O álcool não é um item imprescindível da alimentação humana. Há, acreditem, pessoas que passam a vida toda sem colocar uma gota de álcool na boca e vivem muito bem, até mais que os usuários crônicos da bebida. O excesso de álcool causa inúmeros males à espécie humana dentre os quais cirrose hepática, alterações neurológicas e psiquiátricas graves, sem contar a violência. Sou a favor da lei do Código de Trânsito Brasileiro que instituiu a alcoolemia 0 (zero) e impôs penalidades mais severas para o condutor que dirige sob a influência do álcool. Pelo número enorme de perguntas que recebi sobre a influência da ingesta alcoólica na vacinação contra gripe A H1N1, concluí que valia a pena escrever um novo post um pouco mais elucidativo. Aqui vai, então, minha tentativa de salvar os “bebuns” do meu Brasil!
Empreendi uma busca na Pubmed com os seguintes termos: alcohol consumption, alcohol ingestion, alcohol & immunization efficacy, immunization efficiency, immunization rate, vaccination, vaccination efficacy, vaccination efficiency, vaccination rate.
Achei dois estudos relacionados ao assunto que queremos saber, ambos em alcoólatras e sobre a vacina da hepatite B. São eles Rosman et al. Efficacy of a high and accelerated dose of hepatitis B vaccine in alcoholic patients: a randomized clinical trial. Am J Med (1997) vol. 103 (3) pp. 217-22 e Nalpas et al. Secondary immune response to hepatitis B virus vaccine in alcoholics. Alcohol Clin Exp Res (1993) vol. 17 (2) pp. 295-8. Os links mostram os resumos. A conclusão é que em alcoólatras a eficácia da vacina para hepatite B é menor. Ponto. Achei um estudo coreano que mostra que o número de pessoas que se vacinam para gripe sazonal é menor nos alcoólatras o que talvez indique um certo descaso patológico dos alcoólatras nessa situação específica. Curiosamente, a conclusão do estudo é que o fator mais importante para que uma pessoa se vacine é a indicação do médico.
Muitos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e agentes de saúde, recomendam a NÃO ingestão de álcool nos dias subsequentes à qualquer vacinação. As interações entre o álcool e as vacinas não são bem conhecidas e de fato, há estudos que mostram que a ingestão de álcool altera a imunidade desfavoravelmente. Além disso, os efeitos colaterais da vacina podem ser mascarados ou exacerbados pelo álcool, o que dificultaria um possível diagnóstico. Aliás, essas são as mesmas razões para não se vacinar estando-se gripado ou doente.
Achei também um documento do CDC (Centro de Controle de Doenças e Epidemiologia do governo americano) recomendando a não ingestão de álcool durante o período de vacinação, sem citar, entretanto, as razões para isso.
Em suma, acho bastante prudente esperar ao menos uma semana em abstinência alcoólica após a vacinação (isso não inclui abstinência sexual, gente!) apesar de não haver uma referência específica sobre o assunto (se alguém achar, por favor coloque nos comentários que, com certeza, vou ler e comentar). Vale a pena perder uma semaninha para poder tomar um vinho tranquilo no inverno que se aproxima, sem medo de pegar gripe suína.


Não gostei da dureza do seu comentário, dá a impressão que você tem algum alcoolatra na familia. Uma pessoa pode, sem ser alcoolatra, no dia seguinte a vacina ir a um casamento, batizado ou encontro com importante cliente e, sem lembrar da vacina, tomar uma dose para acompanhar seu cliente. Agora, pode você afirmar, com certeza, que tal pessoa não esta imune!
beber commoderaçao nao é ser alcolatra.Pode sim tomar uma cervejinha ou um copo de vinho
Já que vou morrer de gripe mesmo, prefiro que seja bêbado então!
tomei vacina hoje mas vo toma umas bejas porque e final do verdão muito obrigado pelas dicas abç……
Lendo essas respostas, chego a conclusão d q não se deve consumir alcool por pelo menos uma semana. Agora, e se eu esqueci e consumi alcool já no mesmo dia, posso tomar outra vacina (GRIPE). Abraço
Eu estava em duvida depois de ler aqui todo o conteúdo cheguei a uma conclusão : vou ficar 15 dias sem baber valeu galera!
14. E se estiver com gripe?
Não há contraindicação em caso de gripe ou resfriados, no entanto, recomenda-se adiar em caso de estado febril agudo ou moderado.
15. A pessoa que estiver tomando antibiótico pode receber a vacina?
ENCONTRA-SE NUM SITE DE PERGUNTAS E RESPOSTA
Sim. Não interfere com a resposta imunológica da vacina.
16. Depois da vacina posso ingerir bebidas alcoólicas?
Sim. Não interfere com a resposta imunológica da vacina.
17. Posso doar sangue depois de receber esta vacina?
A pessoa vacinada deve esperar 48h após a aplicação para doar sangue.
Kkkkkk ……. eu só observo. …se tomou vacina e beber…ja era……vao morrer e sobrar mais pra mim…kkkkkkkk
A partir do momento em que o autor expõe completamente a sua visão de maneira parcial, não merece crédito. Abraços.
Depois que li vi que o autor é um preconceituoso.
Quando me vacinar irei tomar um porre para esquecer essa tolice!
Tomei a vacina e depois tomei um antialérgico o que eu faço a Dra falou que corta o efeito da vacina oque eu faço ?
Não há relatos sobre esse tipo de efeito Denise.
O autor deve ser aqueles caras chatos pra caramba. Deve ter poucos amigos e os poucos que tem devem ganhar mal dele pelas costas e vice versa. Nem te conheço e já te acho chato pra caramba.
O camarada tá fazendo um bem, orientando a galera e vocês estão tripudiando. Só da ¨coxinha
Petista não perde uma oportunidade para aparecer! Vai se preocupar com tua chefona que tá de olheiras inchadas pela falta de noites de sono, Sr. Mortadela.
Ao autor, se vc quer que as pessoas dêem credito a sua tese vc tem que falar de maneira direta e educada, assim vc irá dispertar a curiosidade das pessoas e elas terão interesse no que vc quer passar. Agora se for com tom de arrogancia, voce vai dispertar a furia e nos vamos criticar de maneira que vc autor não irá gostar. Valeu pela informação, tomei a vacina hoje e vou comemorar bebendo. rs…
Tomei vacina ontem, Vacina contra Gripe A H1N1.
À noite tomei duas taças de vinho, interferi com a resposta imunológica da vacina, eu não estou imune! Cortou o efeito da vacina o que eu faço? Posso tomar outra vacina (GRIPE)???
Aguardo breve resposta e desde já, agradeço.
Falo falo e não respondeu a pergunta.
Acho q o autor desse texto se expressou muito mal, deve estar revoltado c alguém próximo q seja alcoólatra pq faltou ser um pouco mais educado c as palavras, por isso não me passou crédito nenhum, fora q saiu do foco