Podcast

Dragões de Garagem #78 Ciência da Linguagem

Lucas Camargos, Daniel Capua, Clarisse Machado, Victor Caparica e André Souza enrolam a língua para falar de linguagem. Entenda a linguagem como uma entidade dinâmica que evolui com o tempo. Importe termos de outras línguas transformando a gramática normativa. Curta todos os sotaques e seus alomorfes e aprenda uma nova língua no bar.

Dragões de Garagem #77 Ondas Gravitacionais

Luciano Queiroz, Matheus Cortezi, Cristiano “Möita” Silvério e Marcelo Vargas dos Santos distorcem o espaço-tempo para discutirem sobre a descoberta das ondas gravitacionais. Lembre-se da analogia da bola de boliche no lençol. Não interfira no interferômetro e surfe na fábrica da realidade.

Dragões de Garagem #76 Vírus Zika

Lucas Camargos, Luciano Queiroz, Bárbara Paes, Atila Iamarino e Karla Tepedino batem um papo sobre vírus Zika. Fique atento às últimas novidades sobre a doença. Entenda sua transmissão e como o mosquito está sendo combatido e não se esqueça de ir a um posto de saúde caso apresentar algum dos sintomas.

Dragões de Garagem #75 Espaços de Ciência no Brasil

Lucas Camargos, Vitor Nascimento, Patrick Simões, Luiz Bento e Guilherme “Lama” Brito abrem as cortinas ao público e batem um papo sobre espaços de divulgação científica no Brasil. Relembre os bestiários e os gabinetes de curiosidades. Interaja com os elementos do museu de forma imersiva e inclusiva. Entenda que (bons) zoológicos possuem função de divulgação, pesquisa e conservação. Esqueça o filme do Ben Stiller e ajude a levar o conhecimento científico para as pessoas que não têm fácil acesso.

Dragões de Garagem #74 A Matemática da Música

Lucas Camargos, Bruno Spacek, Patrick Simões, Gustavo William e Daniel Lima ajeitam suas partituras, afinam seus instrumentos e discutem a matemática e a ciência por trás da arte que, como diria Nietzsche tornaria a vida um erro caso não existisse: a música. Entenda os elementos do som. Diferencie som de ruído. Lembre-se das universidades de várzea do trívio medieval. Faça música dodecafônica sem repetir nenhum tom. Desprenda-se de preconceitos musicais e se ligue no compasso.

Dragões de Garagem #73 Mulheres na Ciência 2

Bárbara Paes, Natália Dörr, Bárbara Neumann, Estrela Steinkirch e Bárbara Camargo tiram os moleques da sala e batem um papo descontraído sobre as mulheres que as inspiram dentro e fora da ciência neste Dia Internacional da Mulher. Aprenda a fazer poções vikings com cientistas bárbaras. Ajude a conservar o Cerrado tendo em mente as populações locais. Ganhe prêmios enquanto observa a evolução de buracos negros massivos. Estude drosófilas neotropicais e espalhe filhos científicos pelo Brasil. Calcule a trajetória da sonda New Horizons sem Waze. Tire os bugs do seu computador, desenvolva o princípio do wi-fi entre um filme e outro e Valar Morghulis!

Cientirinhas

CIENTIRINHAS #19

Texto da tirinha: Texto: Nesta tira, todos os personagens são garrafas: algumas são cheias de óleo, outras de água. Quadro 1: Mãe-óleo diz ao filho-óleo: – Romeu, essa garota não serve para você! Quadro 2: Pai-água diz à filha-água: – Julieta, você sabe...

CIENTIRINHAS #18

Texto da tirinha: Quadro 1: quatro micos estão sobre o galho de uma árvore. Um dos micos emite uma série de grunhidos: – Qui! Qui! Qui! Quadro 2: os micos fogem do galho. Quadro 3: escondidos atrás de uma moita, dois homens que observavam os micos usando...

CIENTIRINHAS #17

Texto da tirinha: Quadro 1: Dois cientistas, um homem e uma mulher, trabalham lado a lado e conversam: – Absurdo! A justiça liberando remédio que sequer foi testado. Não tem mais como piorar. – Aposto uma cerveja que tem. – Fechado. Quadro 2: No dia...

CIENTIRINHAS #16

Texto da tirinha: Quadro 1: Dois amigos conversam enquanto caminham. Homem 1: Essa confirmação das ondas gravitacionais não sai da minha cabeça! Homem 2: Não é fantástico? Homem 1: Imagina! Pode ter uma onda passando por mim nesse exato moment… Quadro 2: sujeito...

Blogs

Primeiros passos para volta do MCTI

As primeiras semanas do governo interino não têm sido nada boas para nós cientistas. Com certeza vocês ficaram sabendo da PEC65 que, se aprovada, praticamente acabará com o licenciamento ambiental. Também ficaram sabendo dos vetos ao Marco Legal da Ciência e com...

Ciência, política e crise brasileira

O ano de 2015 não foi fácil, passei por várias mudanças pessoais. Terminei o mestrado em São Paulo e voltei a morar em Goiânia com a minha família para começar a planejar meu doutorado. No entanto, a medida que o tempo passava, eu me deparava com mais e mais dificuldades advindas do cenário político nacional. Cortes de orçamento, mudanças de ministros, carta “vazada” do nosso Vice Presidente (agora Presidente de forma interina) e um impeachment a vista. Eu sinceramente esperava que 2016 fosse um ano ruim, mas não tanto. Ainda mais pensando na ciência brasileira.

7 razões do porquê você deve saber evolução

Durante nosso período escolar (fundamental e médio) estudamos um tópico chamado evolução. Damos pouca importância para ela e na maioria das vezes saímos da escola com a ideia de que evolução é o macaco virando o ser humano ou de que a girafa tem o pescoço comprido...

Episódios em destaque

DdG #62 - Carl Sagan: Contato

Neste episódio, receba esta mensagem vinda das ondas da internet, comemore conosco nosso aniversário lendo e assistindo o filme e busque o numinoso em sua vida!

DdG #41 Aspectos sociais do ebola

Entenda como os costumes particulares e a falta total de recursos ajuda o vírus a se proliferar. Lembre-se que a África não é um país. Leia artigos aterrorizantes. Evite compartilhar notícias sensacionalistas e se desesperar.

Arquivos

Parceiros