Livro: Guia do Observador de Nuvens

Sou aficcionado por nuvens. Um aficcionado um pouco relapso, na verdade, já que poucas vezes parei realmente pra estudar suas características, formação, etc. Sempre me limitei a observá-las e, no espírito da “Sociedade dos Observadores de Nuvens”, a denunciar a chatice da “ditadura do céu azul”. Se  você também é um apreciador de nuvens, esse livro, escrito por Gavin Pretor-Pinney e traduzido recentemente para o português, é um ótimo ponto para se iniciar no estudo das “nossas amigas fofinhas”.

Cada capítulo concentra-se num tipo de nuvem e, além de caracterizá-las, também explica alguns conceitos básicos de Física e de outras ciências necessários a compreensão dos vários fenômenos relacionados a cada tipo. Usando uma narrativa bem leve, e por vezes engraçada, o autor também comenta mitos e histórias que envolvem as nuvens assim como sua utilização nas artes.

Mas nem tudo são flores. Para um livro de divulgação científica, ele se excede um pouco e acaba ficando um pouco chato quando, a cada capítulo, se dedica a caracterizar as espécies e variedades de cada tipo de nuvem. Outro ponto fraco é que as fotos utilizadas são em preto e branco (tanto na versão brasileira quanto na original) diminuindo a beleza e o impacto das imagens. Há apenas um pequeno encarte no meio do livro com imagens coloridas impressas em papel de melhor qualidade.

Enfim, apesar dos defeitos, o Guia do Observador de Nuvens é um bom livro de introdução para aqueles se interessam por nuvens mas não tiveram a chance de ter um intrução formal no assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Shibumi disse:

    Gosto do céu como um todo…
    Gosto do azul celeste em dia frio…
    Vou ver se encontro esse livro.

  2. Renan disse:

    Hahahha, você faz biologia. Você tem muito tempo livre =P. Vamos marcar sim^^

  3. Luciane disse:

    HAHAHAHHAH… Renan, é por isso q eu te adoro!!! heuheuehuehe….
    **Gostei do aficcionado (incluirei nas minhas falas, ja q o verbo defenestrar nem é mais incluido em dicionarios, preciso d novas palavras p impressionar, heuheuhe)
    Mas então, o problema de ler esse livro – por agora – é q alguem pode achar q n tenho nada mais a fazer ou ler.. o q é uma pura injustiça, rsrsr..
    então, q tal marcarmos um sorvete ou mesmo um ru e eu te escuto falando das nuvens?!?!??!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM