Produzindo o seu melhor pôster de congresso

 

Um painel bem desenhado irá prender sua audiência (Foto: Froukje Kruijssen; CC BY-NC-SA 2.0)

Um painel bem desenhado irá prender sua audiência (Foto: Froukje Kruijssen; CC BY-NC-SA 2.0)

No texto de hoje aprenderemos alguns conceitos de design aplicados de maneira bem prática à construção de painéis para congressos científicos. Como falamos no post anterior, o painel é provavelmente a sua primeira produção científica, então seria interessante começar com o pé direito.

Partes:

O pôster costuma incluir um título, a lista de autores e sua afiliação, uma introdução (que pode incluir ou estar separada da sua pergunta, hipótese e objetivo), os métodos, resultados, sua discussão (que pode incluir ou não a conclusão) e os agradecimentos. Sendo possível, sugerimos que tanto a conclusão quanto a pergunta, objetivo ou hipótese estejam num tópico à parte. Mesmo que o evento no qual você irá participar não permita colocá-los num tópico separado, sugerimos que eles fiquem visualmente bem destacados do texto geral com negrito ou uma cor de fonte diferente.

Painéis não devem conter um resumo. O público já terá seu resumo nos anais do congresso, além disso, se seu painel precisa de um resumo, então resuma todo o texto principal. Um erro bastante comum é utilizar o mesmo resumo enviado para aprovação do congresso no painel. Naturalmente, trechos irão se repetir, mas é conveniente que cada mídia tenha um formato apropriado.

Também aconselhamos retirar a bibliografia do pôster. Acreditamos que não é para isso que se presta um pôster de congresso. É claro que você pode e deve citar outros trabalhos num painel e, nesse caso, referenciá-los adequadamente. Só achamos que não se deve usar espaço do pôster para isso. Incluir as referências numa folha extra impressa é suficiente caso alguém queira consultar. Mesmo assim, há eventos e orientadores que pedem uma bibliografia no painel. Nesse caso, inclua o mínimo de citações e em fonte pequena.

Texto:

Já que falamos de fonte, algumas outras dicas sobre o assunto. O painel será exposto num salão amplo e cheio de pessoas circulando com pressa, seu texto deve ser visível de longe. Portanto, use fontes grandes e legíveis. De forma geral, sugerimos as medidas abaixo para as diferentes partes do texto, incluindo uma estimativa da visibilidade que ela terá. Outra questão importante é o tipo da fonte. Evite fontes muito rebuscadas ou com serifa, pois são menos legíveis e mais cansativas. Também evite usar só caixa alta no título, que além de dificultar a leitura, passa a impressão de que o autor está gritando ou tentando se impor a qualquer custo.

Tamanho Onde usar Distância de legibilidade
>88 Título 5 m
54 Autores 3,5 m
36 Título das seções e destaques 2 m
24 Corpo do texto 1,5 m
18 Agradecimentos, bibliografia, endereço do autor… 1 m

 

Você vai perceber que, ao organizar seu texto em colunas ou dentro de caixas de texto, será mais difícil usá-lo de forma justificada sem que apareçam espaços enormes entre as letras e palavras. Não se preocupe, use o texto alinhado à esquerda.

Finalmente, quanto à quantidade de texto, lembre-se que as pessoas terão uma grande lista de trabalhos interessantes para olhar, não haverá uma cadeira em frente ao seu painel para elas passem muito tempo lendo e, o mais importante, você deverá estar ao lado do painel para conversar com o visitante. Assim sendo, reduza ao máximo possível o seu texto. Não há um número mágico aqui, mas se vocês quiserem uma meta a alcançar nós sugeriríamos 250 palavras no corpo do texto e um título de no máximo duas linhas.

Figuras:

Seu painel ganhará vida com as imagens, portanto use-as. Você pode trocar a lista de autores só escrita por seus nomes acompanhados de fotos (ajuda a saber quem é o responsável pelo estudo naquele mar de gente), pode usar o brasão da sua universidade no lugar da filiação, pode converter a metodologia num fluxograma e ainda pode resumir seus resultados a gráficos ou fotografias. Pense em qual a sua principal descoberta naquele painel. Agora pense na figura que melhor a representa. Esta figura deverá estar em destaque no painel, seja pela posição central, pelo tamanho maior, ou alguma outra forma de destaque, mas atenção, inclua apenas figuras que te ajudem a explicar seu trabalho ao visitante.

Garanta que suas imagens atendem à resolução ideal, uns 300 dpi devem ser suficientes, assim como o foco e o contraste devem estar adequados. Também inclua uma legenda explicativa para o caso de você ter ido ao banheiro ou dar uma volta nos outros painéis na hora que chegar um interessado. Falaremos mais sobre cores abaixo, mas lembre-se de usar um conjunto harmônico de cores nos seus gráficos.

Formatação:

É na formatação que muitos erros ocorrem. A aparência geral de seu trabalho é importante para atrair (ou afugentar) pessoas. Primeiramente, escolha um fundo para seu painel. Fotos raramente terão a definição e a regularidade necessárias para tornar seu painel legível. Inclua fotos como figuras, nunca como fundo. Prefira uma cor uniforme diferente do branco, um padrão homogêneo ou um degradê suave.

Seu programa de edição de painéis ou mesmo sites de design podem dar boas ideias de combinações de cores para usar no fundo, caixas de texto, gráficos e fontes. Siga sempre o padrão de cores apontado pela paleta que você escolheu, e atenção à precisão, você pode não notar a diferença entre duas cores muito próximas, mas seu público pode perceber. Evite tons muito gritantes ou com baixo contraste entre si que atrapalhem a leitura. Também restrinja-se a três ou quatro cores diferentes na paleta para evitar transformar seu painel num carnaval de cores.

Organize seu conteúdo no painel. Garanta que o leitor saberá por onde segue a ordem lógica das informações. Certifique-se também de alinhar elementos como caixas de texto e figuras. Deixe espaços sem texto ou imagens para o leitor descansar os olhos. Atente para o tamanho de painel definido pelo congresso (em geral algo em torno de 90 x 120 cm e decida se prefere dispor suas informações em formato retrato (o mais comum) ou paisagem.

Com um mínimo de trabalho e bom senso sua produção ficará agradável e fará brilhar ainda mais os dados importantes e inovadores que você tem para apresentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. Várias questões podem ser colocadas na forma que o painel é formatado: Vc estará ao lado para explicações; O painel ficará exposto sem ninguém para explicações; etc. Creio que se alguém estiver ao lado para explicação, o melhor seria uma forma de infodados. A produção como você apresenta parece muito como os resumos de congressos são apresentados e padroniza a procura da informação por aqueles que visitam os painéis. Recentemente apresentei um trabalho onde coloquei as informações na forma de uma história a ser seguida e fui bem sucedido na minha tentativa. Um abraço.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM