1518-lec2-1536x865

O Blog

Este é um blog dedicado à Paleontologia e ciências afins. O conteúdo é escrito por paleontólogos de diversas instituições brasileiras, que se reuniram com o intuito de divulgar ciência e o amor pela Paleontologia.

Aline Ghilardi
Aline Ghilardi

O blog ‘Colecionadores de Ossos’ foi criado no dia 13 de março de 2010, idealizado pela bióloga/paleontóloga Aline M. Ghilardi. Com o tempo, a ideia dos ‘Colecionadores de Ossos’ cresceu e muitas pessoas se juntaram à causa, passando a produzir conteúdo em conjunto. Em 2011 o blog integrou a plataforma Science Blogs Brasil e em 2012, o que era o ‘Colecionadores de Ossos’ cresceu e virou, além do blog, um site, uma página no Facebook e um Canal no YouTube.

No blog são abordados diversos temas envolvendo Paleontologia, Geologia, Biologia, Ecologia e outras áreas relacionadas. As postagens abordam assuntos curiosos, de destaque na mídia, com relevância nacional e internacional e também assuntos polêmicos, que demandam atenção e diálogo com o público geral. Buscamos, sobretudo, tornar os textos acessíveis, usando uma linguagem popular e, sempre que possível, procuramos também relacionar os temas da ciência a assuntos da cultura geral.

As postagens são reguladas por todos os colaboradores, então a qualidade do conteúdo é garantida. Possíveis opiniões embutidas nos textos são de total responsabilidade dos autores das postagens e, de forma alguma, refletem a opinião do grupo como um todo.

“Divulgar a ciência – tentar tomar os seus métodos e descobertas acessíveis aos que não são cientistas – é o passo que se segue natural e imediatamente. Não explicar a ciência me parece perverso. Quando alguém está apaixonado, quer contar a todo o mundo (p. 42, Sagan, 2006 – O Mundo Assombrado pelos Demônios).”

“As conquistas científicas só servem se estão a serviço do povo.” (Ramón Garrillo)

Publique o seu texto nos Colecionadores de Ossos:

Colegas paleontólogos do Brasil a fora (ou fora do Brasil) estão convocados para submeter artigos para o o nosso blog. Para divulgar seus temas de pesquisa, área de estudo, a paleontologia regional, artigos recém-publicados, grupo taxonômico favorito, questões controversas da paleontologia e ciências afins, revisões, curiosidades da área, etc. Aguardamos ansiosamente a sua participação. O objetivo desse canal é ser plural e ao mesmo tempo integrar o conhecimento na área. Unir a paleontologia.

A formatação dos textos cabe ao autor ou autores e o conteúdo é de total responsabilidade do(s) mesmo(s). O(s) autore(s) deverão incluir nome, instituição ao qual está(ão) vinculado/a(s), uma breve descrição sobre a relevância do artigo (um parágrafo) e o artigo propriamente dito em formato doc (em arial 12, limite de aproximadamente 2 páginas de texto sem contar as figuras) com as imagens anexadas em formato jpg devidamente indicadas e com referências. Os artigos deverão ser enviados para [email protected], assim como qualquer dúvida deverá ser direcionada ao mesmo endereço eletrônico. O texto será devidamente creditado.

A colaboração de vocês é fundamental para o fortalecimento da divulgação paleontológica! A ciência já tem o carisma, agora resta trabalhar para conquistar de vez o público para esse universo maravilhoso.

O pessoal do Colecionadores agradece e ficamos no aguardo ansioso pelas colaborações de vocês!


2 ideias sobre “O Blog”

  1. [email protected] disse:

    Oie bom dia . Achei esqueletos d animais pequenos comparei cm outros animais domésticos são diferentes s vcs por favor pode m ajudar a identificar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um blog sobre Paleontologia e ciências afins.