A nova revisão por pares e a internet

O que mais vem por aí? É esperar para conferir! (Imagem: grcorporate.com.br)

Novas ferramentas de avaliação de artigo têm surgido seguindo a tendência da Web 2.0. Periódicos como a PLoS e mesmo a Nature têm oferecido um campo de comentários após todos os seus artigos online. Acompanhar essa discussão entre o público e os autores é frequentemente muito rico para aqueles artigos de maior impacto dentro da sua especialidade. Outros têm dado acesso aos comentários dos revisores no formato de arquivos suplementares, embora poucos leitores se interessem por acessar esse material.

Não acredito, no entanto, que essas alternativas venham a substituir a revisão por pares tradicional e anterior à publicação de um artigo, como alguns pesquisadores sugerem. Tenho certeza que a interatividade permitida pela internet vai mudar a aparência dos nossos periódicos, mas cientistas, por incrível que pareça, são pessoas conservadoras.

Diversas novidades vêm por aí. Imagine um artigo modificável após sua publicação e sem uma versão definitiva. É claro que as alterações seriam rastreáveis. Outra opção são produções colaborativas entre pesquisadores de localidades muito diferentes intermediada apenas online. E se fosse possível citar comentários e revisões feitos em artigos publicados? O caráter hipertextual dos artigos eletrônicos deve aumentar, incluindo vídeos, sons, objetos tridimensionais e infográficos interativos, além das figuras que já conhecemos, dentro do próprio artigo. A rede mundial também promete acelerar o processo de publicação. Estes são alguns benefícios que já são possíveis e que se tornarão mais e mais corriqueiros graças à internet (Bloom, 2006).

O que mais vem por aí? Vai saber! A velocidade e criatividade oportunizadas pela internet são surpreendentes. É esperar para conferir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM