Piscinão de Cingapura

Estou em Cingapura, meu pai está trabalhando aqui e eu vim visitá-lo. Lembrei que uns tempos atrás escrevi o texto a seguir por um motivo qualquer e achei q seria interessante ressucitá-lo, afinal, estou na cidade e vou poder conferir o local de perto. Ainda não fui lá, mas quando for volto para contar se é tudo isso mesmo.

400px-Marina_Barrage_Solar_Panels

Os paineis solares do telhado. Foto: Tim Lee

Não é só no Brasil que temos problemas com as chuvas durante o verão e usamos “piscinões” para amenizar os problemas. Em Cingapura além de amenizar o problema de enchentes a Marina Barrage serve também como reservatório de água para abastecimento da cidade.

Localizada no centro da cidade, a Marina Barrage tem um espelho d’água com área de 10 mil hectares. A barragem de 350 metros que a delimita foi inaugurada em 2008, o reservatório é capaz de suprir 10% da necessidade de água local.

A Marina Barrage é um mostruário de sustentabilidade ambiental e ganhou o Green Mark Platinum Infrastructure Award, o prêmio principal nas concessões BCA organizadas pela Autoridade em Construção, em maio 2009.

Além de armazenar a água doce da chuva e evitar enchentes o local tem também função de lazer para os moradores da cidade-estado, que somam 5 milhões de habitantes. As pessoas passeam pela ponte que cobre a barragem, praticam vela e outros esportes náuticos no grande lago formado. O prédio central onde ficam as bombas que mandam água para fora do reservatório em caso se chuva em excesso, possui um telhado verde coberto por grama onde se encontram restaurantes e mais áreas de lazer. O telhado verde utiliza 100% de plásticos reciclados e células eco-friendly de drenagem. Este jardim no último andar, também oferece isolamento térmico natural para o edifício, a grama e o solo protegem o edifício do sol. O local também possui um parque com paineis solares que geram em torno de 50% da eletricidade necessária para a iluminação interna do prédio.

Esse é um exemplo de como uma obra de engenharia para amenizar enchentes também pode servir de atração e local de lazer para as pessoas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. […] até um certo desmerecimento chamar a Marina Barrage de piscinão, se formos comparar com os piscinões que eu tenho conhecimento em SP, essa represa nada mais é […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM