Futuro 2: Operadora de celular premia quem não troca de aparelho

Esse post faz parte da série Futuro. Essas notícias falsas pretendem representar o que deveria ser o futuro mais sustentável, pelo menos ao meu ver. Pode ser que depois de um tempo os ache equivocados, mas faz parte do processo de mudança que eu gostaria de ver no mundo. A primeira notícia da série foi: Unilever anuncia venda de produtos de limpeza a granel.

Futuro 2: Operadora de celular premia quem não troca de aparelho

Na busca de conscientizar seus clientes a operadora de celular Vivo iniciou uma campanha de desensentivo a troca de aparelhos de celular. Se a bem pouco tempo atrás você recebia ligações da operadora para lhe oferecer um novo aparelho hoje ela irá te ligar para avisar que se você continuar com o mesmo aparelho por mais um ano você ganhará créditos em ligações.

Essa campanha faz parte da nova estratégia de sustentabilidade da empresa, que visa oferecer um serviço de qualidade sem a necessidade de “comprar” ou segurar o cliente com aparelhos novos “grátis”. Se antes o valor do aparelho que era dado ao cliente vinha diluído no valor da conta, hoje com essa nova atitude a operadora pode oferecer descontos e até isentar a conta do cliente.

A empresa com essa atitude inovadora tenta ensinar aos seus clientes uma atitude mais consciente diante do consumo. Se antes seguíamos os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), agora temos mais 2 Rs para incluir – Repensar hábitos e atitudes; Reduzir a geração e o descarte; Reutilizar, aumentando a vida útil do produto; Reciclar, transformando o produto e Recusar produtos que agridam o meio ambiente. – A empresa vai estimular o cliente a passar por todo o processo, fazendo-o repensar a atitude de trocar o celular em períodos curtos de tempo.

“Fala-se muito em mudança de comportamento, de atitude e quebra de paradigma diante dos atuais problemas que estamos enfrentando, mas são poucas as empresas que realmente estimulam seus clientes a terem essa mudança, a Vivo resolveu começar essa revolução verde de verdade” afirma o presidente da empresa que resolveu abraçar de forma radical a causa da sustentabilidade.

Com essa atitude a operadora começa uma verdadeira guerra com empresas de aparelho de celular, uma vez que a queda de venda pode ser inevitável. Se o consumidor realmente aderir a campanha espera-se que seja a vez das empresas de aparelhos mudar de atitude diante do novo comportamento dos consumidores e aceitar que mudar apenas o material utilizado não será suficiente, elas terão que se reinventar pois, espera-se, um novo tipo de consumo está surgindo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. […] notícia da série foram: Unilever anuncia venda de produtos de limpeza a granel, Operadora de celular premia quem não troca de aparelho e Casas e prédios sem reaproveitamento e reuso da água se […]

  2. […] mundo. As outras notícia da série foram: Unilever anuncia venda de produtos de limpeza a granel, Operadora de celular premia quem não troca de aparelho e Casas e prédios sem reaproveitamento e reuso da água se […]

  3. […] Esse post faz parte da série Futuro. Essas notícias falsas pretendem representar o que deveria ser um futuro mais sustentável, pelo menos ao meu ver. Pode ser que depois de um tempo os ache equivocados, mas faz parte do processo de mudança que eu gostaria de ver no mundo. As outras notícia da série foram: Unilever anuncia venda de produtos de limpeza a granel e Operadora de celular premia quem não troca de aparelho. […]

  4. Sidney disse:

    Você não devia citar empresas existentes no mundo real. Pode ser processado e ainda perder uma grana.

  5. Fernando Menezes disse:

    Acho um absurdo, toda esssa jogada política, porque temos direito de termos um apareho moderno e com novas tecnologias e a VIVO não disponibiliza tais aperelhos, perdendo a concorrência para a CLARO E A TIM que estão bem na frente da empresa, que deixa seus crientes indgnados e furiosos com tanto aparelho velho e arcáico, com funcionários no atendimento mau educados e sem orientação suficientes para ajudar seus clientes.
    Seria muito interessante para a VIVO manter seus clientes, entretanto terá que rever seus conceitos.

  6. Luiz Bento disse:

    Esses publicitários são gênios. Em época de crise financeira mundial, como aumentar os lucros? Trazendo os “verdes” para a sua empresa. O lucro das empresas de telefonia não está na venda de celulares, mas sim na quantidade de assinantes. Ainda mais neste cenário de crise e competição com outras empresas como a TIM e a CLARO, que cresceram muito nos últimos anos.

  7. Serena disse:

    claudia, a operadora francesa Orange já está fazendo isso com seus consumidores. E, ironicamente, é acusada de “greenwashing,” porque a prática de oferecer descontos para os clientes que renovam o contrato sem comprar um aparelho novo já é bem comum no Reino Unido, apesar de lá não ter o apelo eco-friendly que foi dado pela Orange na França. Vai entender… http://www.treehugger.com/files/2009/03/orange-pays-users-to-keep-old-phones.php

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM