Cursos sobre sustentabilidade

Outro dia uma leitora me perguntou de indicações sobre cursos de sustentabilidade.
Eu fiz um curso de Responsabilidade Socioambiental pela FGV-online e o curso de férias da ESPM – Empresa Sustentável: Gestão Estratégica através da Responsabilidade Social.  Se você não manja nada do assunto, não faz idéia por onde começar, um conselho: leia meu blog! Hahaha Brincadeira… Se você é realmente leigo no assunto de fato vale a pena fazer esses cursos. Mas cuidado, esses cursos são o ponto de partida, não de chegada, hein?
De verdade não sei indicar muitos, tem alguns no mercado e no Brasil acho que o mais famoso é o do FGV-CES sob coordenação do Mario Monzoni. Conheço uma pessoa que faz o curso e o que ela me contou é que não só o curso é novo, como o assunto e os temas e cases abordados ainda são os mesmos que se vê por ai: Natura, Real, Interface, Promon, Serasa. Gosto do trabalho feito pela FGV-CES, acredito que o curso seja bom, provavelmente nesse curso as discussões sejam mais aprofundadas pois é um curso mais longo. EU ACHO!
E tem também os cursos internacionais (meus sonhos de consumo) 2 escolas que me interessam muito são o Blekinge Institute of Technology, na Suécia e o Schumacher College.
O Blekinge Institute of Technology tem um curso chamado Strategic Leadership towards Sustainability. É um curso de mestrado ministrado em inglês para alunos do mundo todo. E vendo essa coluna sobre uma amostrinha de como a sustentabilidade é encarada na Suécia, acho que o curso deve ser bem interessante uma vez que o país deve ter vários exemplos de como a sustentabilidade é e deve ser encarada como política pública.
O Schumacher College fica na Inglaterra e dispensa maiores apresentações uma vez que tem como seus professores personalidades como: Patch Adams (sim o médico do filme), Ray Anderson (o dono da Interface), Fritjof Capra, Deepak Chopra e James Lovelock. Uma escola que tem cursos com o seguintes títulos acho que dispensa maiores comentários: Sustainability and Leadership: The Personal Challenge, Job Opportunity: Director of Sustainability e How to Communicate Climate Change: The business challenge. Dê uma olhada no site, vale a pena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 8 comentários

  1. […] o Schumacher College, mas falei dele aqui no blog pela primeira vez em setembro de 2008, quando sugeri cursos de sustentabilidade. Eis que no próximo fim de semana irei viver uma experiência do Schumacher College aqui no […]

  2. Claudia Chow disse:

    Não Raquel, infelizmente nao…

  3. Rachel Quirino disse:

    Olá Cláuda,tudo bem?
    Você conhece alguma escola no Canadá?
    Escola desse tipo que você mencionou na Suécia e na Inglaterra.

  4. Rita Salgado disse:

    Acabei de achar este curso e que parece ser muito interessante: Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial na ESPM/SP
    Vale à pena dar uma olhada!

  5. Claudia Chow disse:

    Infelizmente nao sei dizer Jose, mas caso saiba avisarei! 😉

  6. jose m. disse:

    Claudia,
    Voce poderia informar alguma instituição e ensino que atenderia o Norte do Brasil ?
    grato
    jsoe

  7. Lu Santos disse:

    O SENAC (www.senac.com.br), tem cursos voltados para esta área (Meio Ambiente)entre outras,E podem ser feitos por pessoas a partir de 16 anos, com formaçao de ensino medio, se optar pelos cursos livres.
    Vale dar uma olhada, melhor vale se interessar!!!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM