A água do mundo

mangueira_agua

Outro dia vi uma criança ajudando o pai a lavar o carro e quando a mangueira ficou alguns momentos aberta sem ser utilizada o menino gritou quase desesperado: “Fecha a torneira, a água do mundo está acabando!!” Achei engraçada a “consciência” do garoto, mas fiquei me perguntando se aquilo que ensinaram para o menino era realmente correto, entendo que devemos evitar o desperdício de qualquer recurso natural, mas o argumento de que a água do mundo está acabando não é assim tão correto.

Por isso resolvi fazer a enquete no post anterior e ver o que as pessoas pensam sobre essa questão, se uma criança está sendo ensinada que a água do mundo está no fim o que o resto das pessoas pensam? Até hoje (10/02/10) às 14h40, 27% das pessoas que responderam a enquete acreditam que sim, a água (doce) do mundo está acabando.

Se olharmos os dados friamente a verdade é que a água doce do mundo não está acabando e acredito eu que não vai acabar nunca. A questão é o custo de tornar a água potável, a distribuição e a quantidade de gente no mundo (que só tem feito aumentar nos últimos 50 anos), esses fatores fazem com que a água deixe de ser um recurso barato ou até mesmo de graça, aliás existem lugares no Brasil que o consumo da água ainda é de graça, ou seja, você só paga pela captação, tratamento e a distribuição da água. O recurso em si é considerado grátis.

A água em si não está acabando, a quantidade de água no mundo é mais ou menos constante já tem um bom tempo e o problema da água é de gerenciamento, de proteção da qualidade da água e a quantidade de gente no mundo, afinal, se a quantidade de água no mundo não varia muito e a quantidade de gente só aumenta futuramente podemos ter problemas. A quantidade de água de boa qualidade pode estar diminuindo, mas isso não quer dizer que a água vai acabar, dizer que a água do mundo está acabando é um argumento simplista demais para convencer as pessoas a não desperdiçar.

Nesse site existe uma explicação ótima, super detalhada, sobre esse mito da água do mundo estar acabando.

Foto: http://www.flickr.com/photos/glauberprates/3899716431/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 17 comentários

  1. Deiziane disse:

    qe bom qe algem tem consiencia qe um dia a agua de todo o mundo vai um acabar uma dia
    e qando esse dia xegar eu tenho pena de tem ainda estiver aqi!!
    isso se jessus naum voltar ate esse dia!

  2. larissa disse:

    pra mim sua pesquisa esta erada

  3. larissa disse:

    apenas 1% de água doce nu mundo e você me diz isso

  4. marquelly disse:

    eu gostaria de saber qual a quantidade de agua no mundo

  5. Valdisio disse:

    Com respeito a natureza e todos os seres viventes, desenvolvi um equipamento simples e barato para reaproveitar a água da máquina de lavar. Entre no meu site e confira; http://www.aguacinza.com.br

  6. Devo assumir que ainda não consigo tomar banhos tão curtos quanto a maoria. Mas abri mão do conforto de uma casa grande para morar em uma casa de madeira no campo. Creio que esse foi meu jeito de demonstrar respeito a natureza e recomendo que estudem tal empreendimento em respeito ao impacto com meio ambiente.

  7. Olá Claudia! Estava pesquisando no LinkedIn e vi seu perfil e encontrei seu blog. A respeito da água, eu sei que será muito difícil acabar, e se isso acontecesse, seria o fim para todos nós. Acredito que a água potável está reduzindo, ora pela contaminação causada por poluentes, seja pelas indústrias, pelos agrotóxicos, pelo lixo, dejetos e esgoto. Vi a situação em alguns países carentes na Ásia, África, Índia e outras regiões, com a população consumindo água suja dos rios e córregos. Lá não há água tratada, nem no subsolo são extraídas. Nos países árabes tem petróleo, mas não tem água. Existe carência de água potável no mundo. Boa parte da população mundial não tem acesso a água tratada. Em certas ocasiões ocorrem períodos de seca, morei no Japão e sei disso. Tivemos racionamento de água, houve procura enorme por água mineral nos supermercados, chegando a faltar. Na Austrália, o tempo para se tomar banho no chuveiro é controlado, acho que em 4 minutos, por causa da escassez de água. A água que nós aqui temos em abundância, não será suficiente para todos nesse planeta, se não tivermos a consciência de cuidar dos mananciais, saber usar sem desperdiçar e reutilizar após tratamento.
    A água pode ser de graça na natureza, mas nós pagamos por ela, por ter que ser tratada. O ar também é de graça, mas pode chegar o dia que teremos que pagar para tê-la, tratada também. Por isso ensinar as crianças que a água está acabando é uma verdade consciente, se não fecharmos a torneira do desperdício e do mau uso e conservação, a água limpa que conhecemos um dia, vai acabar!

  8. André Souza disse:

    Sei lá, Clau..´.Às vezes, penso q, do ponto de vista de suprimento de água potável, a questão da água fica ligada à questão energética: Com energia disponível, é possível purificar água usando alguma técnica, como por exemplo, destilação. Se existir uma fonte de energia barata, para os “econocratas de plantão” (não confundir com “ecocratas”), não fará a menor diferença sujar toda a água disponível e limpá-la novamente. Assim, estes diriam :” Desenvolvimento econômico já: F*-se se vc não tem dinheiro para pagar purificação. Ah, vc é uma lampréia presa em uma lagoa poluída? Dane-se! Vc é feia demais para virar bicho de pelúcia e dar algum retorno!”
    As vezes acho q, independente do q for feito, o “p(h)oder econômico” sempre encontrará um meio de deturpar em busca do lucro

  9. Giulia disse:

    Pensando em água potável limpa talvez esteja acabando, pois a poluímos em um ritmo acelerado, muitas vezes irreversível, de uma forma que ela não se recupera conforme acelera-se o nº de pessoas no mundo…
    E se pensarmos no numero de pessoas que (felizmente) têm saído da linha de pobreza e adquirido acesso a água potável, acho que devemos pensar agora, para que todos possamos te-lá.
    No argumento simplista só falta um ajuste “A água potável e acessível do mundo está acabando”

  10. Claudia Chow disse:

    Sem dúvida, Jordano, mas acho q a resposta simplista só é realmente válida se instigar a pessoa a buscar mais informação. Do contrário ela pode beirar ao erro.

  11. Claudia Chow disse:

    Ana Claudia, é interessante perguntar pra sua filha pq nao devemos desperdiçar água, é interessante saber como anda a educaçao ambiental por ai, pelo visto está ensinando a nao desperdiçar mas nao pelo motivo 100% correto.

  12. Gabriel Cunha disse:

    E eu respondendo que “sim, está acabando” hein… tsc, tsc. Vivendo e aprendendo, obrigado Clau!

  13. Ainda prefiro a explicação simplista, por demandar menos tempo!

  14. ana claudia disse:

    Minha filha também fica horrorizada quando vê que a gente esqueceu de desligar a torneira enquanto escovava os dentes, diz que não podemos desperdiçar a água (mas não lembro dela dizer que era porque ia acabar… vou prestar mais atenção da próxima vez!). Ela só esquece disso quando está brincando debaixo do chuveiro, aí sou eu que tenho que lembrá-la do desperdício… agora vou incluir os argumentos corretos. Gostei muito do texto! Muito boa a preocupação com os argumentos simplistas, devemos mesmo identificá-los e evitá-los.
    um abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

  • Nenhuma categoria

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM