Visita de Médico

Darwin Doctor.jpgSensacional post do Marco no “Marco Evolutivo”. Eu sou suspeito pra falar, mas o cara me fez uma compilação fantástica de livros sobre medicina e psiquiatria evolutiva que vale a pena conferir. De brinde, essa foto impagável do Darwin de jaleco e esteto, hehe.

A medicina evolutiva é uma área bastante abrangente, mas gosto de dizer que sua principal tarefa é contar a história do nosso entulho genético. Muitas, se não todas, as doenças são respostas mal-adaptadas que serviram para alguma coisa em nosso passado remoto. Se hoje não são compreendidas, seja porque não as entendemos, seja porque sabemos que de alguma forma um processo fisiopatológico “engana” um processo normal do organismo, não importa. Funcionam mais ou menos como carros com acessórios. Se o carro tem poucos acessórios, suas formas de enguiçar são exíguas. Quanto mais acessórios, mais formas de enguiçar; sempre que ganhamos uma sofisticação adaptativa, ganhamos uma(s) doença(s). Além de interessante, essa abordagem seria extremamente útil. Tentei esboçar isso nessas duas séries: Origem da Pressão Arterial e Design Inconsequente, mas o trabalho é muito grande e tem pouca gente fazendo.

* * *

Engraçadíssima a análise do Celso Barros do NPTO sobre o último debate dos presidenciáveis. Para ele, Marina ganhou este.

* * *

Fazia tempo que não fazia uma visita de médico ao Pasmo Essencial. Fiquei feliz que está reformado e o Daniel em grande forma. Vá lá e aprenda a esculhambar um médico. Com Petrarca, hehe. Que seus posts sejam menos bissextos, pô! Cabô ou não essa tese?

Discussão - 3 comentários

  1. Rudolf disse:

    Acho interessante a procura de uma esplicação evolutiva para a razão que torna possível a origem de uma doença. No entanto, pelo que vi no Marco Evolutivo, não concordo com o Prof. Nesse explicando com uma visão biologica-evolutiva as origens de disfunções psicológicas. Na minha concepção a história social dos pacientes com esses problemas é muito mais importante para o aparecimento desse tipo de problema do que a herança genética. O professor se dá o trabalho de mostrar a importância de um médico conhecer evolução para refletir sobre as doenças (o que é muito válido) e depois fala sobre ansiedade e depressão demonstrando desconhecimento em psicologia, outra ciência muito importante para a clínica. Pois bem, nosso corpo (body) tem os programas que permitem que esses fenômenos psíquicos se desenvolvam, como tem para qualquer doença segundo, mas ignorar que a cultura da vida do indivíduo influencia isso é uma bola fora feia.
    Ele disse que uma certa população de uma região costeira tem mais propensão a desenvolver depressão talvez porque coma mais peixe (!). Será que não é pq existem outros problemas sociais na região? O clima é frio e nublado o ano todo? Os pais trabalham muito? Não há muita opção de lazer fora assistir Tv? Não seria uma região decadente economicamente? Acho que só poderia ser o peixe...

  2. Karl disse:

    Concordo com vc, Rudolf. Como disse no comentário lá, eu achei alguns exemplos do Nesse bem fraquinhos. De qualquer forma, não invalida esse tipo de raciocínio que, tenho certeza, vai ainda dar muitos frutos.

  3. Rudolf disse:

    Para um clínico, ignorar o lado inconsciente da mente talvez seja pior que ignorar a evolução.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.