Fotografia científica: Macrófitas aquáticas

Gostaria de comunicar a estréia no nosso blog de um espaço destinado a fotografia científica. Eu e o Breno publicaremos fotos que tenham uma temática científica, preferencialmente ecológica, no blog apartir de hoje. Tentaremos buscar fotografias de diferentes fontes como contato pessoal (como é o caso da fotografia de hoje), através de sites da internet, envio por nossos leitores, etc. A idéia é que além da foto em si, teremos uma pequena descrição da mesma, trazendo assim um contexto científico a imagem.

Aquatic macrophytes
A fotografia de hoje foi feita por quem escreve este post. Ela mostra de perto a realidade da região marginal de uma lagoa costeira tropical (Lagoa Cabiúnas, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Região Nordeste do estado do Rio de Janeiro).

Podemos vizualisar em primeiro plano a inflorescência de cor branca da macrófita enraizada Nymphaea ampla L., conhecida em bom português como ninféia. Esta planta é caracterizada pelas largas folhas que se localizam no espelho d´água (não confundir com Victoria amazonica, a famosa Vitória-régia, que é da mesma família Nymphaeaceae). Podemos ver também mais ao fundo outra macrófita enraizada que normalmente é confundida com a ninféia, mesmo pertencendo a uma ordem diferente. Ela apresenta uma flor branca pequena e folhas acima do espelho d´água. Esta é a Nymphoides indica L.

A macrófita que aparece mais no primeiro plano e apresenta folhas pequenas e hidrofóbicas é Salvinia auriculata. Ela é uma macrófita flutuante muito abundante em toda a lagoa.

Por último mas não menos importante temos a macrófita aquática emersa do genêro Eleocharis. Ela apresenta grande parte de sua biomassa fotossintetisante fora da coluna d´água, sendo enraizada no sedimento.

Espero que este seja o primeiro de muitos posts com fotografias científicas.

PS.: Desculpem-me por sublinhar as espécies e gêneros citados neste post, mas preferi colocar link para outros sites que apresentam mais informações e fotos das macrófitas para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 17 comentários

  1. Elaine Paiva disse:

    Olá!! Encontrei umas macrófitas diferente em uma região rochosa aqui em Mato Grosso. Quero saber se vocês conhecem. Ela parece plastificada, tem coloração vermelha, achei linda. Caso tenham interesse em identificá-la envio as fotos. Basta encaminhar a solicitação no meu e-mail, ficarei grata.
    Abraços,
    Elaine

  2. gaby disse:

    costei muito do blog
    estou vasendo uma pesquisa sobre lagoa costeira

  3. Luiz Bento disse:

    Olá Jakcelia, obrigado pelos elogios.
    Fica aqui a dica: http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2009/05/macrofitas_aquaticas_nao_causa.php
    Além de toda a diversidade, as macrófitas podem ser um indicativo de que o ambiente está sendo degradado. Além disso, podem servir como filtros naturais, retirando nutrientes de ambientes aquáticos que recebem esgotos. Pesquise sobre ETE-verde (estações de tratamento verde) que podem gerar uma boa discussão.
    Abraços.

  4. Jakcelia disse:

    Legal!!!
    Gostei muito deste blog.
    Estou preparando a feira de ciências na escola que leciono e estou pensando em pesquisar macrófitas tendo como foco na preservação do patrimônio ambiental, com enfase em médidas conservacionistas do meio ambiente. Gostaria de algumas surgestões.
    Abraços…

  5. Luiz Bento disse:

    Pode falar para ele então que você gostou do nosso blog. Ele participou da minha banca de mestrado e da banca do breno também :)

  6. Anonymous disse:

    Eu sou aluna do Vinicius Farjalla.

  7. disse:

    Sou eu..rsrs!

  8. Luiz Bento disse:

    Olá Rá,Estive hoje mesmo no NUPEM para fazer uma coleta no Parque. Volte sempre.Abraços.

  9. disse:

    ahh sou graduanda em Biologia na UFRJ/NUPEM.

  10. disse:

    Estou trabalhando com a emissão/captura de CO2 nas lagoas do parque. Muito bom esse blog de voces.

  11. Luiz Bento disse:

    Obrigado pelo elogio Amanda, volte sempre!PS.: gostei das suas poesias ;)

  12. Amanda Santiago disse:

    Entrei por causa da foto e acabei gostando do blog, parabéns!abç, amanda

  13. Luiz Bento disse:

    Valeu pelo elogio Rafael. Continuo te acompanhando por rss.Abraços.

  14. Rafael Serathiuk disse:

    Oi LuizExcelente post. Fotografia excelente com explicação tão boa quanto. Parabéns.O Discutindo Ecologia também faz parte dos meus links permanentes.Um abraço.

  15. Luiz Bento disse:

    Carlos hotta: valeu pela força. Gostaríamos muito de participar de um portal de blogs de ciência do porte do lablogatórios. Volte sempre!tata: Vou pensar com o breno como faremos para postar fotografias enviadas por leitores. Talvez criaremos um email pro blog para facilitar o contato. Obrigado pelo elogio. Abraços.

  16. Tata disse:

    Opa! Excelente blog! Vou voltar outras vezes pra ler os posts anteriores com mais calma…Adorei a idéia das fotografias, quem sabe um dia não mando alguma?Abraços!

  17. Carlos Hotta disse:

    Luiz, continue produzindo textos bons e inéditos com uma boa frequência (pelo menos uma vez por semana) que um convite será inevitável!AbraçosCarlos

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM