Escolha uma Página
TED (Tecnologia, entretenimento, design) é um evento anual que ocorre desde 1984 nos EUA, reunindo grandes nomes do mundo todo para dar palestras relativamente curtas. Nos últimos anos seu escopo aumentou, incorporando áreas como a própria biologia. Através do seu sítio, os organizadores do evento disponibilizam as palestras registradas em ótima qualidade de som e imagem. Muita gente diz que depois que você descobre as TEDtalks, o vício é certo.

Mas de certa forma o alcance das TEDtalks era relativamente pequeno em termos globais, devido a barreira linguística. Este problema foi resolvido com o início do “Projeto de tradução aberta TED“. O projeto recruta tradutores voluntários do mundo todo para ajudar na empreitada de levar as ideias que valem ser difundidas para um público que não tem facilidade com a língua inglesa. Inicialmente eu fiquei interessado no projeto, mas a falta de tempo era algo que dificultaria o meu ingresso em mais grande procrastinador. Mas depois de ler o guia para se tornar um traduror TED eu fiquei realmente impressionado. A estrutura é muito bem feita, tendo como base a plataforma do sítio especializado em tradução de vídeos na internet dotSUB. Todas as palestras apresentam um transcrição em inglês já com o tempo de entrada e saída de cada frase. Assim, através da plataforma dotSUB, o tradutor TED tem apenas a tarefa de traduzir cada frase da transcrição em inglês para a sua língua. O tradutor tem 1 mês para traduzir uma palestra, que depois é revisada por outro tradutor. Depois deste sistema, a palestra é divulgada para o público.

Neste momento, somos 154 tradutores voluntários no mundo todo, 464 palestras traduzidas em um total de 47 línguas diferentes. Em português brasileiro já temos 39 palestras traduzidas e perdemos apenas para o espanhol, com 56. Claro que é sempre interessante traduzir palestras de uma área que você tenha mais conhecimento e mais facilidade em termos específicos. Como minha primeira tradução escolhi a palestra do filósofo Dan Dennet, “Fofo, sensual, doce, engraçado”. Nesta palestra Dennet fala sobre a estranha inversão de raciocínio de Darwin.

PS.: Para inserir a legenda em português no vídeo é só clicar em “View subtitles”.

Para quem quiser se tornar um tradutor voluntário TED é só entrar neste link e seguir o passo-a-passo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...