Perfil

É a autópsia do pensamento técnico e moral do médico contemporâneo que me interessa. Seu pequeno mundo, suas certezas, seus deslizes, suas angústias. Sua relação com a Ciência e desta, com o mundo. Para que se possa tomar conhecimento de como um médico se torna o que é, nos dias de hoje. Eis o médico, pois. Ecce Medicus. Seja bem-vindo. Por Karl.

View blog authority

Add to Technorati Favorites

Busca

Please translate this!

Posts recentes

Comente Recentes

Arquivos

Também Leio

Siga no Twitter

Plos One

I Support the Public Library of Science

Licenses

Creative Commons License
Ecce Medicus by Karl is licensed under a Creative Commons Attribution 2.5 Brazil License.

Statistics


View My Stats.
Locations of visitors to this page

« Homens | Main | Barclipo São Paulo »

Chocolate: Pecado ou Remédio?

Category: Ciência Médica
Posted on: novembro 7, 2009 3:06 PM, by Karl

ResearchBlogging.orgTodo mundo gosta de saborear uma boa barra de chocolate. Infelizmente, essa atitude, em geral, é acompanhada de uma boa dose de culpa. Não seria muito bom se descobríssemos que chocolate é bom para saúde, ao invés de apenas engordar? Os efeitos do chocolate sobre o sistema circulatório têm sido sugeridos por vários estudos dos quais, poucos são bem conduzidos.  Recentemente, uma prestigiosa revista de coagulação e trombose (Journal of Thrombosis and Thrombolysis) publicou uma revisão dos efeitos circulatórios e antitrombogênicos do chocolate amargo (dark chocolate). É essa revisão que comentamos abaixo.

Os efeitos benéficos do chocolate são provenientes de polifenóis chamados flavonóides que estão presentes em quantidades significativas no alimento com biodisponibilidade suficiente para causar o efeito farmacológico. Acredita-se que o potencial benefício do chocolate amargo ao sistema cardiovascular seja causado por um aumento da capacidade antioxidante dos flavonóides, em especial das catequinas, epicatequinas e procianidinas no sangue. Esses efeitos são divididos em metabólicos, anti-hipertensivos, moduladores da função endotelial, anti-inflamatórios e anti-trombóticos, como mostra a figura abaixo (retirada do original).

Desde a primeira descrição dos efeito antioxidantes dos polifenóis do cacau contra a oxidação da LDL (o colesterol de baixa densidade cujo nível sérico é altamente associado à aterosclerose) em 1996, estudos vêm se acumulando sobre seus efeitos cardiovasculares, principalmente associados ao uso do chocolate amargo (dark chocolate). Dada a gigantesca penetração do chocolate em nossa cultura, é importante estabelecermos os efeitos de sua ingesta. Numerosos estudos, epidemiológicos e biológicos, agora dão conta de um efeito complexo, multifacetado e consistente dos polifenóis presentes no chocolate sobre o sistema cardiovascular. Esses estudos ainda necessitam ser confirmados por ensaios clínicos randomizados, controlados, com múltiplas dosagens diferentes de modo a definir qual a proporção mais vantajosa de polifenóis mono, oligo e poliméricos. E, então, o simples prazer associado ao consumo do chocolate pode também ser justificado sob uma perspectiva saudável e por seus efeitos psicológicos (funcionamento cognitivo e melhora do humor). Entretanto, como é demonstrado no artigo, o chocolate amargo tem níveis bem mais elevados de flavonóides do que o chocolate ao leite, além do que, as proteínas lácteas podem inibir a absorção dos polifenóis. Por essa razão, e por razão dietéticas, é preferível consumir chocolate amargo do que ao leite. Sempre em quantidades "civilizadas".


Lippi, G., Franchini, M., Montagnana, M., Favaloro, E., Guidi, G., & Targher, G. (2008). Dark chocolate: consumption for pleasure or therapy? Journal of Thrombosis and Thrombolysis, 28 (4), 482-488 DOI: 10.1007/s11239-008-0273-3



No TrackBacks

TrackBack URL: http://scienceblogs.com/mt/pings/124264

Comments (11)

1

Oba, sem dor de consciência o chocolate fica muito melhor.
Adorei o seu post, ele me deu uma grande ideia. Onde está meu chocolate? Humm...

Posted by: Lucinda | novembro 7, 2009 3:35 PM

2

O problema está na 'quantidade civilizada', rs...
Considerando que foi justamente o desenvolvimento da civilização que deu origem à produção em massa, uma quantidade civilizada seria bastante, rsrsrs...
Essas nossas paixões...
; )
C.

Posted by: Chloe | novembro 7, 2009 5:48 PM

3

e quem se atreve a dizer que este blogue não é de medicina nem de ciência?

pena que não gosto de chocolate amargo... mas como também não gosto de comer uma barra inteira (um pedacinho é minha medida), não padeço de culpa. vou ter que buscar minha alimentação saudável noutro lugar.

Posted by: maria | novembro 7, 2009 5:59 PM

4

"Quantidade civilizada" = 1 kg/dia... ;D

Posted by: Joâo Carlos | novembro 7, 2009 7:11 PM

5

E essa deliciosa tentação realmente tem o potencial de causar dependência, Karl? Ou os "chocólatras" têm dependência apenas psicológica?

Posted by: Sibele | novembro 7, 2009 7:53 PM

6

Não tenho essa resposta. Os estudos com os termos "chocolate addiction" são antigos. Fala-se hoje em "sweet food addiction". Já "Chocolate craving" são termos mais atuais e que têm mais a ver com transtornos alimentares que com dependência.

Boa pergunta, Sibele. Se alguém esclarecer mais, será muito bem-vindo.

Posted by: Karl Author Profile Page | novembro 8, 2009 9:40 PM

7

Também já ouvi falar em "Sugar Blue"...

Posted by: Sibele | novembro 8, 2009 9:54 PM

8

ano passado saiu um questionário para avaliar dependência de açúcar.
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2008000800015&script=sci_arttext&tlng=en

Posted by: maria | novembro 10, 2009 3:18 PM

9

@João, você é confeiteiro?
Um quilo por dia nem profissionalmente...

Posted by: Igor Santos | novembro 12, 2009 11:02 AM

10

"Não tenho essa resposta".

Sim, até mesmo Karl, do Ecce Medicus, tem a hombridade de calçar as sandálias da humildade quando preciso! :D

Mas, infelizmente, ninguém, embora muito bem-vindo, esclareceu mais... :(

(Nos comments subsequentes, eu só citei um possível distúrbio ligado ao consumo de açúcar; Maria falou de dependência de açúcar; Igor questionou o João Carlos em quantidades, mas nada sobre dependência do chocolate...)

Posted by: Sibele | novembro 12, 2009 2:19 PM

11

fui olhar o artigo que acabo de mencionar e alguns dos pesquisadores são da nestlé. será que dá pra levar a sério? tenho dúvidas...

Posted by: maria | novembro 12, 2009 2:34 PM

Comente

(Um email será necessário somente para autenticação. Comentários serão moderados por causa de spam. O seu comentário pode não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.)

ScienceBlogs Brasil

Buscar ScienceBlogs Brasil:

Vá para:

Publicidade
Publicidade

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2009 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM