Rapidinha: O sopro de esperança chamado Obama

Quando ainda em campanha, o então candidato Barack Obama assumiu alguns compromissos que, se cumpridos, efetivamente constituirão uma nova conjuntura mundial sócio-ambiental. Resta saber se o referido candidato e agora, presidente eleito da nação mais poderosa do mundo, terá força e vontade política suficientes para colocar em prática essas promessas, ou, se mais uma vez, teremos nossa esperança de um mundo mais “sustentável” perdida ralo a fora.
Tais promessas estão transcritas no site www.ambientebrasil.com.br como seguem abaixo:
1) Reduzir as emissões de carbono dos EUA em até 80% até 2050 e ter um papel mais forte e positivo na negociação do tratado global que irá dar continuidade ao Protocolo de Kyoto;
2) Dobrar o apoio financeiro para reduzir pela metade a extrema pobreza até 2050 e contribuir para a luta contra o HIV/AIDS, a tuberculose e a malária;
3) Somente negociar novos tratados comerciais que contenham proteções trabalhistas e ambientais para os países envolvidos
4) Investir US$ 150 bilhões nos próximos 10 anos em energias renováveis e colocar 1 milhão de carros elétricos nas ruas até 2015.
Carlos Pacheco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 4 comentários

  1. geofagos disse:

    É verdade João. A questão é se o Obama agirá como o candidato com suas promessas liberais ou como o presidente, que já esqueceu a promessa do diálogo com o Irã, e vem fazendo ameaças relacionadas ao programa nuclear daquele país.

  2. geofagos disse:

    É verdade Paula. Sinceramente eu também estou vendo essas atitudes com olhos de “São Tomé”. Tenho esperança que elas serão efetivadas, no entanto, ainda duvido disso.

  3. João Carlos disse:

    Isso tudo pode ser factível se o Obama for capaz de “vender” essas idéias como “criadoras de empregos para os americanos” (coisa que nem é muito difícil de fazer, mas…)

  4. Paula disse:

    Estou esperando pra ver! Os EUA me decepcionaram tanto com suas políticas sócio-ambientais nos últimos anos que adotei uma postura “São Tomé – só acredito vendo”

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM