Escolha uma Página

II_Ewclipo_2009.jpgNo último final de semana estive em Arraial do Cabo para participar do II EWCLiPo, o encontro de blogs científicos em língua portuguesa. Além de conhecer pessoalmente vários companheiros de blogosfera científica, tive a oportunidade de assistir várias palestras interessantes que destacavam o principal tema de discussão do encontro: divulgação científica feita por jornalistas e por cientistas.

Um ponto com certeza marcante foi a presença em massa de jornalistas, algo que não aconteceu no I EWCLiPo. As discussões e reflexões mostraram que não existe nenhum problema entre jornalistas e cientistas quanto a divulgação científica. Existe sim um problema entre cientistas e mal jornalistas de ciência. Quando colocam um jornalista de esportes para escrever uma reportagem de ciência a probabilidade de termos um problema sério é muito grande. Mas casos como o Reinaldo mostram que o problema não está na profissão do divulgador, mas sim na sua formação. Tenho certeza que se jornalistas que escrevem artigos de ciência tivessem tempo para se dedicar a área, além de terem formação específica, a maior parte dos problemas que encontramos em reportagens de ciência poderia ser evitado. É claro que o evento não foi restrito ao tema Jornalistas X Cientistas. Para acompanhar mais detalhadamente como foi o evento indico este post.

Uma palestra me deixou ao mesmo tempo perplexo e muito feliz neste evento. Foi a do Bernardo Esteves, da Ciência Hoje On-line. O Bernardo nos mostrou uma prévia de como vai ser o novo portal da revista. Dentre as várias novidades, teremos um blog com direito a comentários e links para textos externos, vídeos e mais reportagens feitas diretamente para o site. Além de, é claro, mais interação com blogs de ciência brasileiros. Se metade do que o Bernardo apresentou realmente se concretizar tenho certeza que essa será uma iniciativa única não só se tratando de divulgação científica nacional como internacional. Eu não conheço uma revista de divulgação gringa que tenha todos esses recursos.

Para finalizar o pessoal da Ciência Hoje online fez um vídeo entrevistando vários blogueiros presentes ao evento. Minha singela participação está registrada no final do vídeo, com direito a reflexão sobre a importância do evento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...