Escolha uma Página
Atentem para essa campanha. Mais um vez a demagogia “verde” impera. Com a proposta de que o bom bril é ecologicamente correto por enferrujar e, assim, “sumir” do meio ambiente, sua embalagem é carimbada com um selo ECO.

Como o próprio site diz, a matéria prima do produto é o minério de ferro. Como sabemos, a extração do minério de ferro ocorre através escavação de grandes depósitos desse tipo de rocha, rica neste mineral. Com isso, tudo que está por cima desses depósitos é devastado. Como exemplo maior temos o Projeto Carajás.

carajás 3.jpgCicatriz no meio da Amazônia

Propriedade da Empresa Vale, essa área da região norte (abrange partes do território dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão) é a maior produtora de minério de ferro do Brasil. Assim, para termos Bom Bril ou qualquer outro material deste elemento, temos que destruir imensas áreas de floresta para extrairmos o minério de ferro.

carajás 2.jpgSejamos críticos, estampar um selo ECO na embalagem de um produto desses é pura demagogia. Por isso, não falaram que a esponja tem como origem o petróleo (cuja extração é tão danosa quanto a do minério de ferro) mas falaram somente do seu tempo de duração quando jogada no lixo. Ambos têm origem em matérias primas de extração com grande impacto ao meio ambiente.

Em um país onde acabou de haver um corte de R$ 1,2 bilhões do ministério da educação para tapar buracos financeiros de outros investimentos que nosso governo acha mais importante fazer, fica fácil tentar enganar a população desinformada. Aumentamos a taxa de juros para fazer banqueiro feliz e cortamos na educação! Ótimo negócio! Os mais ricos ficando mais ricos e a população mantida controlada pela desinformação.

Caros publicitários, sejam um pouco mais honestos. Essa campanha para transformar tudo em ecológico ridícula. Se seguirmos seus moldes, podemos falar que Urânio é ecológico, pois com o tempo ele vai perdendo massa e energia, porém demora alguns milhares de anos para ficar tolerável para os seres humanos! Essa falsa sensação de que comprando esses produtos estamos ajudando o meio ambiente é desencargo de consciência de ambientalistas. Quer ajudar mesmo? Consuma menos!