Esclarecimentos sobre a Vacina para Gripe A H1N1

ResearchBlogging.orgEssa semana fiquei surpreso com o número de pessoas, inclusive médicos, que estão inseguros em relação à vacinação para a gripe pandêmica. Por isso, mais um post sobre a vacina. Espero não estar torrando a paciência de vocês. Vamos lá:

Existem vários tipos de vacina para a gripe A H1N1. Segundo o Ministério da Saúde, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) fornecerá 10 milhões de doses para o Brasil. O Governo já havia comprado, em novembro de 2009, o primeiro lote de vacinas com 40 milhões de doses fornecidas pelo laboratório Glaxo Smith Kline (GSK). Além disso, encomendou 33 milhões de doses ao Instituto Butantan que as fabricará segundo transferência de tecnologia negociada com o laboratório Sanofi-Pasteur. A vacina que eu tomei foi essa, Butantan-Sanofi Pasteur de vírus inativado da cepa A/California/7/2009 (H1N1)v, propagada em ovo, com 15 μg de hemaglutinina por dose plena. O tipo de vacina também é um dos determinantes do esquema de vacinação proposto pelo Governo.

O que são os adjuvantes?

Os componentes da vacina além dos vírus inativados estão dando o que falar. Em especial devido a “correntes” totalmente desinformadas que circulam por meio de spams nos emails por aí. Vamos às informações: Os adjuvantes são substâncias que aumentam a imunogenicidade da vacina. Em tempos de pandemia, a quantidade de vírus disponíveis é um fator limitante e os adjuvantes aumentam a capacidade de produção da vacina em 100 a 200%. Mesmo assim, isso pode não ser suficiente. Há dois tipos principais de adjuvantes: o esqualeno e os sais de alumínio. A vacina Butantan-Sanofi Pasteur não tem nenhum dos dois. A vacina da GSK tem o AS03, o esqualeno e ainda outro agente imunogênico, o tocoferol (vitamina D). Os adjuvantes foram testados na fabricação de vacinas da gripe sazonal e da H5N1.

E o tal de Timerosal?http://farm4.static.flickr.com/3178/2961464963_bb5df0fab8.jpg

Timerosal, ou em inglês, thiomersal, é o nosso antigo mertiolate. É uma tintura de mercúrio orgânico com poderes antimicrobianos quando usado tópicamente. Foi retirado do mercado por causar uma ardência enorme nos ferimentos abrasivos e pela necessidade de retirada gradual dos produtos à base de mercúrio por razões ambientais. O timerosal é usado nas vacinas na manufatura e para evitar a contaminação do produto final. A vacina pandêmica tem mais ou menos 2,5 a 50 μg timerosal por dose como preservativo. O timerosal contem 49,6% de mercúrio (ou seja, 1,25-25 μg de mercúrio por dose). Essas doses são consideradas baixas e aproximadamente 1/4 da ingestão máxima diária para uma pessoa de 60 kg. Muitas pessoas, inclusive alguns vizinhos meus, são alérgicos ao timerosal. E agora? Podem tomar a vacina ou não?

Segundo o relatório abaixo [2] e um especialista em vacinação que consultei, as alergias de contato ao timerosal NÃO contraindicam a vacinação. Existem tipos raros de alergia ao composto nos quais o paciente apresenta sintomas sistêmicos, por exemplo, angioedema (inchaço na boca e face), broncoespasmo (chiado no peito), urticária (vergões na pele). Nesse caso, a alergia é mais importante e a vacina está contraindicada. Na dúvida, é sempre melhor perguntar ao seu médico.

Essa vacina, afinal, é segura?

 Vou citar o relatório novamente: “Baseado em informações recebidas de 16 países, a OMS estima que por volta de 80 milhões de doses da vacina pandêmica foram distribuídas e aproximadamente 65 milhões de pessoas foram vacinadas. Campanhas de vacinação globais têm se utilizado de vacina com e sem adjuvantes, com vírus atenuados e inativados (este último grupo não licenciado na Europa). Apesar da intensa monitorização sobre a segurança das vacinas, todos os dados compilados até o momento, indicam que as vacinas pandêmicas gozam do mesmo excelente perfil de segurança que as vacinas sazonais, as quais tem sido utilizadas por mais de 60 anos.”

Nesse ponto, acho que fomos beneficiados por estarmos no hemisfério sul. Dessa vez, testaram lá antes.

[1] Atmar RL, & Keitel WA (2009). Adjuvants for pandemic influenza vaccines. Current topics in microbiology and immunology, 333, 323-44 PMID: 19768413
[2] European Centre of Disease Prevention and Control
. [link]

Figura retirada daqui.

Atualização

Várias perguntas feitas nos comentários foram respondidas no novo post. Por favor, deem uma checada para não nos tornarmos repetitivos, ok?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 248 comentários

  1. simone disse:

    vacinei meu filho de 9 anos, e minha filha de 7 anos ontem dia 10/04,ela tomou meia dose e nao teve reaçao, e meu filho esta se queixando de muita dor muscular, febre , moleza no corpo, estou preocupada pois ele tomou uma dose unica,nao sei se devo levar minha filha para tomar a 2 dose

  2. Helena disse:

    Olá! Também na dúvida sobre tomar ou não a vacina. Tenho 44 anos, diagnosticada com hipertensão arterial (tomo losartana postássica diariamente)e asma intermitente (relacionada à rinite alérgica-tenho encaminhamento, à UBS, da peneumologista para tomar a vacina da gripe comum, por ser portadora de asma intermitente). Estou tomando desde ontem celestamine, receitado por uma médica clínica geral, por causa de uma reação alérgica no corpo, (situada basicamente entre os seios e o pescoço)de fundo desconhecido ( a hipótese é que esteja relacionada ao uso de uma peça de roupa sem ter sido lavada). Gostaria de saber se posso tomar a vacina fazendo uso destes outros medicamentos. E também, se existe alguma possibilidade de transmissão do vírus (nos casos de reação, por exemplo como tosse) por que tomou a vacina a familiares ou outras pessoas que não tenham tomado. Grata, Helena.

  3. anderson demetrius disse:

    a pessoa que me vacinou me disse que o efeito por completo da vacina , tipo para tomar todo o corpo e de 72h , e que poderia acabar com o efeito da dose ?

  4. Marcela Adriana Salimbeni disse:

    Tomei a vacina na sexta- feira 09-04, e ainda hoje estou com sintomas, tive febre, muita dor de garganta e desde ontem diarréia, enjôo e muita dor no corpo, é normal após 4 dias ainda apresentar reação, ou o que estou sentindo não tem mais a ver com a vacina? O que devo fazer?

  5. Elaine disse:

    Meu filho de 8 anos tomou uma dose da vacina, mas a atendente não marcou e não disse se deverá tomar segunda dose. Todo ano eu o vacino contra a gripe comum e fiquei sabendo que a desse ano será as cepas da comum e a da h1n1. E agora? Ele deverá tomar a segunda dose no postinho? E se ele tomou a dose completa já da primeira vez? Tem problema se tomar mais meia dose em 30 dias? Evito dar a trivalente já que ele está imunizado contra h1n1?

  6. natalia disse:

    olá, boa tarde, meu filho teve reação a vacina dpt, depois desse evento, fiquei traumatizada com vacinas, mas tudo bem, agora gostaria de saber, se espero para ele as que viram em redes particulares, se elas são uma forma assim “mais puras” como a dpta , que foi as doses seguintes de meu filho, ele tem 2 anos e minha filha tem 7, eles não estão no calendario de vaciñação, mas por terem problemas respiratorios,a enfermeira no posto falou q poderia vacina-los

  7. João disse:

    Karl, já que você assumiu a resposabilidade de induzir todos a tomarem essa vacina não testada, também gostaria de te fazer algumas perguntas. Porque o adjuvante esqualeno MF59 e AS03 são proibidos em vacinas do mundo inteiro e só foi utilizado na vacina pro Antrax na primeira Guerra do Golfo? Já que não é utilizado no mundo inteiro porque estão utilizando agora? Porque a ANVISA em 2001 baniu o timerosal do mercado brasileiro? E porque estão voltando a autorizar agora? Porque no Protocolo de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação H1N1 do Ministério da Saúde, um documento de 60 páginas voltado para médicos, 8 páginas são dedicadas a Síndrome de Guillain Barré? Isso é coincidência? Porque você não respondeu sobre o teste feito em cobaias na República Tcheca? Porque pularam todos os procedimentos e testes cientificamente necessários para a aprovação de qualquer remédio ou vacina, neste caso desta vacina pandêmica? Aproveita e responde porque a subsidiária austríaca do laboratório Baxter exportou “acidentalmente” 72 quilos de material para vacina, contaminado com virus vivo da Gripe Aviária? Estou falando de fatos. Você pode me responder essas perguntas?

  8. João disse:

    Esqueci de perguntar outras coisas. Porque o governo francês comprou 94 milhões de doses, e só 7 milhões de franceses tomaram essa vacina? Porque o governo Polonês proibiu esta vacina naquele país? Porque só 10% dos profissionais de saúde alemãs tomarem esta vacina pandêmica? Eu teria outras dúvidas, mas se você me esclarecer estas, e da postagem anterior, já ficarei muito satisfeito.

  9. Andreia disse:

    OI AMIGO, TENHO 2 MENINAS GEMEAS DE 3 ANINHOS , ELAS TOMARAM A VACINA NO DIA 10 E DEPOIS DE 4 DIAS ELAS ESTAM MUITO SONOLENTAS(dorme acordam comem e depois dormem de novo) QUERIA SABER SE ISSO É REAÇÃO DA VACINA. UM ABRAÇO.

  10. Karl disse:

    @Vanessa. Nenhuma vacina dá 100% de imunidade.
    @Lígia. Não parece ser da vacina. Na dúvida, procure um médico e dê um retorno do caso, ok?
    @Adriana e @Carlos Alberto. Pode ser da vacina. Se for, os efeitos passam rápido. Se não passar, procure um médico.
    @Mary. Obrigado pelo conselho.
    @Wilma. Achei o tempo longo para ser reação vacinal. O que o pediatra dela achou?
    @Marianne. Todo ano o vírus da gripe sofre mutações, por isso as pessoas de grupos de risco (no caso idosos e pacientes com doenças respiratórias) devem vacinar-se. Esse vírus é novo e não sabemos seu comportamento futuro. O melhor é prevenir.
    @Maria Silva. Não tenho esse dado.
    @Simone. Fique de olho. Vc conversou com o pediatra?
    @Helena. Acho prudente vc conversar com seu (sua) médico(a).
    @Anderson. Não entendi a pergunta.
    @Marcela. Se for reação vacinal, em geral é autolimitado. Mas acho que valia uma consulta com o médico.
    @Elaine. Que confusão, hein? Eu voltaria ao posto e pediria orientação. Ou então, vá ao médico.
    @Natália. A vacina que virá às clínicas é uma trivalente (H1N1 + 2 cepas de influenza sazonal). Se eles já tomaram a H1N1, pq dar de novo? De qualquer forma, pergunte ao pediatra.
    @João. Perguntas requentadas e já desmentidas. Se vc citar uma fonte confiável (que não fale sobre iluminati, teorias conspiratórias, reptilianos, nova ordem mundial entre outras baboseiras) prometo ler com calma e verificar. Nenhuma vacina é 100% isenta de efeitos colaterais alguns até sérios, mas são o melhor que temos. A vacina é opcional nesse caso.
    @Andreia. Isso não parece reação, mas vale uma consulta com o pediatra delas.

  11. Wilma disse:

    Me descupe, mas confesso que fiquei assustada com esse treço retirado de uma matéria do site:
    http://pandemia-gripe-a-h1n1.blogspot.com/2009/11/perigos-do-esqualeno-adjuvante-da.html
    “A diferença entre “bom” e “mau” esqualeno está na forma que entra no organismo. Injecção é uma forma anormal via de entrada que incita o sistema imunitário a atacar todo o esqualeno do organismo e não apenas o adjuvante esqualeno das vacinas. O sistema imunitário irá tentar destruir a molécula onde quer que ela se encontre, incluindo em lugares onde ela ocorre naturalmente, e onde é vital para a saúde do sistema nervoso”.
    Gostaria de maiores informações. Obrigada

  12. Elaine disse:

    Passei pra colocar o resultado da minha confusão. Perguntei pra outras mães que deram vacina no mesmo posto e passei lá também, e elas confirmaram que crianças maiores de dois anos elas estão dando a a dose completa. Diante disso , não darei a trivalente. Obrigada por ler e comentar meu post. Segui seu conselho e agora estou mais tranquila.

  13. marcia isabel de carvalho disse:

    minha nora tomou a vacina e depois descobriu que estava gravida.tem algum problema?

  14. João disse:

    Obrigado pelo retorno. Mas permaneço com algumas dúvidas que não foram esclarecidas.
    Você acha mesmo que Nova Ordem Mundial é uma baboseira e/ou Teoria da Cosnpiração? Então veja a notícia que saiu (por acaso) hoje do nosso presidente conclamando a China por uma Nova Ordem Internacional, no site do Yahoo:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/100415/manchetes/manchetes_politica_lula_china
    Sobre a proibição dessa vacinas na Polônia, tem um link do próprio país (ponto pl), escrito em inglês, sobre os elogios que a ministra da saúde polonesa, Ewa Kopacz, recebeu do Conselho da Europa em relação a sua estratégia anti-gripe suína:
    http://www.thenews.pl/national/artykul128545_poland-praised-for-anti-swine-flu-strategy-.html
    Bem…, estes são links de mídia conhecida. Não são simples blogs que postam e falam o que quiseram, por isso creio que merecem também a sua atenção.

  15. Waléria Cristina disse:

    Tenho duas filhas, uma de 16 anos e outra com 11 anos. As duas tem bronquite; gostaria de saber se elas tem direito a vacina A H1N1 ?
    obrigada !

  16. Jéssica disse:

    Por favor estou muito preocupada e preciso de um esclarecimento, infelizmente tive todas as reações adversas da vacina tomei 10/04 e hoje dia 15/04 ainda estou mal, a dor no braço passou mas a garganta está horrível, febre e dor de cabeça, hoje descobri que estou que contem a mesma substância do mertiolate e sou alérgica a ela onde me encosta esse remédio provoca muita queimadura e urticárias, será por isso que estou passando tão mal com a vacina? o que posso tomar para aliviar os sintomas? por favor me ajudem em minha cidade ninguém sabe dar informação elas são desencontradas. o que faço?

  17. adriana disse:

    estoucom medo de tomar essa vasina.pq muitas pessoas estao sentindo muita dor nocorpo isso e normal e tando febre e inquas tbm

  18. TELMA disse:

    MEU FILHO DE 4 ANOS A vacina H1N1 Tomou E DEPOIS DE TRES DIAS FIZ NELE UM Hemograma E PERCEBI O SEUS leucócitos ALTERADO 15900.GOSTARIA DE SABER SE TEM RELAÇÃO COM A vacina.

  19. BRU disse:

    o que me dizem sobre a FEMA?!!
    e tudo oq estar acontecendo!!

  20. Stefany disse:

    Olá bom dia eu sou do Espirito Santo, tomei a vacina dia 13 terça feira a tarde, quando foi ontem as 21h por ai comecei a ficar toda empolada nunca tive isso meu rosto esta super injado, to tomando um remedio para alergia, o que será que pode ter acontecido?

  21. claudia ananias gomes disse:

    queria saber se posso tomar a vacina estando gripada.

  22. João disse:

    Jéssica, o Ministério da Saúde emitiu, no dia 26 de março deste ano, o Protocolo de Vigilância Epidemiológica de Reações Adversas Pós-vacinação H1N1. É possível você baixar este, no próprio site da FUNASA:
    http://www.funasa.gov.br/internet/desai/arquivos/protocolo_eventos_adversos_pos_vacinacao_H1N1.pdf
    Este é um documento científico de 60 páginas destinado para médicos. Mostra inclusive tudo que também está sendo divulgado nesta matéria: cepas virais, quais são os laboratórios e suas vacinas, quais contém e não contém o adjuvante esqualeno, entre outros, e também mostra os possíveis efeitos adversos, suas reações e tratamentos. Você também pode pesquisar pelo neurocirurgião Dr. Russell Blaylock. Ele dá dicas de como reduzir e até mesmo eliminar reações autoimune ou algum possível efeito colateral. Procure também o seu médico, isso é o mais importante.

  23. Gilberto Alves disse:

    Minha mãe, com 72 anos, está em tratamento quimioterápico com Anastrozol 1 mg uso contínuo, contra o cãncer de mama maligno ECIIIB, apresentando os sintomas colaterais previstos além da pressão que anteriormente controlada agora ficou descontrolada e alta, entre 16 e 19; sofre também de osteoporose. Não pode tomar os medicamentos nifedipina, nimesulida, losartan potássico e alguns tipos de antiinflamatórios.Quando administrado nimesulida sofreu um parcial AVC que a paralisou por 4 dias, retornando depois a normalidade. Toma sertralina 50mg, atenolol 50mg, anlodipina5mg, enalapril 20mg.
    Diante desse quadro clínico minha mãe pode tomar a vacina H1N1 e também a vacina sazonal?
    Agradeço de coração pela valiosa orientação.Deus abençoe a todos.
    Gilberto Alves.

  24. Gilberto Alves disse:

    Minha mãe, com 72 anos, está em tratamento quimioterápico com Anastrozol 1 mg uso contínuo, contra o cãncer de mama maligno ECIIIB, apresentando os sintomas colaterais previstos além da pressão que anteriormente controlada agora ficou descontrolada e alta, entre 16 e 19; sofre também de osteoporose. Não pode tomar os medicamentos nifedipina, nimesulida, losartan potássico e alguns tipos de antiinflamatórios.Quando administrado nimesulida sofreu um parcial AVC que a paralisou por 4 dias, retornando depois a normalidade. Toma sertralina 50mg, atenolol 50mg, anlodipina5mg, enalapril 20mg.
    Diante desse quadro clínico minha mãe pode tomar a vacina H1N1 e também a vacina sazonal?
    Agradeço de coração pela valiosa orientação.Deus abençoe a todos.
    Gilberto Alves.

  25. Camila disse:

    Eu tomei a vacina no ultimo dia 10 de abril .Eu tive todas essas reações : angioedema (inchaço na boca e face), broncoespasmo (chiado no peito), urticária (vergões na pele).Fora febre alta e dor de cabeça.Minha pele ta horrivel,o inchaço da face passou e os vergões secaram,ta muito feio :s , e não posso tomar nenhum rémedio se não for anti-alergico.. procure um médico antes de tomar a vacina não façam que nem eu,fui com a cara e a coragem agora aguento as consequencias,e meu médico agora tah fazendo que eu melhore rápido mas ta dificil.

  26. Adriane disse:

    GOSTARIA DE TER ACESSO A BULA. PARA QUE POSSA CONHECER MELHOR SOBRE ESSA VACINA. ONDE POSSO TER ACESSO?

  27. Michele disse:

    Olá, estou com dúvidas se devo ou não tomar a vacina da H1N1. Estou tomando quimioterapia (Taxol) e primeiro o médico contra indicou agora ele liberou a vacina e disse que não tem problema. O que faço?! Será que é prejudicial por causa da minha baixa imunidade?!

  28. Janiely disse:

    Tomei a vacina por volta das 16hs, e tomei uns copinho de cerveja a noite(21hs) será q cortou o efeito? ou tenho q tomar novamente a vacina? estou imune?

  29. Manuela disse:

    Bem,tenho 19 anos e tomei a vacina ,fiquei muito assustada pois já saí do posto me sentindo um pouco mal.
    Não deu uma hora depois estava com enjoos, taquicardia, tontura,um mal-estar terrível, que mais tarde piorou e foi preciso chamar alguns médicos na faculdade em que estudo, minha pressão é normal mas naquela hora foi a 16!
    Não tenho alergia a ovo, gostaria de saber o que pode ter acontecido
    grata

  30. lelim disse:

    ola
    tenho uma filha de 4 anos ela tem baixa imunidade esta sempre gripada e com dor de garganta queria saber se ela pode tomar a vacina H1N1?e se tem algum efeito colateral à curto ou longo prazo caso tenha tomado?alguem me responda por favor.MUITO OBRIGADO a todos.

  31. Tatiana disse:

    PARA QUEM TEM ESCLEROSE MULTIPLA:
    Converse com seu médico antes de tomar QUALQUER VACINA. Vacinas podem desencadear novos surtos em pacientes com Esclerose. Converse com um médico especialista. Muitos pacientes de esclerose não são imunossuprimidos, pois tomam imunomuduladores (ficam até mais resistentes a gripes). Tatiana.

  32. natalia cirino disse:

    eu tenho muita alergia respiratoria,passo muito mal de bronquite alergica e estou com tanto medo de tomar a vacina1!tenho visto tanta reportagen na net para nao tomar porq e perigoso!! moro em mg.o q qeu faço???

  33. carla disse:

    Gostaria de saber se quando a pessoa está com resfriado simples ou sinuzite e toma a vacina, tem maiores chances de ter efeitos colaterais??? Outra coisa, quando a família toma a vacina e a criança maior de 2 anos não toma, o virus fica no ar e a criança pode acabar pegando a gripe A??? Desculpe pelas perguntas, mas são coisas que as pessoas dizem e não sabemos se acreditamos ou não…Obrigado.

  34. Juliana Oliosi disse:

    Olá.!
    Sou muito alergica a medicamentos, gostaria de saber se posso tomar a vacina , ou se primeiro devo consultar um medico?
    Att
    Juliana

  35. dayana disse:

    pessoas que naum entraram nas idades previstas para vacinação no calendario,vão entrar depois???
    porque os soldados do exercito naum vacinam,ja que eles são sempre os primeiros a se vacinar???
    pesquisadores estão a anos procurando a vacina pra aids e pro cancer e ate hje naum conseguiram nada.Porque foi tão facil assim encontrar a vacina pra gripe h1n1 em tão pouco tempo???
    obrigada
    dayanna

  36. elizangela duarte disse:

    minha mãe fez a vacina h1n1 por diabética .Faz uma semana agora está com febre ,dores abdominais,diarréia.Esses podem ser sintomas de reação a vacina?
    Certa de sua resposta desde já agradeço!!!!

  37. eliane sanzovo disse:

    Minha mãe tem lúpus eritrematoso sitêmico(doença ligada ao sistema imunológico) gostaria de saber se ela pode tomar a vacina. Alguém por favor me responda? ja pesquisamos entre os médicos 2 disseramque sim porém outros 2 falaram que não…. e agora???????????????

  38. DANIELA disse:

    ola gostaria de saber se é normal vermelhidao no braço aonde foi aplica a vacina ??

  39. luciana disse:

    meu filho tem 10 anos e esta com crise de renite alergica, ele esta no quadro de risco porque tem doença cronica,ele podera tomar a vacina contra a influenza A(H1N1)?(devido a renite alergica)

  40. elisangela disse:

    ola minha filha tem 3 anos eu gostaria de aplicar a vacina nela mas qdo ela tinha 2 anos fiz alguns exames nela e deu que ela tinha 1, 78 de alergia ao ovo agora estou em duvida se devo ou não dar a vacina nela e realmente ela precisa tomar pois ela tem dermatite atopica e bronquite.

  41. Fernanda disse:

    Bom dia,
    Tomei a vacina no domingo(11/04). Na segunda meu rosto e boca estavam inchados. Ao fim do dia o rosto estava ok mas a boca, era difícil de abrir ou encostar um lábio no outro. Isso ficou até ontem (18) mas hoje ainda os lábios estão bem ásperos e nem consigo sequer sorrir ou bocejar sem sentir ardência.
    Alguém poderia me informar em quanto tempo isso melhora pois fui a vários médicos e não sabiam informar.
    Grata desde já.

  42. José Geime disse:

    Já ouvi de médicos que a vacina ataca o próprio sistema imunológico da pessoa, deixando-a mais fraca, pra que?
    Vamos ao dia a dia.
    moro na região norte – são paulo, próximo ao parque novo mundo, onde teve um caso de uma menina que tomou a vacina e morreu e um outro de uma pessoa adulta internada no vermelhinho do parque novo mundo.
    na padaria em frente ao meu serviço descobri hoje que uma funcionária está de cama, tomou a vacina, desmaiou e agora está de cama.
    Um dos funcionários da empresa onde trabalho tem uma esposa que trabalha na área de saúde e ela contou de vários casos de complicações após a vacina e até caso de paralisia.
    Alguns médicos até falam na televisão que os efeitos colaterais são raros, mas onde vou alguém vem me falar de problemas devido a vacina.
    Por favor me explique isso.

  43. Cida Matos disse:

    1. O Ano passado meu filho ficou sem aula pelo menos quase um mês , pois foram adiada o retorno das férias pelo governo , porque a preocupação com a gripe suina era muito grande e agora que já temos a vacina essas mesmas crianças que ficaram sem ir a escola não serão vacinadas…Isso realmente não tem lógica…crianças entre 3 a 19 anos sem vacina,sendo que aqui no Brasil a primeira vitima foi aqui em minha cidade em Osasco uma criança de 11 anos.Que programação mais irresponsável é essa??

  44. Elisabeth Almeida disse:

    Sou transplantada renal, faço uso de imuno supressores e de anti coagulante oral, pois já tive trombose e embolia pulmonar.
    A vacina está indicada para mim?
    Muito grata. Elisabeth

  45. Alice Cardoso disse:

    Olá! Eu tomei a vacina sábado da semana passada, dia 10 de abril, e desde então venho apresentando alergias distribuídas pelo corpo. As piores são nos cotovelos e joelhos… Depois apareceu na panturrilha, virilha, ombro e um pouco nas costas. Parecem picadas de mosquito e são quentes. Coçam o dia todo. Já me informei e aparentemente não sou alérgica a nenhum componente. Até estranhei, pois não senti absolutamente nada no local onde foi feita a vacina, nem dor nem vestígio algum. Estou preocuopada que isso venha a piorar, e uma médica me disse que possivelmente é dessa vacina. Você tem conhecimento de algum caso semelhante?

  46. ERONDY disse:

    SOU PORTADOR DE FIBROMIALGIA,FIQUEI SABENDO QUE O ESQUALENO PODE PORVOCAR DOENÇAS AUTO-IMUNES,ME VACINEI CONTRA GRIPE AVIARIA,E LOGO APÓS DESENCADEOU ESTA ENFERMIDADE EM MIM,QUERO SABER SE ALGO PARECIDO É DE SEU CONHECIMENTO?

  47. Karl disse:

    João. Coment#222. Obrigado pelo link.
    Pessoal. Nenhuma resposta que possa dar aqui substitui a visita a um médico da área. Por favor, conversem com eles. A vacinação para crianças acima de 2 anos não será feita nos postos, mas para quem estiver interessado, uma vacina trivalente (H1N1 + 2 tipos de influenza sazonal) será disponibilizada em breve nas clínicas de vacinação.
    Não tenho conhecimento de reações graves após a vacinação ainda. E, finalmente, a vacina por ser fabricada a partir de vírus inativados, não causa gripe e pode ser utilizada em pessoas imunossuprimidas.
    Ver mais informações nesses links abaixo:
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/04/ingestao_de_alcool_e_vacina_co.php
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/nota_do_ministerio_da_saude_so.php
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2010/03/e_tome_vacina.php
    Vou fechar os comentários por não ter mais a capacidade de respondê-los. Podem escrever nos posts mais novos que tentarei responder, ok? Obrigado.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM