China

Recebo toda semana um clipping de notícias ambientais feito pela Marilena Lino de A. Lavorato. O clipping da semana de 17 a 21/06 falava essencialmente da China, segue um breve resumo que vem antes das notícias:

“A China liderou o ranking das noticias da semana. A começar pela conquista do título de maior emissora mundial de dióxido de carbono, o principal dos gases do efeito estufa, passando os EUA. Como se não bastasse, a população de Pequim está há mais de uma semana sem ver o sol envolta em uma espessa fumaça provocada por queimadas que os agricultores da região estão fazendo após suas colheitas. O caso é tão sério que, e em alguns lugares se proibiu até mesmo de fumar na rua. Diante de tantos problemas ambientais, a China teve a inusitada idéia de contratar seus “melhores narizes” para lutar contra a poluição. Pessoas com olfato apurado vão atuar como atuar detectores de problemas e ajudar a desenhar um panorama mais preciso da qualidade do ar. Uma profissão diferente onde seus profissionais serão “auditados” a cada 03 anos em virtude do olfato perder a sensibilidade com a idade. Se os narizes vão funcionar a contento ainda não sabemos, mas que os chineses foram criativos, isto sem dúvida.”

Isso me choca num tanto, mas num tanto… Quando os chineses, ou quem sabe o mundo, vai perceber que o crescimento assim não vai nos levar muito longe? Aliás o mais longe que podemos ir é a extinção da raça humana. Em pleno século 21 em que discutimos o aquecimento global uma nação retrocede ao início da Revolução Industrial na Inglaterra? A população sem ver o céu por uma semana não faz você lembrar do fog inglês? Vamos deixar os mesmos erros dos países desenvolvidos se repetir nos países ditos em desenvolvimento? Que raios de desenvolvimento é esse? Não conseguimos aprender nada? É muito triste isso, não consigo pensar em outra palavra, tristeza. Ver que o ser humano não consegue aprender com os erros alheios e continua fazendo as mesmas besteiras, ver que o dito “crescimento econômico” está acima de tudo, não importando se vai sobrar alguém aqui pra usufruir dele.

Tem uma estória que ouvi já tem um tempo sobre a China que sempre me deixou muito preocupada. Um amigo do meu pai foi pra China trabalhar na montagem de uma plataforma pra Petrobrás, isso tem mais ou menos uns 10 anos (provavelmente mais), logo na entrada do porto da cidade que ele estava hospedado via-se uma enorme faixa com os dizeres: “Se você tem problemas de meio ambiente no seu país, venha pra cá”. Dá para acreditar que eles tiraram essa faixa de lá?

Recentemente ouvi outra estória sobre a China, dessa vez da minha professora do MBA cujo irmão tinha acabado de voltar de lá. Ele contava que crianças em Pequim, com 10-11 anos de idade nunca tinham visto a lua, as estrelas no céu por conta da poluição no céu!! Não me surpreende agora essa notícia que tem uma semana que o céu está encoberto por lá…

O que será do Planeta com ações tão sutis da China? Afinal com mais de 1 bilhão de habitantes (praticamente 25% da população mundial) , quaisquer ações deles tem reflexo no resto do Planeta. A cada dia que passa estou mais preocupada, muito preocupada. E pelo que conheço dos chineses (meu pai é chinês) não será tarefa fácil convencê-los que o crescimento deles vai ter de tomar outro rumo se quisermos continuar nesse Planeta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM