Dúvidas de uma preguiçosa tentanto ser mais sustentável

sucos

Lá estava eu outro dia no supermercado tentando escolher um suco de caixinha. Eu sei, escolha nada sustentável, mas o que fazer quando você é uma pessoa sozinha e preguiçosa? Sucos de caixinhas são tão práticos! Bom, então tá, já que ninguém vai parar de beber sucos de caixinha porque não é sustentável, vou tentar escolher uma opção menos pior (se é que existe).

Critérios que eu levei em conta: presença de conservantes (benzoato de sódio e sorbato de potássio), corante, aromatizante, estabilizante, quantidade de suco de fruta (néctar e sucos).

“Sucos de soja” –  todos tem conservantes, numa marca que eu olhei eram o benzoato de sódio e o sorbato de potássio, não tem corante mas tem aromatizante.

Néctar –  Que se chamam assim pois tem apenas de 20-30% da polpa da fruta.

Sucos – Esses são sucos de verdade, mais de 80% da polpa da fruta.

Achei uma marca que dizia que seus sucos não tinham nada além de suco, sem açúcar, sem conservante, sem água. E pensei, será que é verdade? O suco é bem mais caro, quase o dobro do preço dos néctares comuns de supermercado, comprei pra exprimentar e achei bem bom.

Ai outro dia achei um suco de caixinha orgânico, quase o dobro do preço do suco que dizia que era só suco. Só que nesse orgânico tem açúcar, água, estabilizante, aromatizante…

E aí, só por que é orgânico é suficiente? Pode ter açúcar (será que o açúcar usado também é orgânico?), aromatizante, estabilizante? Eu me pergunto se usar uma fruta orgânica num suco desses faz alguma diferença depois que você mistura com um monte de água, açúcar, etc, etc.

Outra coisa que não entendo é como um suco de caixinha dura tanto… Mesmo os que dizem sem conservantes. Faz um suco de fruta em casa de verdade e vê se ele dura o mesmo tempo que os de caixinha. Tirando o suco de uva que a minha mãe fazia cozinhando as uvas, qualquer outro que eu possa me lembrar fica intragável depois de algumas horas. Será que são as caixinhas que fazem esse milagre?

Minha escolha: sempre escolhos sucos e dispenso os néctares, pelo menos tem mais fruta de verdade (eu espero), mas de um tempo para cá vi uma campanha de mães para não oferecer mais para os filhos sucos de caixinha, mas sim água aromatizada. Achei boa a ideia, só preciso me dispor a fazer em casa! E gente, não tem receita, é só jogar umas folhinhas tipo hortelã, cidreira, alecrim, canela, cravo e casca  ou pedaços de fruta (tipo abacaxi, morango, laranja) numa jarra com água e pronto, nao precisa ser todos esses ingredientes, escolha uns 3 e experimente! Acho que usar água com gás também uma boa opção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. […] Dúvidas de uma preguiçosa tentanto ser mais sustentável Dúvidas de uma preguiçosa tentanto ser mais sustentável […]

  2. Rodrigo Siqueira disse:

    Além de suco e néctar, existem os smoothies que são feitos de 100% fruta batida sem conservantes ou aditivos (recomendo). Mas economizar passei a consumir aqueles saquinhos poupa de frutas já que sou obrigado a tomar todos os dias (dentro de uma dieta de redução de peso) tive que buscar uma opção barata para alternar.

  3. Vinicius disse:

    Sou daqueles poucos que ainda curtem descascar as frutas e comê-las em seguida. Pra mim é uma hora em que desacelero da vida corrida e aproveito o simples e agradável sabor de uma fruta! Nada contra os sucos de caixinha mas gosto da sensação quase primitiva do fruto cru!

  4. Nem tanto. A pasteurização é a 70oC por 30 segundos – claro, depende da técnica utilizada (tem tratamento a uns 93oC por 30 s).

    Em comparação com suco fresco com teor de vitamina C de 47,01 ± 0.63 mg/100 ml; a pasteurização leva a uma queda não significativa estaticamente para 46,33 ± 1.20 mg/100 ml. A diferença fica na estabilidade temporal da vitamina sem e com tratamento por pasteurização. Depois de 40 dias de armazenamento a 4oC, sem tratamento cai para 42,65 ± 0.85 (sem diferença estatisticamente significativa em relação ao suco recém espremido). Com pasteurização, depois de 40 dias, há redução significativa para 33,44 ± 0.43 mg/100 ml.

    http://link.springer.com/article/10.1007/s00217-005-0228-2
    http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf000306p
    ———-

    []s,

    Roberto Takata

  5. Claudia Chow disse:

    Putz, se ele é pasteurizado entao já era qq sinal de vitamina do suco, nao?

  6. Pasteurizada, digo.

    []s,

    Roberto Takata

  7. A duração da bebida em caixinha é porque ela é pausterizada e mantida em embalagem lacrada. Depois de aberta, a maioria das marcas recomenda beber tudo em até dois dias ou menos.

    []s,

    Roberto Takata

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM