Hoje é Dia de Falar como Físico!

Ora ora, senhores. Eis que chega o dia mais esperado do ano: o Dia de Falar como Físico! É o dia em que todos são convidados usar o mais refinado jargão científico em suas conversas. Os Físicos fazem isso o tempo todo! Ano passado escrevi algumas lições de vocabulário (básico, intermediário e avançado) para que você, leitor não-físico, pudesse participar. Eu gostaria de ter feito outras lições este ano, com mais antecedência, mas algumas barreiras de potencial me impediram e tunelar não eram uma opção.

Falar como Físico é utilizar expressões que possuem um significado preciso na Física para situações do dia-a-dia. Este ano, o QF escreveu sobre alguns casos que aconteceram com ele. Para um Físico, o sabor do suco do bandejão não é simplesmente incognoscível por parecer ser de várias coisas ao mesmo tempo. É antes um superposição de sabores. Num caso específico, e de fato surpreendente (leitores pelo feed vão ter problemas para ler a expressão abaixo):

Ou seja, um estado superposto que, a cada gole, tem a chance de colapsar para um ou outro sabor, desde que você não leia o cartaz do cardápio =P.

Hoje também é dia do número Pi. É claro que para aqueles que marcam a data como mm/dd/aaaa, o que faz o dia de hoje ser 3/14, ou seja, os primeiros três dígitos do número Pi. Imagino que os matemáticos tenham ficado bastante felizes em 1592 :D. Para nós que marcamos a data de uma maneira menos ilógica, infelizmente, não há um dia “exato” já que abril só tem 30 dias. Por outro lado poderemos comemorar o dia aproximado de Pi em 22 de julho já que 22/7 = 3.1428… Em todo caso, ouça abaixo a musica do Pi. Ela é bastante irracional…

Também se comemora o 130º aniversário de Albert Einstein. Mas ele não é lá tão importante, não é =P

E ninguém contou seus “causos” para o Dia de Falar como Físico, como sugeri aqui. Shame on you! Aqueles que tiverem algum para contar podem por nos comentários. Seria muito legal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. rossana disse:

    Sou fisica, se vc quer falr comigo , to a disposição, mas mande ante suma foto, please.

  2. Emanuel disse:

    Não sou físico nem nada, porém achei sua coluna no mínimo interessante e também muito bem humorada, já que estes assuntos pra mim não são nada usuais.
    xD

  3. Renan disse:

    Não, Erich, não sou. Por que pergunta?

  4. Erich disse:

    Amigo, você é do IF-USP???

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM