Feliz dia de Darwin!

Hoje se comemora mundialmente os 200 anos de nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, patrono do Geófagos, descobridor do mecanismo pelo qual as espécies mudam ou perecem, a seleção natural. Indubitavelmente um ser humano ímpar, meu ídolo pessoal, tio Charles, como gosto de chamá-lo, mudou com sua perigosa idéia simples todo o pensamento humano, definindo novos rumos para a ciência e filosofia. Darwin é daqueles raríssimos cujo mero nome é um título. A partir da leitura de seu livro sobre o papel da minhoca na formação de horizontes orgânicos em solos, The formation of vegetable mould through the action of worms, with observations on their habits, tive a idéia do nome deste blog. O Geófagos comemora entusiasticamente este dia, esperançoso de que chegue o tempo em que visões supersticiosas primitivas do mundo dêem definitivamente o lugar à visão maravilhosa da vida que o trabalho iniciado por Darwin nos proporcionou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 6 comentários

  1. Ítalo M. R. Guedes disse:

    Caríssimo Manuel, obrigado pela intervenção e fiel leitura. Também eu pouco entendo de filosofia, embora filosofe muito, ou tente. Quatro anos, então, para salvar o mundo? Não é uma tarefa pequena e, considerando que ele tem uma economia e um estilo de vida para alavancar e que estes são talvez dos maiores culpados pelo estado atual do mundo, é de desesperar.
    Grande abraço transatlântico.

  2. Ítalo M. R. Guedes disse:

    Bruna, obrigado pelas dicas. Já sabia da existência dos sois livros, tendo inclusive lido alguns trechos do primeiro. O Richard Keynes, aliás, é descendente de Darwin e sobrinho neto ou bisneto do John Maynard Keynes. Ótima genética! Espero que você volte e nos leia e divulgue.
    Abraços.

  3. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Desculpe,é para uma emenda e um acrescento,relativo a Eça de Queirós.
    A emenda – No PS. Li hoje,e não ontem.
    O acrescento – Deve saber,é só para lembrar. Eça de Queirós,e também Ramalho Ortigão,colaboraram na Gazeta de Notícias,aí do Rio de Janeiro. Em Cartas de Paris(Edições “Livros do Brasil” Lisboa),reúne-se a colaboração de Eça de Queirós na Gazeta durante os anos de 1893 a 1897(Helena Cidade Moura).
    Mais um abraço e desculpe.

  4. Bruna disse:

    Olá Ítalo,
    Meu nome é Bruna e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor (www.zahar.com.br).
    Parabéns pelo pos!
    Como estamos comemorando os 200 anos de Darwin, gostaria de indicar duas leituras: “A Origem das Espécies” de Darwin de Janet Browne http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1112&ORDEM=A e Aventuras e Descobertas de Darwin a Bordo do Beagle de Richard Keynes http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=0857&ORDEM=A, que acredito que você e outros fãs de Darwin irão gostar.
    Voltarei mais vezes!
    Abraços!

  5. manuel disse:

    Caros Ítalo e Elton
    Para já,Elton,afinal,sabe muito de filosofia. Agora,coube a vez ao Nietzsche,que,eu,sinceramente,dele também não sei quase nada. Um ignorante,afinal. Dessa manobra é que eu nunca tinha ouvido. Por acaso está bem achado,manobra! Que coisas a Mãe Natureza sabe fazer,até sabe manobrar.De quem será filha a Mãe Natureza? Será de DEUS? É capaz de ser,quem sabe? O Nietzsche é que devia saber,mas Deus já o lá tem,como tem o resto de outros muitos,antes e depois dele.
    Bem,Elton,não leva a mal,pois não? Já me conhece o suficiente,para dar o desconto,para me desculpar. Sabe tão bem como eu,que isto,como está,como esteve,não se suporta sem um bocadinho de humor,ou sua imitação,por tosca que seja.Está fazendo muito falta o grande Eça de Queirós,mestre do humor.
    E agora,Ítalo,oportuna colocação,como vocês dizem,se não me engano. Grande Darwin. Tive já em tempos,em 2008,oportunidade de lhe tirar o chapéu. Bem o merece,quanto mais não seja pelo trabalhão que teve. Pois claro,depois desse trabalhão,claro,que Isto,a Terra com os seus habitantes,vai evoluindo. Seria uma sensaboria se o não fosse. A paisagem vai mudando,homem incluído,uma pequeníssima fracção dela,não se sabe se a mais importante,segundo alguns. Um ou outro até se atreve a dizer que é o micróbio,ou os micróbios,tanto faz,que vão ganhar.
    E pronto,creio ter dado a minha contribuição para os apoiar nos louvores ao Mestre Darwin,vosso patrono,via minhoca. E viva ela,a minhoca,sobretudo,pelo que ela consegue fazer,porque é no fazer que está,ou deve estar, a distinção.
    Abraços para os dois,e muitas desculpas,também,pela intromissão.
    PS.
    Devem saber que James McCarthy,presidente da Associação Americana para o Progresso das Ciências,disse que quatro anos é o prazo de que o Presidente dos EUA dispõe para salvar o planeta,isto por causa daquilo de que alguns falam,essas coisas sem importância do aquecimento global,das alterações climáticas(notícia que li ontem no EL PAÍS.COM.

  6. Meu Ilustre Amigo,
    Confesso que aguardava com ansiedade a sua manifestação aqui hoje!
    Nietzsche dizia que um povo é a manobra que faz a natureza para chegar a uma meia dúzia de grandes homens. Se fosse apenas o Tio Darwin, já teria valido a pena!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM