Apresentação ao mundo

Não pude desperdiçar a oportunidade de escrever o primeiro post da mais nova encarnação do Geófagos. Certamente novos leitores surgirão, então um pequeno histórico pode ser relevante.
O nome Geófagos foi inspirado em dois eventos aparentados. Quando decidi criar o blog Geófagos, eu acabara de cursar minha última disciplina no doutorado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa, disciplina chamada Pedogeomorfologia, que resumidamente trata da interação entre a geologia e o relevo influenciando a formação dos solos e estes “retroinfluenciando” os dois primeiros. O professor, Carlos Schaefer, durante toda a disciplina enfatizou o papel crucial da biota do solo sobre a formação e características dos solos tipicamente tropicais, como os Latossolos. Minhocas e cupins são os principais atores nesta peça milenar, ambos geófagos. Neste mesmo período eu estava lendo fascinado o último livro publicado por Charles Darwin, The formation of vegetable mould through the action of worms, with observations on their habits, que entre outras coisas trata da surpreendente ação das minhocas na formação da camada superficial, enriquecida em matéria orgânica, de solos de regiões temperadas. Novamente, geófagos fazendo solos.
Por fim, inspirado na minha impressão de que, afinal, somos todos geófagos, estava decidido o nome do blog. A decisão de escrever um blog de divulgação científica surgiu, primeiramente, pela ânsia de expor em linguagem clara o muito ou pouco que eu até então aprendera ou fizera em ciência; e pela constatação de que muitos dos blogs de ciência que eu então lia, a maioria extintos, discutia muito a divulgação científica mas não divulgava nada. A vocação, por assim dizer, de divulgador científico foi despertada em mim pela leitura fascinante da coluna que o saudoso paleontólogo americano Stephen Jay Gould mantinha na revista Natural History. Controvérsias à parte, ninguém escreveu sobre ciência tão bem quanto Gould, sinceramente acredito.
A primeira versão do Geófagos foi timidamente lançada em julho de 2006, na plataforma Blogspot. Quando realmente vi que havia leitores interessados e que o tempo não era perdido, resolvi “profissionalizar” o blog um pouco mais, principalmente em termos de visual, e mudei para o WordPress. Nesta segunda fase convidei alguns amigos do doutorado para escrever conjuntamente o Geófagos e a tarefa foi aceita pelo Carlos Pacheco, pelo Elton Valente e pelo Juscimar Silva. Elton e Juscimar, assim como eu mesmo, terminaram já o doutorado. O Pacheco está nos finalmentes. Crescemos, recebemos mais leitores do que ousáramos desejar e fomos enfim convidados pelo Carlos Hotta e pelo Átila Iamarino para fazer parte do condomínio de blogs de ciência Lablogatórios. Aceitamos entusiasticamente e não nos arrependemos.
O espírito empreendedor de Hotta e Iamarino abriram as portas para que pudéssemos hoje publicar o Geófagos na versão brasileira da maior plataforma de blogs científicos do mundo. É uma oportunidade que desejávamos mas que nem sempre acreditamos possível. Para mim em especial, esta nova etapa do Geófagos vem acompanhada de perto de uma nova e feliz etapa profissional como pesquisador da Embrapa Hortaliças. O ano de 2009 será sem dúvida memorável. Faremos tudo para manter e melhorar a qualidade dos posts publicados no Geófagos e tentaremos ser uma referência para aqueles que procurarem informações acessíveis sobre Ciência do Solo, Agricultura e Meio Ambiente. Que o Geófagos viva.

Discussão - 7 comentários

  1. Luiz Bento disse:

    Vida longa ao geófagos!

  2. Abel Pharmboy disse:

    Italo!! I am so excited to see my dear friend on ScienceBlogs Brasil! Welcome!
    For those of us who do not speak Portuguese and wish to read your outstanding writing, what do you recommend as the most accurate Portuguese-to-English translation service?

  3. manuel disse:

    Sim,que o geófagos viva,que tenha a vida que o seu criador,e os seus companheiros de "route",sonharam.

  4. Juscimar Silva disse:

    Grande amigo,
    Após ler esse "flashback" do Geófagos, um filme passou em minha mente. Esse filme iniciou nas conversas que tinhamos durante as aulas do prof. Carlos, passaou pelo seu convite para fazer parte desta empreitada e finalizou aqui na plataforma do ScienceBlogs. Embora acredite no Geófagos como ferramenta primordial de divulgação científica e de nossas empreitadas nesse universo científico, confesso nunca cheguei a sonhar tão alto. Mas vc, pelo contrário, sempre nos dizia que alcançariamos esse patamar e aqui estamos!
    Parabéns para nós e muito obrigado a vc pelo convite para fazer parte do Geófagos.
    Juscimar

  5. Abel my friend,
    Thank you very much for your kind words. I am extremely happy and excited to be now part of this fascinating enterprise, the ScienceBlogs, and to have such wonderful colleagues like yourself. I don't know yet a good and trustable translation device, but I can tell you that we are planning to write some posts in English to reach a wider audience. As soon as I am aware of one, I'll tell about the translation service. Before I forget, what a wonderful and touching post the one on your father.

  6. TELISON ROSA disse:

    Caro ítalo
    quero agradecer pela iniciativa e parabeniza-lo pelo sucesso alcançado com o geófagos. nesse primeiro contato com o blog percebi a forma simplificada do conhecimento cientifico, que muito facilita o entendimento de coisas complexas, que fazem parte do nosso dia a dia.
    Um grande abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias