A mídia, o aquecimento global e as frieiras

Acabo de ler um dos melhores posts até hoje demonstrando o despreparo absoluto de boa parte da mídia para comunicar ciência. O texto é do blogueiro Widson Porto Reis, do excelente O Dragão da Garagem, e deve ser lido por qualquer um desejando imunizar-se contra os absurdos por aí escritos sobre o aquecimento global. O autor destrinça um artigo tolo de uma revista mineira em que a autora, entre outras pérolas, associa o aquecimento global com o aumento da incidência de micoses nos pés e com doenças de inverno…no Brasil! É necessário ler-se isto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. Italo M. R. Guedes disse:

    Cara Paula,
    Obrigado pela informação. O que quis ilustrar com o post foi a desinformação ou no mínimo a má informação dada pela mídia acerca de assuntos científicos. Realmente, Viçosa é um ótimo lugar para morar e trabalhar. De toda forma, obrigado pelo comentário, bem vinda ao Geófagos e parabéns por seu blog.

  2. É Italo…
    Não sei como acontece aí em Minas, nesta cidade tranquila que é Viçosa (que eu conheço e adoro), mas aqui em São Paulo existem vários estudos da Saúde Pública da USP, que mostram o aumento de incidência de doenças respiratórias relacionado com aumento de temperatura no inverno. O que acontece é que, com invernos secos e temperaturas um pouco mais altas, existe maior chance de formação de ilhas calor em centros urbanos. Com as ilhas de calor, maior poluição. Com isso, aumenta o número de pssoas que dão entrada em hospitais com doenças respiratórias, na maioria idosos e crianças… E o inverno no Brasil pode nem ser tão frio… o problema é que ele é assim seco…
    Mas micoses?!?!?! Esta é nova… Vai ver, igual a propaganda de “efeito estufa” nas latinhas de cerveja, daqui a pouco teremos “efeito estufa” nos pés da galera…
    Seja bem vindo ao Rastro de Carbono,
    Paula

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM