A crise dos sete anos… Adeus!

Screenshot 2016-02-21 16.55.41No dia 29 de junho de 2009 eu publiquei a primeira postagem do Cognando. Tudo começou com a minha idéia modesta de mostrar para as pessoas um pouco do meu mundo acadêmico. Meu objetivo era mostrar para aquelas pessoas que não estão necessariamente inseridas no meio acadêmico, como é legal estudar e entender um pouco daquilo que se passa na nossa cabeça. No fundo, o Cognando sempre foi meu espaço para mostrar a minha empolgação pela mente e pelo comportamento humano.

Foram quase 7 anos mostrando que a nossa mente é muito mais interessante do que de fato parece. Nesses quase sete anos, mostrei que depressão não é brincadeira, mostrei que sempre estaremos felizes com aquilo que temos, e mostrei até que esse negócio de ciúmes é foda. Tem muita coisa legal aqui!

Dando uma lida nas postagens anteriores, notei como meu discurso mudou. Passou de um discurso altamente acadêmico para um discurso mais coloquial e menos pedante. Isso foi um ponto positivo. Acho que a divulgação científica precisa de menos pedantismo e mais utilidade pública. No final das contas, ciência só serve para auxiliar no avanço de uma sociedade no momento em que ela sai desse espaço altamente elitista que é a academia. Mas isso é assunto pra outro dia. Outro fórum. Não aqui.

Hoje, dia 21 de fevereiro de 2016 anuncio oficialmente o fim do blog Cognando. Não pretendo publicar mais no Cognando. Acredito que a divulgação de ciência no Brasil tem tomado rumos diferentes (até legais), mas que, nesse momento, o Cognando não se encaixa nesses rumos. Cognando está velho e não consegue mais correr :-)

Para os leitores que sempre acompanharam o blog: obrigado! Para os leitores que descobriram o Cognando agora: os textos ficarão disponíveis por aqui. Aproveitem. E pra quem não conhece o Cognando: well, too late!

Para o Scienceblogs Brasil: um obrigado especial pelo espaço, paciência e respeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About André L. Souza

Assistant Professor Department of Psychology The University of Alabama www.andreluizsouza.com
This entry was posted in Psicologia Cognitiva. Bookmark the permalink.

26 Responses to A crise dos sete anos… Adeus!

  1. Poxa, que triste notícia.

    Mas que continue sua trilha de sucesso acadêmico.

    (Na esperança de que, pelo menos, dê um alô por aqui de vez em quando.)

    []s,

    Roberto Takata

  2. ana laura says:

    é muito triste ver essa noticia, o que será de mim?

  3. Jonathan says:

    Irei sentir falta do cognando, mas entendo a sua decisão.

  4. Alexandre says:

    Descobri o blog após o Nerdcast contando sua história e gostei muito do blog. Uma pena ele ter chegado ao fim. Espero que volte.
    Abraços!

  5. Magnus Deon says:

    É dos meus blogs preferidos no Scienceblogs.
    Deixarei o lugar vago…

  6. José Luiz Silva Junior ( Wartt) says:

    Ola André ! Fico triste com esta notícia. Gostei muito de seus estudos. Desejo a você muito exito em sua jornada de vida! Você me inspirou em algum dia criar meu próprio Blog sobre filosofia e vida.
    Obrigado pela sua atenção!

    Jose Luiz!
    Existencial.

  7. Vinicius Rodrigues says:

    Triste notícia, André! Um dos meus maiores motivos para acessar o Science Blogs era a sua página. Que pena. Espero que volte com alguma novidade em alguma outro meio. Muito obrigado!

  8. Vitor says:

    Espero que continue no Nerdcast :D

  9. Bianca says:

    de repente, vai que vc nao poste mais por aqui, mas seja colunista de outro site…Continue a escrever!

  10. Aninha says:

    Noooooooooooooooooooo!!! Please, don’t go!

  11. Nicolas says:

    poxa tinha conhecido esses dias e tava gostando muito :l

  12. NerdPower says:

    André, cheguei aqui pelo nerdologia e pelo nerdcast. Espero que o fim desse ciclo signifique o início de um canal no youtube, um podcast, ou mais interações por outros meios mais modernos. Obrigado por manter o blog!

  13. Kelly Roberta says:

    Notícia triste, é o meu blog favorito.
    André, muito obrigada por sua atenção ao blog, aos emails de madrugada (Cara, como você responde rápido!) e por todo seu empenho e dedicação durante esses anos.
    Sucesso por onde andar. Muita luz.
    Um abraço!

  14. Marcelo says:

    Mas que notícia triste, descobri seu blog hoje (27/02/2016) e descubro que cheguei tarde… Mas pelo menos ficarão as postagens anteriores, de qualquer forma, obrigado pelo trabalho nesses últimos anos.

  15. Nariah Lisboa says:

    Ótimo blog, triste noticia.
    Não vinha aqui há tempos, e esses dias, quando estava re-escutando um podcast resolvi voltar para ler um bocado.
    Fico chateada pelo fim do blog, e torço pelo início de algum outro tipo de canal de comunicação, adoro esse conteúdo, e ficaria satisfeita até mesmo com mais participações no nerdcast, visto que já escutei ao menos uma vez todos nos quais você participou.
    Espero sucesso na tua carreira, que tenhas o que mereces pelo excelente trabalho!!!

  16. Akemi says:

    Também cheguei tarde, que pena! Vou aproveitar os posts que já existem. Obrigada!

  17. Gustavo Dupim says:

    Que notícia hein. Uma pena. Comecei a acompanhar seu blog, assim como sua jornada e história em 2012 André. Vc foi um dos, se não o maior responsável, para eu lutar e ir para a área que eu gosto, que é a Psicologia. Hoje estou quase formado, e devo grande parte do meu conhecimento ou minha vontade e tê-lo aos seus ensinamentos nos mais variados tipos de mídia.
    Obrigado! Pela vontade de passar o que gosta a diante. Contagiando mais e mais pessoas a fazer o mesmo. Precisamos de pessoas assim, especialmente aqui, no Brasil, precisamente, no RJ.

  18. Leonardo says:

    Não creioo!! Espero que volte algum dia… ou que continue postando em algum outro blog.

    Se for do seu interesse, tem um palestrante do qual ainda não criei uma opinião. Iria pedir para vc fazer um post sobre esse assunto, mas agora acho que não vai dar.. rs

    Se puder dar uma olhadinha, gostaria da sua opinião:
    https://www.youtube.com/watch?v=p8vns67a-Wc
    https://www.youtube.com/watch?v=xiKmJycj4Ao

    Tudo de bom. E muito obrigado.

  19. Matheus de Sá says:

    Puxa vida, que pena.

    Obrigado por tudo que você criou e compartilhou aqui.

  20. Willian says:

    Uma vez a cada duas semanas eu entro só pra ver se esse post foi excluido

  21. Marco says:

    Po Andre volta… saudades do cientista humildão :/

    Eu sei que você é muito atarefado mas teria alguma chance de aparecer em outra mídia? Suas participações no NerdCast são sempre excelentes, já pensou em ter seu própio podcast ou algo do tipo?

  22. Isabelle says:

    Não acredito que acabou :(
    Sua história é linda. Parabéns por todas as realizações da sua vida.
    Eu havia desistido de cursar psicologia, por estar tentando a um tempo já entrar na Federal.
    Mas depois que ouvi o NerdCast, fiquei emocionada, e encontrei a força de vontade em mim que eu achei que nunca ia ter. Obrigada <3
    Tu é o cara.

  23. Diogo Thou says:

    Tive lições geniais aqui, li textos incriveis e aprendi bastante…triste saber desta noticia :( Grande andré

  24. Davi Santos says:

    Excelente Artigo ! Estou adorando visitar este blog, sempre tem artigos interessantes, sempre estou visitando e lendo os artigos, sempre tem artigos de qualidade como este, muito bom.

    Parabéns !

  25. Junior says:

    Olá André, tem um tempão que publicou isso, tava sem tempo pra vim aqui kkkk, tomara que um dia volte a postar, eu sou estudante de psicologia e comecei a faculdade de depois que conheci seu trabalho num nerdcast e depois vim parar aqui, estou amando o curso, obrigado por esses anos, vê se não some.

Leave a Reply

Your email address will not be published.