Escolha uma Página
placton-bob-esponja

Finalmente um vídeo onde sou o personagem principal!

 

Tivemos o prazer de acompanhar este ano a estréia da nova versão da aclamada série de divulgação científica Cosmos, estrelada pelo astrofísico e meme científico ambulante Neil deGrasse Tyson. Muita gente gostou da nova versão pela boa adaptação aos novos tempos, com modificações em alguns temas, no ritmo da narrativa e adição de desenho animado. Para entender um pouco mais sobre as duas versões da série Cosmos eu recomendo ouvir os capítulos específicos sobre este tema gravados pelo Dragões e Scicast, e os episódios 156 e 169 do Fronteiras da Ciência.

Cosmos, diferente do que o nome pode passar, não fala só sobre estrelas. É muito mais do que isso. Temos desde evolução biológica até história da ciência sendo tratada na série, o que é muito legal considerando-se que estamos falando de uma série relativamente curta. Além disso, no original Carl Sagan conseguiu levar a divulgação científica a outro patamar, trazendo doses de arte, emoção e poesia a fatos corriqueiros da ciência, coisas que os cientistas estão acostumados a ver todos os dias mas têm muita dificuldade de conseguir convencer o resto do mundo de como isso é legal.

O legado de Carl Sagan foi seguido a risca pelo Biólogo marinho Tierney Thys, que conseguiu em um vídeo de apenas 6 minutos trazer todos estes sentimentos a tona. Claro que é difícil fazer comparações com a série Cosmos, mas eu acho que ele conseguiu traduzir em pouco tempo como o mundo microscópico do plâncton marinho pode ser tão fascinante. Clique no símbolo da engrenagem abaixo e coloque o vídeo em 720p. E claro em tela cheia. Vale cada segundo.

Mais informações sobre o vídeo aqui: http://ed.ted.com/lessons/the-secret-life-of-plankton