(E) Tome Vacina!

ResearchBlogging.orgHoje começa a vacinação de gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e a população com doenças crônicas e eu estou impressionado com o número de manifestações alarmistas e falsas, contrárias à vacinação para a gripe pandêmica. É uma desinformação completa em emails com vários tamanhos de fontes, cores diferentes e grifos escandalosos. Infelizmente, “parte da desinformação vem de médicos, incluindo infectologistas” afirmou um colega médico infectologista. Vou tentar responder algumas perguntas do outro post e desfazer algumas falácias mais frequentes nesses emails criminosos.

O ESCALENO

O Escaleno [1] é um adjuvante usado nas vacinas da Novartis e GSK e tem sido usado nas vacinas da influenza sazonal em idosos desde 1997. Na Europa, aproximadamente 45 milhões de doses de vacinas contendo escaleno foram administradas. Segundo o relatório da ECDC, o escaleno é uma substância natural encontrada em plantas, animais e humanos. Faz parte do metabolismo do colesterol e é um componente da membrana das células. É fabricado no fígado e circula no sangue normalmente. Entre 60-80% do escaleno ingerido na alimentação é absorvido no trato gastrointestinal sendo encontrado comercialmente em preparações como óleo de peixe – que é usado em produtos farmacêuticos ou ingerido in natura -, cométicos, inúmeras medicações e suplementos nutricionais.

Alguns veteranos de primeira guerra do Golfo desenvolveram o que se convencionou chamar de Gulf War Syndrome e anticorpos anti-escaleno foram encontrados nesses pacientes levando a acreditar em uma possível relação causal entre o escaleno que estaria na vacina contra Antrax que os soldados usavam e a síndrome (veja mais aqui). Entretanto, essa relação não foi demonstrada, sendo descartada em detrimento a inúmeras outras como gás sarin, pesticidas organofosforados, brometo de piridostigmina, entre outros.

Segundo alguns médicos, uma das fontes de dúvida é que parece estar havendo um embate EUA vs Europa/OMS. Os primeiros não estão usando escaleno como adjuvante na vacina para Influenza A H1N1 enquanto os europeus o estão utilizando. Compare só as informações das páginas do CDC:  “There is no plan at this time to recommend a 2009 H1N1 influenza vaccine with an adjuvant” com a página da OMS: “Over 22 million doses of squalene-containing flu vaccine have been administered. The absence of significant vaccine-related adverse events following this number of doses suggests that squalene in vaccines has no significant risk.” A vacina Sanofi-Pasteur/Butantã não contem escaleno. Como já dito, as vacinas da Novartis e GSK contém o adjuvante.

ALERGIA A OVOS

Me perguntaram se uma criança alérgica a ovos pode tomar a vacina. A pergunta procede porque os vírus vacinais são propagados em ovos. A resposta do CDC:

“Perguntar se a pessoa tem algum efeito após comer ovos ou alimentos preparados a base de ovos é um bom método de saber quem pode ter riscos ao usar a vacina. Pessoas com sintomas como chiados, vergões pelo corpo, inchaço nos lábios e língua e desconforto respiratório após ingerirem ovos e derivados, devem consultar um médico para uma avaliação apropriada. Pessoas que têm a hipersensibilidade às proteínas do ovo documentada (dosagem da IgE), incluindo as que têm asma ocupacional associada à exposição à proteína do ovo, também podem ter risco aumentado de desencadear reações alérgicas à vacina contra influenza e uma consulta com um médico antes da vacinação deve ser considerada.” Há estudos mostrando ser seguro aplicar a vacina da influenza sazonal – que tem o mesmo processo de fabricação – em crianças. Recomendo fortemente uma consulta ao médico responsável pela criança para avaliação da relação risco/benefício em se tomar a vacina sendo alérgico à proteína do ovo.

QUEM JÁ TEVE H1N1 DEVE TOMAR VACINA?

Só quem teve a gripe A H1N1 confirmada em reações sorológica (rRT-PCR) pode ser considerado imune à gripe pandêmica. Se a pessoa “acha” que teve a gripe, deve consultar o médico que a assistiu para se certificar se as sorologias corretas foram realizadas e que o diagnóstico foi confirmado. Na dúvida, tomar a vacina não causa nenhum mal, pois não foram descritas reações em pessoas que já tiveram a doença.

O MEDO

É a tônica desse processo de vacinação. As vacinas compradas pelo governo (que aliás está tendo um comportamento muito bom, apesar de todas as críticas e erros), foram de fontes diferentes e têm componentes diferentes. Não há truque. Não há tentativa de enganar as pessoas. Não há intenção de exterminar a raça humana da terra com as vacinas! Eu gostaria muito de uma vacina que exterminasse a desinformação e propiciasse o uso da racionalidade como guia, mas essa ainda vai demorar para ser fabricada e mesmo que fosse, ia ser uma “briga” enorme para vacinar todo mundo: as pessoas preferem ter medo de fantasmas.

[1] Lippi, G., Targher, G., & Franchini, M. (2010). Vaccination, squalene and anti-squalene antibodies: Facts or fiction? European Journal of Internal Medicine, 21 (2), 70-73 DOI: 10.1016/j.ejim.2009.12.001. (Baixe o artigo clicando na figura).


[2] Para saber mais sobre o escaleno (ou esqualeno) veja o post do Brontossauros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 41 comentários

  1. Helder disse:

    “Eu gostaria muito de uma vacina que exterminasse a desinformação e propiciasse o uso da racionalidade como guia.”
    A vacina já existe, se chama educação de qualidade. ;)

  2. Luiz Inácio disse:

    É grotesco o número de pessoas que acreditam em boatos recebidos por email como se fizessem parte de um grupo de resistência e fossem convocados para uma rebelião ultra secreta.

  3. Opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina
    A imprensa e as “autoridades” da saúde neste momento tentam defender a vacinação contra a gripe suína, qualificando como rumores e teorias da conspiração informações que estão assolando a internet, no momento em que o Brasil começa uma vacinação em massa a qual deve cobrir mais da metade da população do país.
    Para dar mais conteúdo a esta montanha de desinformação, leia abaixo as opiniões de profissionais altamente qualificados sobre o vírus e a vacina (com todas as referencias e fontes).
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html
    Aqui uma pequena amostra:
    ——————————–
    Kent Holtorf, médico e doutor
    Qualificações: Médico, doutorado em medicina pela Universidade de St. Louis e especialista em doencas infecciosas.
    “Eu me preocupo mais com a vacina do que com a gripe suína”
    “Timerosal tem mostrado ser causa de autismo em crianças com disfunção mitocondrial”
    ——————————–
    Então meu caro, não é apenas o caso de defender com unhas e dentes o que quer que as ditas “autoridades” da saúde tentam nos enfiar pela goela (ou seria agulha), um pouco de pesquisa não faz mal a ninguém. Não digo que deve se dar ouvidos a qualquer rumores, mas notícias e opiniões de especialistas gabaritados merecem ser divulgadas, coisa que a mídia hoje em dia não.
    Emerson

  4. Sandra disse:

    Karl, excelente texto. Coloquei como link no meu blog para que as pessoas acessem. Acho necessário que as pessoas sejam esclarecidas sobre a vacinação de forma lúcida. Depois, se não se vacinarem, a decisão é delas. De posse da informação, elas têm o direito de assumir os riscos, porém de forma responsável.

  5. Juliana disse:

    Karl, tenho lido muitas coisas na internet, pros e contra a vacina, muita besteira claro, mas muita coisa contundente… Portanto, continuo em duvida sobre tomar ou nao.
    Minhas maiores duvidas nao tem muito a ver com o que se tem lido por ai,duvidas, que a meu ver sao bastante logocas.
    Primeiro: pelo q sei, essa vacina foi criada em um periodo de menos de um ano, desde o surgimento da gripe ateh agora, a duvida eh, tiveram tempo o suficiente para testa-la? Sera q os efeitos colaterais podem surgir posteriormente, como jah vimos em muitos medicamentos q foram retirados do mercado?
    Segundo: o meu entendimento de leiga em biologia diz q o virus esta em constante mutacao, um ano nao foi o tempo para esse virus mutar e a vacina se tornar inficaz?
    Obrigada
    Juliana

  6. Karl disse:

    Dra. Sandra. Muito obrigado.
    Juliana. Boas questões. Agradeço desde já pela oportunidade. Vamos lá:
    1. A vacina é para um vírus novo, mas a tecnologia para fazê-la, é bastante antiga como mostra o relatório citado do ECDC. Essa tecnologia vem sendo testada desde a década de 90 na Europa e EUA com efeitos bem conhecidos.
    2. A gripe pandêmica é causada por um vírus mutante. Seus efeitos no ano passado provocaram pânico na população, apesar de não conseguirmos demonstrar uma mortalidade essencialmente maior. Entretanto, a população afetada foi diferente o que, por si, justifica mais cuidado. Não sabemos exatamente o comportamento do vírus! Lembre-se que TODAS as vacinas para gripe são feitas assim, ou seja, com os vírus da epidemia anterior. Essa não é diferente.

  7. Priscilla Araujo da Silva disse:

    Tomei a vacina h1n1 com adjuvante e depois fiquei sabendo que deveria ter tomado a sem, mais lá no posto me mostraram um papel do ministério dizendo que era para tomar sem adjuvante mais que se não tiver, pode tomar a outra.
    Mais estou com medo pois estou de 15 semanas, 3 meses e esta dizendo que grávida no 1º trimestre não pode tomar essa vacina com adjuvante, e agora, pode acontecer alguma coisa com meu bebe?
    Por favor, estou muito preocupada, me ajudem.
    Priscilla

  8. Guilherme disse:

    Tinha que ser o povo brasilero mesmo ,ignorantes,para acreditar nessas notícias de internet.
    Afinal,acredita-se que nesse país polítco não rouba(com excesões) e que xuxa é rainha.Por isso não me surpreendo.

  9. Gianna disse:

    Muito bom seu texto! Verdadeira utilidade pública rsrs
    Minha dúvida é sobre a alergia ao iodo; pois no noticiário local de ontem estavam orientando quem é alérgico a iodo a não tomar vacina.
    Sabe me dizer se isso procede e porque?
    Obrigada!

  10. Meire disse:

    Tomei a vacina, com quanto tempo posso ingerir bebida alcóolica?

  11. Neto disse:

    Gostaria de saber se depois de tomar a vacina h1n1, pode ingerir bebida alcoolica. Ja pesquisei na net e a resposta é sempre a mesma, que não pode ingerir bebida alcoolica nunca, mas a pergunta é: Bebida alcoolica corta o efeito da vacina?

  12. Karl disse:

    @Priscilla Araújo da Silva. Fique tranquila. A vacina é segura para grávidas. Converse com seu obstetra.
    @Guilherme @Gianna. Obrigado pelo reforço. Por favor, ajudem a divulgar esses textos.
    @Meire @Neto. Ver o novo post aqui: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/04/ingestao_de_alcool_e_vacina_co.php

  13. carla disse:

    tomei minha vacina hoje dia 10 de abril,mais amanha é meu aniversario de 21 anos.posso tomar bebidas alcoolicas??me ajudem

  14. nete disse:

    posso bebe bebidas alcolicas no mesmo dia da vacina??

  15. Manuela Lemos disse:

    Boa noite!Fui vacinada ontem contra a H1N1,tenho doença crônica (insuficiência cardíaca).Lá no posto de vacinação percebi que a minha era diferente de algumas que estavam a minha frente.Perguntei a técnica e ela me respondeu(bem superficialmente)que havia substância a mais na que me aplicou.Queria saber do que se trata,que ”preparados” são esses e o porquê que crônicos recebem vacinas desse tipo.São muito esclarecedores seus textos,Karl!!Grata,
    Manuela.

  16. paulo mendes disse:

    BOA NOITE
    GOSTARIA DE SABER QUEM É ALÉRGICO A MERTIOLATE PODE OU NÃO TOMAR A VACINA?
    GRATO.

  17. Magali disse:

    Tomei a vacina mas me arrependi. Os efeitos são muitoa sérios, estou mal mesmo. Febre, suadeira, dores por todo o corpo, e o pulmão parece que vai fechar. Ainda bem que não dei, nem vou dar em meu filho.

  18. Karl disse:

    @Carla @Nete. Ver o comentário 13.
    @Manuela. Tente descobrir qual tipo de vacina vc tomou. São apenas três. Eu disponibilizei as bulas nos posts.
    @Paulo Mendes. Veja o post “Esclarecimentos”
    @Magali. Obrigado pelo depoimento.

  19. luciana disse:

    meu filho tem 10 anos e esta com crise de renite alergica, ele esta no quadro de risco porque tem doença cronica,ele podera tomar a vacina contra a influenza A(H1N1)?(devido a renite alergica)

  20. Claudia disse:

    Fui a um posto de saúde ontem me vacinar , irformei que sou alérgica a mercúrio cromo e não me vacinaram . Achei estranho pois tenho conhecidos com o mesmo problema que foram vacinados . nunca tive problemas com o mertiolate , mas o mercúrio se utilizava em machucados começava a encaroçar e piorar o ferimento . A pessoa do posto não me fez nenhum questionamento apenas me mandou embora . Penso que talvez o que me causou reação não tenha sido o timerosal e me lembro também q
    na vacinação contra meningite ha anos atras houve esse mesmo rumor eu tomei e nao tive nada . Se possível gostaria de uma orientação . Grata.

  21. Danna disse:

    Boa noite!
    Estou no Brasil aguardando meus papeis pra me mudar pros EUA ainda não sei ao certo quanto tempo esperarei se mais um, dois ou tres meses aqui no Brasil. Estou em duvida se devemos eu e minha filha de 4 anos tomar a vacina H1N1 aqui no Brasil, sendo que no outono la nos EUA eles comecarao tomar a vacinar pra H1N1 la. Sera que se tomarmos a vacina aqui ela ainda valera pro inverno de la no final do ano caso seja negativa a resposta sera que poderemos tomar de novo la?

  22. Karl disse:

    @Luciana. Rinite alérgica não é considerada fator de risco para gripe A/H1N1.
    @Cláudia. Sobre o timerosal vc pode ler aqui: http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/esclarecimentos_sobre_a_vacina.php
    @Danna. Putz, pergunta difícil. Se vc for passar o inverno aqui, vale a pena. Se não, melhor tomar lá.

  23. marcia disse:

    minha filha tem a alergia de nome steev jhonson será que pode ser vacinada sem riscos?

  24. marcelo disse:

    eu fiz a vacina a 3 dias atras e meu braço esquerdo esta muito dolorido desde entao.Gostaria de saber se é alguma reação da vacina. Agradeço

  25. Cleber disse:

    Já tomei a vacina contra h1n1 no posto e agoea estão dando a h1n1 mais dois tipos de influenza no meu trabalho tem algum problema tomar a h1n1 duas vezez ? pq quero me imunizar contra as outras duas tb e as 3 estão na mesma vacina

  26. Jocymeire disse:

    Estou com muito medo de tomar essa vacina..tenho 31 anos e o povo fica falando que da uma gripe muito forte depois,que tem gente que desmaia..Quero ficar mais tranquila sobre essa vacina.

  27. Laura disse:

    Boa tarde!
    Pretendo dar a vacina, em clínica particular, a meu filho de 13 anos; entretanto, por conta de uma viagem com a escola ele teve de tomar a vacina contra febre amarela. Quanto tempo deve haver de intervalo entre as duas vacinas? Recebi informações conflitantes: uma semana, duas semanas, um mês. Por prudência, tendo a esperar mais, mas tenho medo de que no fim de maio a epidemia já esteja grassando (e os estoques de vacina acabando). Obrigada!

  28. Cristina oliveira disse:

    Quem já tomou a vacina na campanha esta imune por quanto tempo? E se pode tomar uma 2ª dose?

  29. Mariane disse:

    oi!tomei a vacina dia 8,tive reacao como dores,febre,nauseas e queimacao no rosto e coceira pelo corpo..passaram 3 dias e ainda to com a queimacao e coceira sera que sou alergica a algum componente da vacina como o mercurio?
    a e outra pergunta tomei a vacina ainda gripada poderia tomar ou é perigoso?
    agradeco a resposta.

  30. Ana disse:

    oi prazer queria fazer umas perguntas
    o governo disse que poucas pessoas teriam reacao a vacina h1n1,mas nao é o q vejo varias pessoas estao tendo reacao,eu tive reacao,e nunca tive reacao a outras vacinas como eu tomei a da rubeola.
    a segunda pergunta é por que alguns medicos nao tao tomando a vacina e famosos como bill gates tao dizendo que essa vacina eh mortal,que podem da doencas no futuro,que vai matar varias pessoas?isso é verdade?
    e a terceira e ultima,vi em uma reportagem que em novembro de 2009 o canada recolheu varias vacinas da fabrica GSK por dar reacoes alergicas graves nas pessoas.pq o Brasil comprou essas vacinas mesmo sabendo disso?
    agradeco a resposta

  31. Nadir disse:

    Tomar esta vacina feita aos trancos e barrancos é um tiro no escuro. Por que essa loucura toda por uma gripe como qualquer outra? Está provado que sua taxa de mortalidade em nada difere das outras cepas ditas “comuns”. Por que esta vacina? Qual o verdadeiro motivo desta vacinação em massa? O que a satânica ONU está querendo com isso? Está escancarado que aí tem algo muito perigoso e que o palco da tal gripe H1N1 foi criado para a inoculação de algum agente misterioso em grande parte da população mundial. Que efeitos surgirão a médio e longo prazo? Só Deus sabe. Boa sorte aos incautos que irão se submeter a nova ordem mundial que visceja na ONU através desta vacina suspeitíssima. O diabo agradece!!

  32. clau disse:

    Boa noite. Tenho 39 anos e tomei duas doses da vacina h1n1, num periodo de 40 dias, terei algum problema como reaçoes?

  33. Rogério disse:

    Bom dia, utilizo a carbamazepina diariamente, tem algum problema em relação a vacina ?

  34. Karl disse:

    @márcia. Melhor consultar o médico responsável pelo tratamento dela antes.
    @marcelo. Se forem efeitos da vacina, passam logo.
    @cleber. Acho interessante consultar o médico da empresa na qual vc trabalha. A meu ver, não haveria problema.
    @jocymeire. Leia todos os posts sobre a vacina aqui e no Rainha Vermelha e Brontossauros.
    @laura. Boa pergunta. Depende do tipo de vacina. Consulte o pediatra dela.
    @cristiana. Fica imune para sempre. O problema é que o vírus sofre mutações.
    @mariane. Não parece ser da vacina. Em todo caso melhor consultar um médico.
    @ana @nadir. Vocês estão ouvindo muitas das bobagens veiculadas principalmente por sites obscurantistas (ver acima). Não tenho confirmadas nenhuma de suas afirmações. A vacina é segura.
    @rogério e @clau. Não.

  35. Ingrid disse:

    oi!tomei a vacina h1n1 gripada..continuei com sintomas da gripe por 3 dias e com febre,mas depois passou,so que 12 dias depois da vacina os sintomas voltaram.faz mal eu ter tomado a vacina gripada?eu posso pegar o virus h1n1 por ter tomado a vacina gripada?e a febre da h1n1 eh a partir de quanto(a temperatura?)
    agradeco a resposta

  36. Lavinia Eleonora disse:

    Bom dia,
    Minha tia tomou a vacina H1N1 duas vezes.Agora ela está muito assustada e com medo de ter alguma reação. Existe algum risco de tomar a vacina duas vezes?
    Ela tomou a 1ª dose em uma semana e na semana seguinte tomou outra dose. A justificativa dela foi que ouviu falar que a onde havia tomado a 1ª dose a vacina não era da “boa” e não faria efeito… então ela tomou novamente. Sei que infelizmente há muita mentira sobre a vacinação e está prejudicando pessoas que acreditam em qualquer boato.
    Gostaria muito de saber se há algum risco de ter tomado duas vezes a mesma vacina.
    Obrigada.

  37. Andressa disse:

    Olá
    gostaria de saber se posso tomar a vacina gripada ??

  38. Nelson disse:

    Meu amigo se tivesse uma vacina contra a desinformação seria voce o primeiro a ser eleminado, não são boatos e os mentirosso são vocês.
    A diferença com a internet que temos oportunidade de vermos os dois lados da moeda.
    Voce é um ignorante manipulado pelos laboratorios farmaceuticos e pela REDE PODRE DE TELEVISÃO.
    O DESINFORMADO E DESINFORMADOR MENTIROSO É VOCE MEU AMIGO.

  39. Silvia Soares disse:

    Tenho uma dúvida: por que crianças de 0 a 6 meses não podem vacinar contra H1N1?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM