos vão passando e você introduzindo a grande área de conhecimento onde o projeto se insere. Quando o manobrista entrega a chave você mal teve tempo de chegar até o desenho do experimento. Num instante você combina de mandar um e-mail com o projeto completo, tomara que ela tenha tempo de ler.

Frequentemente surgem oportunidades de vender uma ideia num tempo escasso. É provável que você informe mais pessoas sobre seus trabalhos em conversas desse tipo do que através de artigos e projetos de pesquisa. Quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas chances de sucesso. Pense nas suas principais pesquisas do momento e tente transformá-las numa conversa informal de três minutos.

Algumas dicas:

  • Subverta a ordem óbvia das partes. Em vez de começar pelo contexto teórico, conte logo sua conclusão (caso seja uma pesquisa completa) ou sua pergunta e objetivo (no caso de um projeto).
  • Guarde os segundos finais para responder um “E daí?” imaginário para aquele interlocutor. Explique por que ele deveria se interessar pelo que você contou.
  • Não conte com nenhum recurso visual, nem guardanapo e caneta podem estar disponíveis. Vale gesticular.

E se você não dispuser nem de três minutos? Experimente o modelo abaixo como um exercício de apresentação em 30 segundos:

Meu grupo de pesquisa descobriu que____. O surpreendente é que antes se pensava _____, mas _____ abria espaço para dúvidas. Por isso usamos a técnica _____ e observamos que _____. Isso pode te interessar porque ______.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM